Sexta, 24 DE setembro DE 2021

5 dicas para você começar a empreender online

Publicado em:

26 de
ago
Categorias: Ao vivo, Internacional, Mais Lidas, Notícias e tecnologia.

O avanço tecnológico tem feito com que cada vez mais pessoas estejam presentes nas mídias digitais, seja para empreender ou como um método de aprendizado. Isso tem feito com que muitos vejam a internet como uma oportunidade de ouro para ganhar dinheiro.

De acordo com dados divulgados pela pesquisa TIC Domicílios, em 2019, cerca de 79% da população brasileira estava presente nas redes sociais e na internet como um todo. Sendo que a grande maioria desses usuários tinham 10 anos ou mais.

Apenas em 2020 o empreendedorismo online lucrou - ao redor de todo o mundo - aproximadamente $4,2 trilhões de dólares, mas as previsões indicam que o crescimento desse mercado pode chegar a movimentar cerca de $6,5 trilhões até 2023.

Dados distribuídos pela plataforma de database alemã Statista, indicam que esse padrão de crescimento ainda não tem nenhuma previsão de desaceleração. Mas, também significa que o número de novos empreendimentos online deve acompanhar essa tendência.

Por isso, a procura por cursos de gestão de startups e empreendedorismo digital tem crescido em todo país e no mundo, principalmente, durante o período pandêmico.

O que é o empreendimento digital?


O empreendedorismo digital é um modelo de negócio que funciona parcial ou completamente de forma digital, seja por meio de sites ou por meio de plataformas sociais.

Esse tipo de investimento requer um capital inicial bastante inferior aos empreendimentos tradicionais e não exige a preocupação com locação de estrutura física, entre outras burocracias.

Além disso, ele permite o trabalho em horários mais flexíveis, a facilidade de atingir um público mais diversificado e, consequentemente, de escalonar os lucros. Por isso, esta se torna uma alternativa bastante atraente para quem deseja iniciar uma nova empresa.

Os negócios digitais têm incentivado muito a procura por cursos de administração financeira faculdade, entre outras matérias que auxiliam no gerenciamento empresarial e na coordenação de uma micro ou pequena empresa online.

No entanto, essa necessidade de formação pode variar de acordo com o tipo de formato de cada empresa. Pois os empreendimentos digitais podem se dar por meio da construção de um:

  • E-commerce – loja virtual;

  • Marketplace;

  • Portal de cursos;

  • Blogs e produção de conteúdo em redes sociais;

  • Serviços de oferecimento online.


O que você precisa saber antes de iniciar esse investimento


Ainda que o empreendedorismo online proporcione diversos benefícios para os investidores, sua prosperidade e consolidação vão depender exclusivamente do esforço constante, da adaptação ao mercado e da dedicação dos responsáveis.

Por isso, tanto quem deseja o desenvolvimento e gestão de startups pelo modelo de negócios mais tradicional, quanto quem opta pelos meios digitais, precisará investir no planejamento de negócios e no desenvolvimento do plano de organização financeira.

Esse tipo de ação irá ajudar os sócios a se guiarem nas tomadas de decisões, a estabelecer se a introdução no mercado é praticável e auxiliará no desenvolvimento das características que diferenciam o seu serviço dos demais.  

Em razão disso, um curso de empreendedorismo ead pode ser uma maneira ideal para se preparar para o lançamento de uma marca online. Pois, além de auxiliar na construção do plano operacional de marketing, ele apresentará estratégias distintas do tradicional.

Outro aspecto bastante importante a se conhecer, antes de iniciar esse tipo de investimento, é de que o processo de gerenciamento de pessoas nesse ambiente mais pessoal, pode ser bastante diferente de como é nos ambientes corporativos tradicionais.

Por isso, aprender técnicas de motivação e administração de talentos – existem diversos curso gestão de pessoas e liderança que disponibilizam esse conhecimento –, pode fazer com que o trabalhador esteja mais satisfeito com o seu serviço.

5 dicas para começar a empreender online


Por menores que sejam os empreendimentos iniciados digitalmente, sempre haverá um nicho que o engloba e uma infinidade de empresas competidoras que prestam o mesmo serviço ou que possuam uma atuação bem semelhante.

Assim, inevitavelmente, será necessário estar atento às alterações do mercado, ao desenvolvimento de novas estratégias de marketing e com os meios disponíveis com que se pode otimizar o atendimento e a mercadoria.

Desta forma, algumas das melhores dicas para iniciar o empreendimento online são:


  • Faça um planejamento prévio




Tanto a estruturação de um plano de negócio, quanto o planejamento financeiro prévio à criação da empresa são fundamentais para auxiliar na estabilização do negócio, para evitar imprevistos e para garantir a sobrevivência e bom desempenho das vendas.

O investimento em um curso tecnico de gestão financeira pode ajudar muito na produção de um projeto completo que explore detalhadamente:

  • Objetivos e metas da empresa;

  • Como será o funcionamento desse negócio;

  • Quais serão os custos de cada etapa da operação;

  • Quais serão os principais riscos;

  • O que será necessário para manter o empreendimento aberto.


Essa organização prévia requer muita análise crítica, documentação de todo o processo, organização e pesquisa. Pois, ela visa explorar as oportunidades disponíveis para o crescimento, enquanto destaca, também, as fragilidades do projeto.

Como parte da estruturação financeira da empresa, é recomendado a construção de uma poupança que cubra ao menos as despesas fixas do primeiro ano de funcionamento. 

Esse investimento proporciona um pouco mais de estabilidade e liberdade de atuação, até que as vendas comecem a dar os lucros necessários.

Procurar pela gestão financeira melhores faculdades pode ajudar aqueles que pretendem aprender mais sobre esse assunto, visando a organização do setor financeiro de sua nova marca.


  • Escolha um nicho de atuação




Encontrar um nicho de atuação significa determinar em qual setor específico do mercado a minha empresa se identifica. Essa segmentação pode ser ainda mais fácil no ambiente online, pois as plataformas digitais já auxiliam essa categorização orgânica do público.

Por exemplo, uma empresa que comercializa cursos sobre conhecimentos administrativos – como administração hospitalar ead – se encaixa no nicho da educação ou formação empresarial.

Um negócio que possui uma segmentação bem definida tem mais facilidade de atribuir valor à companhia e ganha, naturalmente, uma vantagem competitiva importante em relação à concorrência.

Isso porque, essa categorização do negócio permite a identificação das necessidades pouco exploradas dos consumidores e ainda potencializa as ações de marketing e divulgação de produtos.

Tanto a estruturação de um plano de negócio, quanto o planejamento financeiro prévio à criação da empresa são fundamentais para auxiliar na estabilização do negócio, para evitar imprevistos e para garantir a sobrevivência e bom desempenho das vendas. Por tanto, nesta etapa é importante contar com uma contabilidade para e-commerce.


  • Compre um domínio




Um comércio digital, independente do setor de atuação, requer um espaço exclusivo para a apresentação da empresa, produto e serviço. Essa página organizacional facilita o reconhecimento do negócio e faz com que o público o identifique rapidamente.

Para isso é necessário realizar a compra do domínio do site, ou seja, o endereço online que permitirá o acesso ao seu e-commerce ou blog. 

Assim, é preciso determinar o nome da empresa – de preferência que seja fácil e curto –, verificar a disponibilidade de um domínio com aquele nome e realizar, por fim, o cadastro do site.

A compra desse endereço digital é feita por meio de um pagamento mensal ou anual e o empreendedor pode utilizar diversos serviços que disponibilizam o acesso a um domínio, como o Hostinger, RegistrosBr ou o Locaweb.


  • Divulgue o seu negócio




Com a criação diária de inúmeros negócios digitais, você irá precisar se certificar de que as pessoas saibam que a sua empresa existe e que ela disponibiliza os produtos desejados.

Assim, é possível investir na produção de conteúdos relevantes sobre o tema de atuação, como forma de se introduzir no mercado e demonstrar domínio na área. 

Além disso, é fundamental a criação de perfis nas redes sociais que aproximem mais a sua empresa do público-alvo ideal da sua marca.

Esses canais de comunicação podem viabilizar diretamente as vendas de produtos e serviços, mas também podem ajudar a criar uma conexão com os consumidores, ajudando a atrair mais pessoas e a estabilizar a imagem do seu negócio.


  • Invista no marketing digital




O marketing digital não é uma estratégia exclusiva para os empreendimentos online, mas é definitivamente uma das estratégias mais importantes e relevantes para o setor. Afinal, essa é a principal forma de realizar a publicidade da empresa e de alcançar novos consumidores.

Essas modernas estratégias de marketing são consideravelmente mais econômicas do que os métodos clássicos, e podem trazer resultados importantes para os negócios, de forma mais acessível.

No entanto, existem inúmeras ferramentas que podem ser aplicadas de formas variadas. Por isso, é necessário conhecer essas técnicas de divulgação e saber adaptá-las ao seu setor de atuação e a plataforma escolhida.

Assim, é essencial realizar a confecção de um plano de marketing que ajude na definição de metas, delimitação do orçamento, mensuração de resultados e análise de dados. 

Isso pode fazer com que a sua empresa consiga garantir os resultados esperados e o crescimento constante das vendas.

A aposta em um mercado digital não é somente a maior tendência do momento, como também pode ser a solução mais econômica - e possível - para viabilizar a obtenção do seu negócio próprio e, consequentemente, o controle do seu tempo, dinheiro e trabalho.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

 

1 Comment on 5 dicas para você começar a empreender online

Como Ocultar a Foto de um Contato no WhatsApp? | GospelMundo.ComGospelMundo.Com said : Guest Report 2 weeks ago

[…] Você sabia que a foto do WhatsApp é perigosa? Também não acreditamos nisso, antes de experimentar alguns eventos que levaram a vários problemas de segurança para os usuários. Foi descoberto que graças à foto e a algumas outras informações é possível criar fraudes e falsos perfis que divulgam informações suspeitas e falsas. Veja como ocultar a foto de um contato no WhatsApp. Depois de descobrir como proteger os bate - papos, é hora de (literalmente) salvar sua aparência. Veja como ocultar a foto de seus contatos em algumas etapas simples que funcionam igualmente para Android e iOS. Confira mais detalhes em nossa sessão de tecnologia. Leia Mais: Como começar a empreender online […]

Deixe seu Comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

Outras Notícias

Regularização do MEI: Consequencias, dúvidas e respostas
Como usar amostras gratis para melhorar minhas vendas ?
10 melhores áreas de especialização do Direito – Advogado
Sintra Vila portuguesa: Qual época, Como chegar e como hospedar-se
futuro financeiro: O que é, por que você deve pensar desde já ?