menopausa como tratar
Saúde

7 Sintomas da menopausa e o que fazer para aliviar

Os sintomas da menopausa, como menstruação irregular, ondas de calor ou suores noturnos, geralmente aparecem gradualmente alguns meses antes do início desse período. 

Isso se deve à diminuição dos níveis de estrogênio ao longo do tempo, o que leva a mudanças no corpo feminino.

Esses sintomas podem variar de mulher para mulher, geralmente aparecem entre os 45 e 51 anos, mas podem ocorrer antes ou depois dessa faixa etária. 

Por isso, quando há suspeita de menopausa, é importante consultar um ginecologista para confirmar o diagnóstico.

Se a menopausa for confirmada, os médicos podem recomendar terapia de reposição hormonal, mudanças no estilo de vida para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da mulher.

Antes de você ler este artigo sobre menopausa, caso você tenha interesse em comprar cytotec , é necessário procurar um especialista para lhe orientar sobre tal aquisição.

Os principais sintomas da menopausa

menopausa

Alguns sintomas indicam que uma mulher está entrando na menopausa, fique atenta, os sintomas são os seguintes:

1. Menstruação irregular

Um dos primeiros sinais de uma mulher entrar na menopausa são os períodos irregulares, que podem ser mais ou menos frequentes, mais ou menos intensos, ou ocorrer com mais ou menos dias de antecedência.

Esse período, durante o qual a menstruação se torna irregular, é chamado de menopausa.

Pode-se notar que períodos irregulares dificultam a gravidez, mas ainda é possível. Portanto, para as mulheres que desejam evitar a gravidez, é necessário utilizar o método contraceptivo prescrito por um ginecologista.

2. Ondas de calor

Febre, também conhecida como ondas de calor, pode ocorrer em algumas mulheres antes da menopausa; pode ocorrer mesmo antes da menstruação se tornar irregular e durar vários anos, mesmo após a menopausa. 

Esse sintoma pode fazer uma mulher sentir calor repentinamente sem motivo aparente, geralmente no rosto, pescoço ou peito, corar e grudar na pele, e o coração bater mais rápido por 1-5 minutos. 

Embora este seja um sintoma comum em mulheres na pós-menopausa, nem todas as mulheres experimentam esse sintoma.

Se uma mulher tiver ondas de calor, mas não tiver certeza se está associada à menopausa, ela deve consultar seu ginecologista porque tem outras condições, como hipertireoidismo ou hipogonadismo, ou se está tomando medicamentos que podem causar ondas de calor. 

3. Suores noturnos

Os suores noturnos são ondas de calor que ocorrem durante o sono e podem ser tão intensos que interferem no sono. 

Este sintoma pode variar muito de mulher para mulher; algumas podem até ter suores noturnos antes da menopausa ou nunca experimentar esse sintoma.

Além da menopausa, outras causas de suores noturnos podem ser estresse ou ansiedade, diabetes ou até mesmo a temperatura do quarto em que você dorme.

4. Problemas de insônia

Não conseguir dormir à noite é um fator muito desesperador, pois uma pessoa quando não consegue dormir, seu corpo e mente não descansam, e ela acaba se tornando uma pessoa que se irrita facilmente.

Uma mulher não costuma ter problemas para dormir, por isso, fique atenta, isso pode ser um sinal de que a menopausa está se aproximando. 5. Mudanças de humor

Outro sintoma que pode indicar a aproximação da menopausa são as alterações de humor, como nervosismo, ansiedade, cansaço e mau humor, que podem até levar à perda de controle. 

Essas alterações podem ser devido a alterações hormonais da menopausa, elas aumentam o risco de depressão.

Se uma mulher estiver deprimida por mais de duas semanas ou tiver alterações de humor frequentes, ela pode consultar um ginecologista para saber se é menopausa ou se há outra causa que exija um tratamento mais adequado.

6. Secura da vagina

A secura vaginal é um sintoma que algumas mulheres podem sentir devido à diminuição da produção de estrogênio pelos ovários, o que leva a uma alteração na camada interna do canal vaginal, uma diminuição na produção de muco que hidrata a vagina.

Este sintoma pode causar dor ou desconforto durante o sexo, coceira ao redor da vagina ou micção frequente.

7. Redução do desejo sexual

A diminuição do desejo sexual pode ser devido a vários motivos na vida de uma mulher, por exemplo:

Cansaço, estresse, mas também é um dos sintomas da menopausa, por isso, é importante fazer um acompanhamento médico para conferir os níveis de hormônios.