Notícias

10 melhores áreas de especialização do Direito – Advogado

Você está concluindo a faculdade ou acabou de se formar e ainda não sabe o que será da sua carreira? 

Para te ajudar, preparamos esse artigo com os principais tipos de advogados que existem e informações sobre o mercado de trabalho para cada um deles.

 O Advogado criminalista é a área que envolve todos os tipos de advogados e tem como base a ação de aconselhamento a respeito das leis jurídicas e representar pessoas e empresas diante da justiça.

Quando você escolhe estudar Direito, provavelmente você não tem ideia de quantas possibilidades de carreira existem dentro dessa área.

Durante o curso descobre a quantidade de advogados e percebe que precisa escolher uma área para seguir..

Para tomar essa decisão, procure manter a calma, pensar bem e obter o máximo possível de informações, afinal, é uma escolha que vai mudar sua vida definitivamente.

Principais tipos de advogados

  • Advogado público e Advogado privado

O advogado público é um profissional que atua na defesa pública, a serviço do Estado, e entra nessa área através de concurso público.

O advogado privado é aquele que atua a serviço de uma pessoa comum ou jurídica, como por exemplo uma empresa ou associação. Ele pode trabalhar como autônomo ou pode ter vínculo com um escritório de advocacia 

  • Advogado tencioso e Advogado consultivo

O advogado contencioso é aquele que atua nos processos, seu trabalho é auxiliar o cliente a obter o melhor resultado possível na causa que está em julgamento. 

Por exemplo, em alguns casos, isso pode até ter a necessidade de uma audiência para que assim haja um acordo com a outra parte.

O advogado consultivo não atua diretamente com processos, sua função é prestar consultoria para ajudar os clientes a tomar decisões corretas para evitar qualquer tipo de  problema.

Um dos desafios para o advogado consultivo é que ele não precisa entender apenas o Direito, mas também conhecer muito bem a situação do seu cliente.

  • Advogado de pessoa comum e Advogado de pessoa jurídica

O profissional que advoga para pessoas comuns atua em áreas diferentes do advogado que presta serviços para pessoas jurídicas.

Por exemplo, se você trabalha com pessoas comuns, com certeza vai receber casos de clientes pedindo orientação para um divórcio ou uma partilha de bens.

Já no caso de advogado de pessoa jurídica, você vai receber clientes querendo saber quais são os procedimentos jurídicos para abrir uma empresa.

  • Advogado autônomo e Advogado associado

Um advogado autônomo é aquele que não está envolvido no escritório de outra pessoa, ele que trabalha por conta própria.

O advogado autônomo é um grande empreendedor, mesmo que não esteja planejando abrir um escritório, ele é a própria empresa e precisa atender os clientes e cuidar dos casos, mas também precisa gerenciar as finanças, desenvolver marketing,emitir notas fiscais e controlar a agenda.

Já o advogado associado não precisa se preocupar com todas as atividades do escritório, o advogado associado é aquele que trabalha  como funcionário de um escritório. 

Ele cuida dos casos e das tarefas que são designadas para ele, mas isso não quer dizer que ele pode se acomodar, pelo contrário, se quiser crescer dentro da empresa precisa se destacar.

A empresa Vidracaria Imperial, que trabalha com Vidraçaria em Goiânia, precisou contratar um advogado para ajudá-los.

10 áreas para especialização em Direito

  • Direito civil

 O advogado civil tem como principal função ajudar os clientes em questões relacionadas ao dia a dia.

  • Direito administrativo

Profissional que atua principalmente como consultor para empresas que estão em processo de abertura ou fechamento,ajuda também em questões comerciais.

  • Direito ambiental

Trabalha em casos que envolvem a relação do homem com o meio ambiente, com a intenção de manter o equilíbrio natural ao mesmo tempo em que permite a evolução e desenvolvimento humano.

  • Direito penal ou criminal

Atua em casos que envolvem crimes que colocam em risco o bem-estar da sociedade.

  • Direito comercial

Aplica as leis vigentes que envolvem a abertura ou fechamento de um comércio.

  • Direito do consumidor

Com conhecimento do Código de Defesa do Consumidor, o advogado defende um cliente que se sinta lesado por fornecedores ou serviços.

  • Direito contratual

Auxilia o seu cliente na elaboração de contratos de vendas e compras de serviços.

  • Direito digital

Aplica as leis relacionadas ao uso da tecnologia ou empresas virtuais.

  • Direito trabalhista

O relacionamento entre patrão e funcionário muitas vezes gera situações complicadas, por isso o advogado trabalhista atua para que as partes cheguem a um acordo e os empregados tenham seus direitos respeitados.

  • Direito previdenciário

Atua nas questões que envolvem a Previdência Social, o advogado trabalha para garantir os direitos de seus clientes, para que recebam corretamente benefícios que eles têm direito, como aposentadoria e pensão.