Blog / Dicas casa e jardim infantil

4 brincadeiras para fazer com a família nas festas de fim de ano

As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, a vontade de reunir a família para celebrar. Se você está procurando brincadeiras para animar ainda mais as suas festas, confira a seleção que preparamos para você!

Desde brincadeiras clássicas, como amarelinha e esconde-esconde, até outras mais moderninhas, como o jogo da garrafa, tire a caixa de papelão com os brinquedos para fora. Há opções para todas as idades e gostos. 

Neste artigo, vamos mostrar alguns jogos para fazer no final do ano, bem como como preparar o jantar ideal. Gostou da pauta? Então fique conosco! 

Jogos de mesa

Os jogos de mesa são um ótimo entretenimento para as crianças. Aqui estão algumas ideias de jogos de mesa para as crianças:

1. Jogo da Forca

Este é um jogo clássico que toda a família pode desfrutar. Tudo o que você precisa é de um pedaço de papel e uma caneta. O objetivo do jogo é adivinhar a palavra, antes que a forca seja completada.

2. Monopoly

O Monopoly é um jogo de estratégia emocionante que ensina as crianças sobre o valor do dinheiro. É importante ensinar as crianças como ganhar e perder com dignidade. Assim, no futuro eles poderão ter mais consciência e noção de cada ação. 

3. Jogo da Memória

O jogo da memória é um óptimo exercício para a mente das crianças. Ele também os ajudará a melhorar sua capacidade de concentração e memória, quais serão os sabores escritos naqueles rótulos adesivos ?

4. Jogo do Espelho

Esse é um jogo simples em relação aos outros, mas é muito divertido para as crianças. Tudo o que você precisa fazer é espalhar os objetos em torno da sala e, em seguida, pedir às crianças para se levantarem e olharem no espelho enquanto imitam o movimento dos objetos.

Atividades ao ar livre

Para se divertir ao ar livre com família e amigos, em dias de sol forte ou chuvosos conte com ambientes que tenham proteção como um toldo articulado, você pode:

  • Fazer um piquenique;
  • Jogar futebol;
  • Andar de bicicleta;
  • Brincar no parque;
  • Ir à praia.

Brunchs e chás da tarde

Os brunchs e chás da tarde são uma ótima maneira de passar um tempo com a família. É uma ótima oportunidade para relaxar, conversar e apreciar a companhia uns dos outros. Aqui estão algumas dicas para fazer destes momentos especiais:

  • Escolha um dia da semana em que todos possam comparecer e se comprometer com isso. Domingo é um ótimo dia para isso;
  • Prepare alguns lanches saudáveis ​​e refrescantes, como frutas frescas, bolos caseiros ou sanduíches de pão integral. Também é importante ter uma boa variedade de bebidas, incluindo chá, café e sucos naturais;
  • Crie um ambiente aconchegante e relaxante, colocando almofadas e mantas no chão ou nas cadeiras. Você também pode decorar a mesa com flores frescas ou velas aromáticas;
  • Reserve pelo menos uma hora para o evento, para que todos possam desfrutar do tempo juntos sem pressa;
  • Durante o brunch ou chá da tarde, lembre-se de desligar os telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos para que possam desfrutar da conversa uns com os outros.

Jantares e ceias especiais

Os jantares e ceias especiais com a família são uma ótima maneira de passar um tempo de qualidade juntos. Aqui estão algumas dicas para tornar essas refeições ainda mais especiais:

Planeje antecipadamente

Pensar em um menu delicioso e preparar os ingredientes com antecedência irá permitir que você desfrute da refeição sem se preocupar com o tempo. Além disso, você estará mais disposto em jogar algum jogo com a sua família e amigos.

Faça algo diferente

Se você normalmente cozinha para a família, experimente pedir comida para fora ou fazer uma refeição caseira especial. Se você costuma ir para restaurantes, experimente cozinhar em casa.

Crie um ambiente agradável

Escolha uma mesa bonita, coloque as velas e ponha música suave para tocar no fundo. Tudo isso irá contribuir para que a refeição seja mais especial. Desfrute do tempo juntos e aproveite a oportunidade para conversar e rir juntos enquanto saboreia a refeição.

Opções para crianças e adolescentes

Por fim, para as crianças e adolescentes, as reuniões familiares podem ser um momento de aprendizagem e interação. É importante que os pais ofereçam opções para as crianças e adolescentes para que possam participar ativamente das reuniões e calibre as relações familiares como uma empresa precisa fazer a calibração de instrumentos.

Algumas opções que os pais podem oferecer são:

  • Deixar as crianças e adolescentes assistirem a reunião;
  • Incentivar as crianças e adolescentes a fazer perguntas durante a reunião;
  • Oferecer atividades para as crianças e adolescentes durante a reunião;
  • Discutir assuntos interessantes com as crianças e adolescentes após a reunião.

Gostou do conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar essas dicas nas redes sociais. Até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.