Quarta, 19 DE janeiro DE 2022

9 passos para conquistar a liberdade financeira

Publicado em:

13 de
dez
Categorias: Negócios e Sociedade.

Todos querem ter liberdade financeira, mas poucos sabem o que é ou como conquistá-la. Muitos acreditam que têm um projeto para isso, afinal, é essencial ter dinheiro para viver com tranquilidade.

Entretanto, ganhar dinheiro, pelo menos para a maioria, requer esforço e trabalho, e nem todos atuam naquilo que gostam. No entanto, a liberdade financeira vai muito além de ter capital, visto que ela está relacionada a fazer aquilo que se gosta.

Ou seja, uma pessoa livre e independente financeiramente é aquela que tem dinheiro suficiente para viver, sem precisar se sujeitar a algo que comprometa o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Com certeza, é algo que qualquer pessoa almeja alcançar, pois o trabalho se torna fonte de prazer e ainda traz todos os recursos financeiros necessários para uma vida feliz e com recursos no bolso.

Se você também quer alcançar esse projeto de vida, saiba que é possível desde que você tenha organização e disciplina para fazer isso.

Para te ajudar, neste artigo, vamos explicar o que é liberdade financeira e dar algumas dicas para conquistá-la, por isso, não deixe de conferir até o final.

Afinal, qual o conceito de liberdade financeira?


Liberdade financeira é quando uma pessoa pode ter o estilo de vida que deseja, sem que para isso precise se preocupar com a quantia de dinheiro disponível.

É alguém que faz suas escolhas pensando apenas em suas vontades e na felicidade que deseja alcançar, independentemente do quanto custa.

O foco também não é a origem do dinheiro, pois para compreender essa liberdade, é necessário se atentar ao fato de que o indivíduo não possui amarras. Ou seja, ele pode fazer escolhas sem correr riscos que possam prejudicar suas finanças.

Você pode conquistar essa liberdade trabalhando de muitas formas, como por exemplo, conserto de placa de ar condicionado e outros serviços. Portanto, não tem nada a ver com viver sem trabalhar.

Pessoas que alcançam essa condição continuam trabalhando, entretanto, elas fazem isso porque querem, e não porque precisam.

Muitas pessoas se perguntam o quanto de dinheiro precisam para ter liberdade financeira, como se ela realmente tivesse um preço.

A verdade é que não existe um cálculo exato, mas sim, o nível de conhecimento que você possui sobre o seu dinheiro, suas necessidades e você mesmo.

Ela não está relacionada ao valor acumulado na poupança ou pelos investimentos, mas com seu estado de espírito.

Pode-se dizer que uma pessoa conquistou a liberdade financeira quando não precisa mais comparar preços ou optar por comprar sempre algo mais barato.

Nesse sentido, é importante saber que existem diferenças entre liberdade financeira e independência financeira, pois apesar de serem dois conceitos parecidos, eles levam a situações diferentes.

O funcionário de um fabricante de dobra de chapa que conquistou sua independência financeira é uma pessoa que não precisa de ninguém para se sustentar e pagar as próprias contas.

Entretanto, ele ainda pode ter algumas restrições ao fazer escolhas com seu dinheiro. Também se encaixam nesse grupo pessoas que possuem renda suficiente para se sustentar, arcando com todas as despesas de uma vida comum, como:

  • Moradia;

  • Alimentação;

  • Transporte;

  • Educação;

  • Lazer.


No entanto, elas não são totalmente livres para empregar seu dinheiro, como em uma viagem ou aquisição de valor mais alto.

Falando assim, você deve achar que a liberdade financeira é algo que somente pessoas ricas podem alcançar. É claro que para grupos mais abastados é mais fácil, mas mesmo quem não é rico pode ter liberdade financeira.

Como é possível ser livre financeiramente?


Para alcançar a liberdade financeira é necessário seguir alguns passos importantes, e dentre eles estão:

1.    Fazer um planejamento


A moral da história da liberdade financeira é acumular recursos suficientes para ter uma renda passiva que sustente todos os seus sonhos. Mas, para chegar a esse nível, é necessário se planejar.

Pense na renda mensal que deseja ter, o quanto precisa acumular e o quanto você consegue economizar por mês. Por meio dessas respostas, fica mais fácil estabelecer um plano e saber o que é necessário para alcançar a sonhada liberdade financeira.

2.    Quitar suas dívidas


A maioria não consegue quitar as dívidas em curto prazo, por isso, é importante determinar um plano nesse sentido, pois ajuda a direcionar o dinheiro gasto e ter mais liberdade para fazer investimentos.

Se você realmente quer se livrar das dívidas, precisa seguir algumas dicas fundamentais nesse processo, como renegociar o que existe em aberto com todos os seus credores.

Essa tarefa também é importante para que você possa arcar com outras despesas, como um serviço de cuidador de idosos, mas, mais do que isso, é para se livrar de vez do pesadelo de dever para alguém.

O primeiro passo nessa etapa é saber qual é o tamanho real da sua dívida, saber como pode negociá-las e ponderar as propostas antes de aceitá-las.

3.    Saber quais são os seus gastos


Apesar de ser algo básico e até simples, é fundamental começar por esse levantamento porque não é possível ter liberdade relativa às finanças se você não for, primeiro, financeiramente independente.

Assim sendo, faça um mapeamento do seu custo de vida atual, incluindo todas as suas despesas, desde alimentação até a compra de uma persiana vertical para sala.

Para facilitar esse trabalho, você pode usar um aplicativo de controle financeiro ou planilha, registrando absolutamente tudo o faz o dinheiro sair do seu bolso.

Organize tudo por categorias, como contas, alimentação, transporte, moradia, educação, lazer, entre outros. Só de fazer esse controle você pode mudar a maneira como lida com o dinheiro.

4.    Criar habilidade novas


Diversas pessoas preferem cortar gastos em busca da liberdade financeira, mas apesar de ser uma boa saída, você não pode deixar passar as oportunidades de aumentar a sua renda.

Um dinheiro a mais pode acelerar o processo, portanto, enquanto você ainda precisa trabalhar mais, faça o que for preciso para aumentar seus rendimentos.

Com a internet, existe a possibilidade de investir em cursos e aprender novas habilidades gratuitamente ou por valores bem acessíveis.

Assim, você pode aprender a fazer esquadrias de aluminio bronze para vender, arrumar um emprego melhor, conquistar uma promoção, dentre outras possibilidades.

5.    Fazer uma reserva financeira


Ter uma reserva financeira é essencial para qualquer pessoa atualmente, pois ela pode auxiliar a superar momentos de crise que são imprevisíveis. Além disso, você não vai prejudicar outros investimentos e sempre terá um dinheiro em mãos.

De acordo com especialistas em finanças, essa reserva precisa cobrir, pelo menos, 6 meses de gastos, sendo um dinheiro aplicado em investimento líquido que permita acesso rápido.

6.    Variar as fontes de renda


Se você é um profissional especializado e que possui conhecimento em outras áreas, como corretor de aluguel de casa, pode criar cursos, e-books, tutoriais e outros conteúdos digitais para vender na internet.

Uma das maiores vantagens desse tipo de trabalho é que ele exige apenas um esforço inicial, mas depois vai gerar renda continuamente, por meio das vendas.

Você também pode prestar consultorias, trabalhar com artesanato, cuidar de animais em casa, entre outras possibilidades.

7.    Ter uma boa cartela de investimentos


É muito importante criar uma carteira de investimentos variada e saudável para conquistar a liberdade financeira. Isso porque ela é capaz de maximizar seus retornos e reduzir os riscos de concentração.

Para isso, nunca invista o seu dinheiro em um único produto ou modalidade, afinal, existem várias possibilidades, desde o Tesouro Direto até ações.

No entanto, para ser um bom investidor e ter liberdade financeira para escolher os móveis para quarto que quiser, é fundamental conhecer as diferentes modalidades e quais delas se encaixam em seus objetivos.

8.    Conversar com quem entende do assunto


Mesmo que você acumule conhecimentos em sua jornada financeira, sempre haverá pessoas e profissionais que podem te ajudar.

Na verdade, trata-se de uma regra básica que se aplica a várias situações da vida, como quando você quer comprar pelicula jateada.

O melhor é conversar com quem entende e assim fazer uma boa escolha. Ou seja, contar com especialistas vai fazer você chegar mais rápido ao seu objetivo.

9.    Acompanhar os investimentos


Por fim, acompanhe seus investimentos de perto, pois o que é rentável hoje, pode não ser rentável amanhã.

Tenha em mente que a liberdade financeira é um objetivo de longo prazo, e se notar que seus investimentos estão indo por outro caminho, é o momento de intervir.

Considerações finais


Boa parte das pessoas acreditam que a liberdade financeira só vem para quem nasce em berço de ouro ou ganha na loteria, mas, como vimos, não é bem assim.

Com um pouco de disciplina e dedicação é possível conquistá-la, mantendo o foco no seu objetivo e sabendo cuidar bem do seu dinheiro, e com as dicas que demos aqui, isso torna-se ainda mais alcançável. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
[comment-form]

 

Outras Notícias

Saiba 6 estratégias do marketing para captar clientes que realmente compram
6 Cuidados recomendados durante a gestação
Político evangélico, Anthony Garotinho é a favor da legalização dos cassinos no Brasil
Hidrojateamento, o que é e como funciona
7 dúvidas mais comuns que as pessoas têm sobre poços artesianos