engajamento
Blog / Dicas

6 dicas para melhorar o engajamento de uma marca

As redes sociais dominaram a forma como lidamos com informações, essa transformação afetou diretamente a publicidade, fazendo nascer o marketing digital, junto com esse conceito, surgiram novos índices medidores de sucesso, um deles é o engajamento.

Essa característica da interação na rede social é muito estudada e tem muitas formas de se atrair engajamento para as publicações de perfis que fazem disso um meio de divulgação. 

A movimentação dentro do perfil também pode facilitar a conversão de um comprador em potencial. 

Para entender o funcionamento das redes sociais é preciso compreender que as pessoas interagem mais com outras pessoas, por isso, um dos movimentos mais comuns do mercado é que as marcas busquem se humanizar e propor uma nova visão sobre ela.

Com uma pesquisa rápida nas redes sociais é  possível encontrar regras, receitas e fórmulas que prometem fazer perfis decolarem e receberem muito engajamento, mas não existe jeito fácil e o retorno depende muito do investimento feito e de ações diversas. 

Se chama engajamento toda forma de interação de um usuário da rede social com determinado perfil, marcações, curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Não é incomum ver marcas errando feio e falhando na missão de atrair mais pessoas para suas redes. 

Uma estratégia errada pode fazer com que a imagem de uma empresa seja abalada e consumidores desistam de comprar ou até se sintam ofendidos pelo conteúdo difundido. 

É importante definir dois tipos de engajamento, o rico e o baseado em métricas de vaidade, ambos são importantes, mas de formas diferentes. Enquanto o primeiro se baseia em mensagens e comentários que podem abrir uma conversa, o segundo são apenas números. 

Métricas de vaidade unem salvamentos e curtidas, apesar delas serem menos interativas, elas são responsáveis por informar aos algoritmos que o seu conteúdo está sendo bem aceito e repercutindo mais. 

Existem várias formas de atrair engajamento, em geral, vai depender muito do nicho, da linguagem, dos conteúdos e da frequência. O impulsionamento pago também é uma opção para fazer mais pessoas se interessarem pelo seu perfil. 

São várias as características em um post das redes sociais que melhoram o engajamento: 

  • Design chamativo e agradável;
  • Texto claro e objetivo; 
  • Chamadas para ação; 
  • Conteúdo relevante e atual; 
  • Linguagem conectada com o público. 

Apesar de não existir nada que garanta resultados sempre, são vários os parâmetros e práticas que podem ser aplicados em perfis pessoais e comerciais como o de uma empresa de painel luminoso personalizado

O que não pode faltar em um post que engaja?

Aquele velho ditado de que as pessoas comem primeiro com os olhos também vale para as redes sociais. Com tanta oferta de conteúdo, estamos acostumados a rolar o feed até achar algo que chame a nossa atenção, o design dos posts então ganha muita importância.

Além de prender ou reter a atenção, o design bem feito gera credibilidade, imagens bem definidas, informações organizadas e uma identidade própria fazem com que a sua postagem seja vista e lembrada. 

Se existe uma infinidade de conteúdos disponíveis, os usuários tendem a não perder tempo com textos longos, confusos e prolixos. A ideia aqui é buscar um dinamismo, informações úteis escritas de forma clara e organizada. 

A linguagem é uma questão tanto no design quanto nos textos, uma empresa de corrimão galvanizado lidar com mais seriedade com o próprio produto do que uma influenciadora jovem. 

Além do tema, a linguagem deve mudar de acordo com a audiência alcançada. Usar a forma certa de se comunicar vai gerar identificação do seu público. 

Uma linguagem acessível para fácil entendimento pode fazer até temas como piso industrial polido ser entendido e gerar conexão com pessoas interessadas que vão se engajar nas postagens. 

O clássico “ligue já” dos comerciais de TV ganharam uma nova cara dentro do marketing em redes sociais e é parte essencial do que traz engajamento para uma marca. 

O Call-To-Action, ou chamada para ação, convoca as pessoas impactadas à participar.

Esse chamado pode ser utilizado tanto para a conversão direta de venda, quanto para buscar depoimentos de pessoas que já consumiram e até interações mais descontraídas. A internet abriu a possibilidade do marketing colaborativo e essa ferramenta deve ser usada. 

As “modinhas” podem até parecer brincadeira, mas quando levamos a sério ela pode ser uma potente ferramenta de engajamento. Estar à par das novidades e entrar no jogo da rede social faz com que sua marca seja apresentada de uma nova forma ao público. 

Uma empresa que opera com maquina de estampar copos pode mostrar seu processo de trabalho estampando memes em canecas. Vale abusar da criatividade para participar e interagir positivamente com a sua audiência. 

Ideias e conceitos que aumentam o engajamento

Ao entrar em uma rede social de empresas, provavelmente você irá encontrar três tipos de postagens: Informações, comunicados e motivacionais. 

  1. Informar, comunicar e motivar

Esse trio de conteúdo é uma forma de organizar as ideias que vão ser apresentadas ao público e variar o estilo de produção. 

Entre essas três opções as possibilidades são infinitas, uma empresa de adesivo para vidro personalizado pode informar sobre usos para o produto, comunicar sobre como funciona a personalização e motivar a interação com a identidade de seu material. 

  1. Por trás das cortinas 

É muito comum que empresas mostrem o que fazem e apresentem o produto e suas vantagens, mas é o “como” que despertam um real interesse. 

Uma empresa que mostra bastidores aproxima o público, se humaniza e gera mais credibilidade. 

Mesmo os processos mais simples de trabalho podem encontrar um conteúdo de valor. 

Diariamente dezenas de carros passam pelo processo de higienização automotiva bancos, pode parecer corriqueiro, mas vídeos curtos sobre esse processo podem render acessos, comentários e até novos clientes. 

  1. Referência não é cópia

Ninguém precisa inventar a roda para garantir um perfil de sucesso nas redes. Olhar o que os outros perfis de sucesso dentro do seu nicho estão fazendo e replicar com a sua linguagem e identidade é uma forma de encontrar os melhores conteúdos. 

No geral, o sucesso nas redes sociais é  bastante semelhante ao sucesso de uma empresa, ambos os processos necessitam de estudo, pesquisa e adaptações rápidas aos tempos atuais. 

  1. Era uma vez

Não tem nada mais poderoso para reter a atenção de pessoas do que uma boa história, seja da criação da empresa, desafios que ela superou ou que seus clientes superaram com a ajuda do seu serviço. 

As histórias podem vir dos menores detalhes, uma loja de troféu de acrílico para personalizar pode colher depoimentos de para quem e qual situação os troféus serão entregues, contar como começou nesse nicho de mercado ou até a história de troféus. 

As pessoas interagem com o que é útil para elas, portanto, é importante lembrar que as histórias devem estar conectadas com o interesse e linguagem do público.

  1. Qualidade no engajamento

Buscar engajamento apenas em métricas de vaidade ou como números apenas é a receita para o fracasso. Para aumentar a qualidade das interações, estar presente e dialogar com os seguidores é fundamental. 

Ninguém comenta um post sem esperar uma resposta, desde elogios até críticas podem ser respondidas e gerar um retorno positivo para a marca. A velocidade da resposta também vai definir se os seguidores seguirão interagindo ou não.  

  1. Entregar para receber atenção

Conteúdo de valor é o ponto que mais vai trazer engajamento para a sua marca. A ideia é entregar um material que ajude a audiência, seja com conhecimento ou um apoio. Assim, quando essa audiência precisar de um serviço do seu ramo, você já terá ajudado ele. 

Uma empresa de construção pode disponibilizar um guia de projeto de estrutura metálica, a partir disso o conteúdo pode se desenrolar em lives explicativas, postagens pedindo dúvidas, caixas de perguntas e outros conteúdos interativos e cheios de valor. 

Considerações finais 

Portanto, desde que surgiram as redes sociais e elas começaram a ser utilizadas para divulgar marcas e produtos, o engajamento surgiu como uma característica fundamental para fazer das plataformas meios de divulgação e venda. 

Existem diversas técnicas que fazem um perfil ganhar engajamento, mas em geral se trata do refino da questão visual, investimento em conteúdo relevante e interação com a audiência. 

Vale pensar como cada um consome conteúdo e ignora propagandas na grande maioria das vezes. Com isso é preciso propor uma nova forma de apresentar o produto, entregando junto algo que interesse ao público.  

Além de se fazer ser notado, é preciso se fazer lembrado, uma identidade marcante e conectada ao público pode tanto através do design quanto pelo texto criar um laço com a audiência que estará mais propensa a interagir com o conteúdo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.