Marketing e Negócios

6 gatilhos mentais para aplicar em suas chamadas de vendas

O objetivo de uma empresa é sempre conseguir alcançar os resultados previamente planejados, entre eles, temos justamente o aumento nas vendas e a satisfação dos consumidores, mas a busca incessante para que a pessoa aceite a sua proposta nem sempre é uma jornada fácil, e muitas vezes pode ser bem complicada de ser executada. 

E é exatamente neste ponto que entram os gatilhos mentais. Se você já comprou um produto por impulso e depois procurou formas de justificar a sua escolha, então provavelmente teve um ou até mais gatilhos ativados, essa é uma técnica muito conhecida no marketing, na publicidade e no comércio em geral. 

É claro que você não vai ser hipnotizado nem obrigado a comprar nada, os gatilhos estão mais relacionados ao despertar de sentimentos e emoções com base na psicologia, talvez a pessoa já precisava comprar aquele oxigênio medicinal, e o uso de um gatilho só confirmou a sua necessidade.

Existem vários tipos de gatilhos mentais diferentes, e é justamente pensando nisso que no texto de hoje, separamos quais são os 6 melhores gatilhos mentais para aplicar em suas chamadas de vendas, bora conferir como conseguir vender mais? Então vamos lá!

1. Prova social

As pessoas são fortemente influenciadas pelas opiniões das outras. Afinal, quem nunca comprou um produto por uma indicação de um amigo ou assistiu um filme porque a crítica falou que é bom? É natural do ser humano sempre buscar e levar em consideração opiniões alheias, e a prova social ajuda justamente nisso.

Quando falamos em compras principalmente do mercado online, muitas pessoas têm ainda um pé atrás, então ter um feedback, uma opinião e a prova social de outro consumidor pode ser decisivo para a tomada de decisão. 

Este é um gatilho que consiste justamente em apresentar a opinião de alguém que já consumiu um produto, mostrando sua qualidade e permitindo que o consumidor mostre o que achou. Dessa forma, lembre-se de colocar nos gatilhos frases de depoimentos, comentários e reações de quem já comprou e aprovou sua empresa.

2. Reciprocidade

Quem não gosta de um carinho recebido de forma recíproca? Afinal, todo bom relacionamento é uma via de mão dupla, e o gatilho de reciprocidade trabalha justamente a conexão entre a marca e o consumidor, e tem como objetivo, fazer com que as pessoas retribuam um determinado esforço que foi feito.

Nas vendas, isso pode acontecer quando você dá uma amostra grátis, realiza promoções, oferece um brinde especial e por aí vai, se na contratação do seu serviço de confecção de uniformes você oferecer um uniforme a mais, a pessoa tende a se sentir grata e a querer retribuir esse favor.

Então utilize isso a seu favor nas suas chamadas, ofereça esses brindes, descontos, promoções e outras vantagens, sem dúvidas, isso irá agradar o consumidor e fazer com que ele se sinta no dever moral de retribuir o favor que foi feito. 

3. Autoridade

Saber que uma empresa é uma autoridade dentro de um determinado segmento pode mudar completamente a percepção que as pessoas têm sobre um negócio, afinal, muitos acabam consumindo produtos e serviços mais pela marca do que qualquer outra coisa, e é justamente essa mensagem que o gatilho de autoridade transmite.

4. Escassez

As pessoas costumamos dar mais valor às coisas que possuem uma menor disponibilidade, isso causa um certo senso de necessidade, e é justamente essa a abordagem do gatilho de escassez, um toldo articulado por si só pode não chamar tanta atenção, mas se ele estiver acabando, ou for exclusivo, aí sim ele passa a despertar interesse do público.

Trabalhe bem esse sentimento de que aquilo está escasso, isso resulta em um certo senso de imediatismo e tende a alavancar bem as suas vendas, fale sobre quantidades limitadas ou produtos que vão ficar fora de linha, sair do seu estoque ou estão próximos de acabar.

Isso desperta um certo desespero no público, fazendo com que ele tendem a executar ações rápidas para não ficar sem o seu item. 

5. Urgência

Muito parecido com o gatilho de escassez, a urgência aparece como um limitador de tempo indicando um certo período que o usuário tem para realizar determinada ação, antes de ficar sem um produto, são aquelas famosas “ofertas por tempo limitado”.

Esse é um gatilho comum de se aparecer em datas sazonais e promoções, onde as coisas acontecem por um determinado período, assim como a escassez, isso faz com que as pessoas tomem atitudes sobre impulso visando garantir o seu produto antes que o tempo acabe. 

Ou seja, as pessoas têm uma certa urgência e pressa para fechar uma negociação, tudo deve ser feito de forma agilizada, rápida, o que é claro, pode ativar um ótimo gatilho para vendas nos seus consumidores. 

6. Afeição

Por fim, fechamos nossa lista com o gatilho mental de afeição, que como o próprio nome já indica, busca aprimorar a relação entre a marca e o consumidor, e aproximá-los de forma natural e extremamente eficiente.

A afeição busca construir uma boa relação, e é através dela que você consegue vender a sua batedeira industrial, dessa forma, são utilizadas frases e conceitos que englobam esse cuidado com o público e esse sentimento de carinho. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, qual desses gatilhos mentais você mais gostou? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.