Sábado, 04 DE dezembro DE 2021

5 dicas de como economizar para viajar

Publicado em:

17 de
nov
Categorias: Notícias.

Planejar uma viagem é um momento comum durante as férias e datas comemorativas, mas alguns necessitam, seja por trabalho ou hobby, fazer as malas por mais vezes durante o ano. Por isso, saber como economizar para viajar é um tema de profunda relevância. 

Toda viagem, mesmo as mais simples, implicam um investimento em dinheiro que pode ser pesado para alguns indivíduos e famílias. 

Os gastos conjuntos com transporte, alojamento, alimentação e lazer podem representar até mais da metade do orçamento mensal. 

Investir em um projeto de viagem pode ser uma experiência enriquecedora no contexto pessoal ou profissional, sendo esta uma chance para:

  • Expandir os horizontes;

  • Entrar em contato com outras culturas;

  • Conhecer pessoas;

  • Adquirir produtos não disponíveis em sua região.


As muitas opções de viagem podem representar vantagens e prejuízos para o viajante, o que depende de suas necessidades, da distância, segurança e outros aspectos importantes. As dicas deste artigo buscam ajudar na análise destas variáveis. 

A importância de viajar


Locomover-se temporariamente para uma região distante de casa sempre foi, desde os primórdios, um sinônimo de evolução, de busca por uma melhor qualidade de vida. 

Os veículos de transporte modernos expandiram essa experiência a dimensões inéditas. Hoje, é possível cruzar oceanos em poucas horas ou entrar em rápido contato com nações de idiomas distintos. 

O planejamento prévio da estadia também ficou mais simples: pela internet, define-se e se paga por grande parte dos serviços que ainda serão consumidos. 

A viagem é, por isso, uma oportunidade quase inegável para a maior parte dos indivíduos, diante de tantas vantagens. Seja projetada uma vez no ano ou em diversas vezes em meses, o segredo de uma boa partida é a organização de cada detalhe. 

As opções de viagem são tão diversas quanto o são as motivações para fazê-la, atendendo requerimentos voltados ao mundo corporativo, familiar, esportivo ou exploratório, com roteiros pré-programados em agências especializadas. 

Como um troféu acrílico personalizado, a experiência de viagem é algo a ser lembrado com orgulho, um evento importante para o desenvolvimento da personalidade e dos gostos do indivíduo. Alguns de seus benefícios para a saúde do corpo e mente, são: 

Diminuição do cansaço mental


A rotina de trabalho pode ser custosa para muitas pessoas, especialmente para aquelas que enfrentam o fluxo acelerado das grandes metrópoles. Meses de atividade ininterrupta podem gerar grandes cargas de estresse. 

O cansaço mental é derivado das muitas horas de esforço para executar as tarefas do trabalho, atender às metas e cumprir com as responsabilidades que cabem a cada pessoa. Questões pessoais como contas, impostos e subsistência são um acréscimo a este quadro. 

A oportunidade de estar longe de casa e da cidade por alguns dias ou semanas representa um sopro de ar puro para o estado mental de um indivíduo.

O fator relaxante da viagem deriva da perspectiva de um lugar novo, inexplorado, ou a familiaridade de uma casa de praia ou do local onde pais e amigos moram. Muitos dos roteiros de turismo são projetados para causar sensações positivas no visitante. 

Trilhas em matas fechadas e cachoeiras, praias ou visita em museus, praças, shows e casas de entretenimento são opções que cabem nos gostos de qualquer um, chance esta de desfrutar daquilo que lhe faz bem. 

Mesmo a organização de um buffet corporativo, no caso das viagens a trabalho, pode ser um momento de tranquilidade caso planejado com sabedoria. A experiência da novidade é um dos principais atrativos quando se decide pegar a estrada.

Melhor condicionamento físico


O próprio ato de viajar conta com uma série de ações que auxiliam no aumento da frequência de exercícios físicos na rotina. Para além do deslocamento, viagens com um roteiro mais próximo à natureza podem facilitar o engajamento em práticas esportivas. 

A chance de explorar uma nova região pode ser o pontapé necessário para incluir mais atividades físicas em seu dia. Caminhadas, corridas, surfe e nado são apenas alguns dos exercícios aeróbicos que podem consumir até 500 calorias por hora. 

Incluir atividades que melhoram o condicionamento do corpo e estimulam o fortalecimento de músculos e ossos é uma medida excelente de motivação. A união entre entretenimento, lazer e movimento aumenta a produção de neurotransmissores ligados à felicidade. 

É do conhecimento geral o impacto que sensações de alegria e prazer exercem sobre o estabelecimento de novos hábitos. O cérebro humano é projetado para repetir e reforçar aquilo que melhora o sentimento de bem-estar.

Bagagem cultural mais ampla


É verdade que viajar é um hábito que abre a mente. A possibilidade de experimentar outras vivências na própria pele é um combustível para a criatividade e o exercício de reflexão. Portanto, visitar outros lugares pode tornar as pessoas mais interessantes. 

Explorando além dos museus e eventos culturais propriamente ditos, a bagagem cultural da qual se fala pode ser adquirida na conversa com moradores da cidade, na prática de um novo idioma, na experimentação de uma nova culinária ou de um novo clima. 

Em um bloco de anotações atacado, o viajante pode registrar os aprendizados do percurso, gravando os novos conhecimentos de modo a lembrar-se deles e compartilhar com outros, estendendo a vivência mesmo após o fim da estadia. 

Uma bagagem cultural mais ampla confere ao indivíduo ferramentas para lidar com sua realidade de maneira mais saudável e inteligente, além de expandir seu círculo social e melhorar as relações que já existem. 

Economizando na viagem


Aproveitar todos esses benefícios em uma viagem aconchegante não precisa estar associado com gastar grandes somas de dinheiro. É possível planejar um roteiro de qualidade e economizar recursos ao implementar as seguintes dicas: 

1 - Observe as opções de transporte


Os custos com deslocamento costumam ser os mais vultosos nas viagens, sendo necessário pesar com atenção cada uma das opções disponíveis. O valor do transporte deve ser analisado não apenas com base em preço, mas em retorno. 

Trajetos de longa distância costumam exigir o embarque em aviões, que podem realizar a travessia com maior segurança, comodidade e rapidez. 

No entanto, nem sempre as passagens aéreas são baratas, especialmente entre regiões muito afastadas, por isso vale a pena pesquisar em um computador novo

O viajante deve pesar suas necessidades; roteiros familiares costumam envolver crianças, aspecto que pode aumentar o retorno de uma opção mais confortável. Trajetos mais curtos podem ser executados por vias rodoviárias, significativamente mais baratas.

Opções por água, como lanchas e navios, também devem ser levados em consideração, especialmente quando o destino está localizado em uma ilha ou região litorânea.

2 - Prefira a baixa temporada


É do conhecimento público que pacotes de viagem podem mudar de preço a depender do período do ano. Regiões de praia apresentam valores mais altos nas estações mais quentes, devido ao aumento da procura por este tipo de destino. 

 

Por outro lado, regiões montanhosas são a preferência das viagens de inverno, com pousadas e churrasqueira gourmet de parede preparadas para atender o público durante este período. As fases de alta temporada são caóticas, concorridas e muito mais caras. 

 

Para não perder os efeitos positivos de uma alta temporada, como o clima do período, a principal recomendação é planejar a viagem para a época que vem logo antes do pico de visitantes na região escolhida. 

 

No caso de roteiros de verão, por exemplo, marcar a estadia para o início da primavera pode ser uma maneira de reduzir custos sem comprometer a experiência de viagem. Tais valores podem ser reinvestidos em alimentação, como açaí da fábrica

3 - Construa roteiros detalhados


Uma das causas de gastos adicionais no que diz respeito às viagens é a falta de especificidade na construção de um roteiro. É necessário definir os dias de estadia, os locais que serão visitados, toda a alimentação e gastos extra. 

 

Outro aspecto essencial é a construção de um plano voltado para o gerenciamento de crises, ou seja, um protocolo para imprevistos, como acidentes, mudanças bruscas de clima e indisponibilidade repentina de algum serviço. 

4 - Esteja atento à alimentação


A alimentação é outro fator importante para a economia durante a viagem. É importante estipular o nível de foco destinado à experiência culinária no local, ajustando o orçamento às expectativas para café da manhã com pão funcional, almoço e jantar. 

 

Fugir de estabelecimentos com alto fluxo de turistas é uma opção inteligente para encontrar preços mais acessíveis. Fazer um levantamento de restaurantes e cafeterias da região é bem-vindo, bem como analisar as opções do hotel ou pacote contratado. 

5 - Adapte suas acomodações


Junto ao transporte, as acomodações representam um grande gasto para as famílias e indivíduos que desejam se estabelecer temporariamente em um local. O tamanho, estrutura e proximidade com pontos turísticos são os fatores de maior impacto na escolha. 

 

Um hotel ou pousada com espaço disponível para a guarda de objetos pessoais como camisa polo lisa pode garantir conforto, mas é crucial definir prioridades. Entre comodidade e praticidade no deslocamento, cabe às necessidades da estadia.

Conclusão


Economizar para a viagem pode ser simples, desde que o consumidor permaneça atento às oportunidades. Montar um roteiro de viagens com antecedência, além de reduzir as chances de surpresas, favorece a experiência do viajante. 

 

Viajar é uma das práticas favoritas, uma chance de conhecer belos lugares, respirar novos ares e aproveitar momentos inesquecíveis ao lado de quem se ama.  

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra