casa e jardim

4 Motivos para fazer um jardim em sua casa

Quem mora em apartamento ou casa pequena pode achar que não tem espaço para um jardim, mas isso não é verdade. 

Com algumas plantas e um pouco de criatividade, é possível transformar qualquer ambiente em um oásis verdejante, seja com uso de Pallet De Madeira ou grades de ferro. 

Neste artigo, abordaremos 4 motivos pelos quais você deve considerar fazer um jardim em sua casa. Gostou da pauta? Então fique conosco! 

Jardim e seus benefícios

São inúmeros os benefícios que um jardim traz para o nosso bem-estar. Sabendo disso, separamos alguns exemplos para mostrar a importância de ter esse ambiente em sua casa. Veja abaixo:

1. Jardins podem aumentar a sua produtividade

Uma pesquisa realizada pelo American Society of Landscape Architects descobriu que 40% das pessoas que trabalham em ambientes com plantas têm mais energia e 15% se sentem mais produtivas. 

Isso significa que ter uma plantinha no seu escritório pode te ajudar a ser mais criativo e focado no trabalho.

2. Jardins podem diminuir o estresse

Outro estudo, dessa vez da Universidade de Exeter, mostrou que as pessoas que passam tempo em ambientes com plantas têm menos cortisol, o hormônio do estresse no sangue. 

Além disso, as plantas também emitem ondas cerebrais alpha, associadas a relaxamento, organizando pensamentos como Cabos elétricos recém colocados.

3. Jardins podem purificar o ar

As plantas liberam oxigênio e absorvem dióxido de carbono do ar, além de reduzirem os níveis de outros poluentes comuns dentro de casa, como monóxido de carbono e formaldeído. 

Dessa forma, ter uma planta na sala pode fazer toda a diferença na qualidade do ar que você respira dentro de casa.

4. Jardins podem ser terapêuticos

Para muitas pessoas, cuidar de plantas é uma forma relaxante de passar o tempo livre. Plantar, regar e colher os frutos do seu jardim pode te ajudar a desacelerar e desconectar-se da rotina agitada do dia-a-dia. 

Além disso, cuidar das plantas também pode melhorar seus sentimentos de autoestima e bem-estar geral

Como montar um Jardim

Um jardim é um ótimo lugar para relaxar, contemplar a natureza e desfrutar do ar fresco. No entanto, muitas pessoas não sabem como montar um jardim, ou quais os tipos de jardins existentes. 

Montar um jardim pode parecer uma tarefa complicada, mas com os cuidados certos ele pode se tornar um lugar agradável e relaxante. Aqui estão algumas dicas para começar a sua montagem: 

Pesquise o local

Antes de começar a plantar, pesquise o local para determinar o que pode e o que não pode ser plantado. Para isso é preciso conhecer o tipo de solo, a exposição à luz solar e a quantidade de água disponível.

Assim, isso influenciará nas espécies de plantas que você escolher, podendo até ter um sistema de Câmera de Monitoramento implantado para garantir sua segurança.

Escolha as plantas certas

Após pesquisar o seu local, escolha as plantas que melhor se adaptam às suas condições. Leve em consideração o tamanho final das plantas, pois isso afetará o espaço disponível. 

Dessa forma, considere como as plantas se relacionam umas com as outras. Por exemplo, certifique-se de que as plantas que precisam de mais água não fiquem no mesmo local que as que precisam de menos água.

Prepare o terreno

Depois de escolher suas plantas, prepare o terreno para recebê-las. Isso inclui remover ervas daninhas, cavar buracos e adicionar compostagem ou outros materiais orgânicos para enriquecer o solo.

Plante as sementes

É essencial seguir as instruções da embalagem para saber a profundidade correta para plantar cada tipo de semente. Mas antes certifique-se de manter o solo úmido até que as sementes germinem.

Quais são as principais plantas para se ter em casa?

Quais são as principais plantas para se ter em casa? É importante considerar alguns fatores antes de escolher as plantas para se ter em casa. O primeiro fator é o clima. 

Se você mora em um lugar com clima quente, então você pode cultivar plantas que gostam de climas quentes, como bromélias, orquídeas e palmeiras. 

Além disso, se você mora em um lugar com clima frio, é necessário cultivar plantas que gostam desse ambiente, como azevinhos e rododendros. Outro fator importante a considerar é a luminosidade, afinal, as plantas precisam de muita luz solar para crescerem bem. 

Já as plantas que preferem lugares mais escuros não crescerão bem se forem expostas a muita luz solar direta. Portanto, é importante escolher as plantas de acordo com o local onde elas serão cultivadas. 

Aqui estão algumas dicas sobre as principais plantas para se ter em casa:

Bromélias

Essas plantas tropicais e suculentas podem crescer até 30 cm de altura. Bromélias geralmente têm folhas espinhosas e flores coloridas. Elas podem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra.

Orquídeas

Por fim, existem diversas espécies de orquídeas e todas elas exigem cuidados específicos. A maioria delas preferem ambientes úmidos e bem iluminados e devem ser regadas regularmente. 

No entanto, é importante ressaltar que algumas orquídeas podem tolerar climas mais secos e com pouca luz solar. Lembre-se que é necessário irrigação com água diariamente, como a produção de uma Estação de tratamento de água, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Então não esqueça de compartilhar essas dicas nas redes sociais. Até a próxima! 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.