Blog / Dicas

A importância da gestão financeira para o sucesso da empresa

A Gestão Financeira é um dos aspectos mais importantes para indivíduos e organizações. Não se trata mais de economizar dinheiro, mas sim de gerenciá-lo e multiplicá-lo. 

Para executar um negócio de forma eficiente e eficaz (seja no ramo medicinal ou de embalagem plástica), é preciso ter um bom conheci2mento e compreensão da contabilidade e gestão financeira.

Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é Gestão Financeira?

Gestão financeira é a atividade de planejamento, captação, controle e administração dos fundos utilizados no negócio. Esse conceito gerencia seu dinheiro de forma que tudo seja lucrativo e escalável em um futuro próximo.

Em outras palavras, é responsável por planejar e controlar o uso dos seus recursos do seu negócio, logo, é importante para qualquer empresa seja do segmento B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer). 

Isso porque todos os setores da empresa são influenciados, pois incluem desde o orçamento da empresa e define para onde vão os recursos. Mas se ainda restam dúvidas sobre a importância desse processo, continue a leitura e entenda!

A importância da Gestão Financeira

Quando a gestão financeira é feita, é possível eliminar erros no controle financeiro e reduzir os custos da organização.

Portanto, ela é vital para empresas e organizações que desejam sair de sua caixa de papelão e ir além, pois estabelece o caminho certo para as metas e objetivos de negócios. Aqui estão algumas das razões pelas quais a gestão financeira é essencial em um negócio:

  • Ajuda no planejamento financeiro;
  • Auxilia na aquisição e gestão de fundos;
  • Ajuda na alocação de fundos;
  • Fornece insights para tomar decisões financeiras críticas;
  • Reduz custos financeiros;
  • Melhora a lucratividade e o valor da organização;
  • Conscientiza os funcionários sobre economias e investimentos financeiros;
  • Ajuda no planejamento do crescimento futuro da organização;
  • Ajuda a alcançar a estabilidade econômica.

Listamos abaixo outros ganhos com a inserção da mesma.

Maximização de Lucro

Um dos objetivos é garantir lucros máximos a curto, médio e longo prazo. Um gerente financeiro deve inserir isso no topo de sua lista de prioridades e garantir que os resultados permaneçam em alta.

Mobilização adequada

Assim como você não desperdiça suas economias de uma só vez para comprar algo, a gestão de fundos é crucial para este controle. 

Os gerentes financeiros não podem jogar tudo numa espécie de batedeira industrial e deixar que ‘a sorte’ faça o restante. Precisam avaliar e tomar decisões vitais sobre a utilização de vários fundos. 

Sejam ações, produtos ou investimentos em pequenas empresas, todos os fatores críticos devem ser considerados antes de investir.

Reduza os riscos

Há sempre riscos envolvidos na gestão de um negócio, especialmente com as incertezas que surgem neste reinício de atividades pós pandemia. 

Os gerentes financeiros precisam evitar certas situações e assumir riscos calculados sob a consulta de líderes experientes e especialistas no assunto. Reuniões e estratégias são sempre importantes.

Sobrevivência do negócio

Em meio ao mundo competitivo, a sobrevivência do negócio é um objetivo primordial. As empresas precisam tomar decisões intuitivamente. Eles sempre podem ter a ajuda de consultores especializados, se necessário.

Por isso, não corra o risco de ter as portas de sua marca fechadas, tenha um time de bons profissionais ao seu lado.

Estrutura equilibrada

Como se costuma dizer, o equilíbrio é a chave para tudo. Isso se aplica não apenas na vida, mas também nas empresas. E os profissionais da área precisam preparar uma estrutura de capital robusta, considerando todas as fontes. 

Esse equilíbrio é vital para a liquidez, flexibilidade, economia e estabilidade, independentemente do quão oscilante esteja a economia.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.