Mulher posando para foto para exaltar sua beleza e saúde
Lifestyle

A importância da saúde e da beleza na sociedade atual

Beleza e saúde, uma qualidade e um estado que sempre andaram de mãos dadas. Os altos níveis de exigência e os níveis de beleza estabelecidos em nossa sociedade influenciam diretamente nas ações e nos cuidados de muitos.

A beleza é um conceito, uma qualidade presente em uma coisa, objeto ou pessoa que agrada aos olhos e produz intenso prazer na mente. 

Se pararmos um pouco na história, a beleza tem sido representada na arte e na ciência por meio de aspectos sociais. Durante séculos, a sociedade fez obras de arte, belas arquiteturas, belas esculturas e pinturas que respondem a essa qualidade. Ao longo dos anos, a beleza depende de muitos fatores: cultura, sociedade, ascensão das redes sociais, televisão, e é um conceito que sempre moveu e transformou toda a humanidade.

Em vez disso, o nível de beleza de hoje busca que o corpo seja atlético e esbelto. O exercício físico e uma boa alimentação são as chaves para atingir este objetivo.

Mulheres “perfeitas” são aquelas que atendem aos padrões de serem altas e magras, com quadris pronunciados e seios grandes, firmes, simétricos e sólidos. Pele lisa e bronzeada, olhos grandes, nariz pequeno, lábios grossos, barriga lisa, pernas longas e bem torneadas e cabelos compridos são outras qualidades que respondem ao nível da beleza feminina. 

Quanto aos homens, os mais magros e musculosos, com pouca gordura corporal, são os preferidos. A essas características somam-se os cuidados corporais cada vez mais frequentes, a preocupação com os cabelos, roupas e pelos corporais que os homens não tinham antes.

Em ambos os casos, o cânone de beleza atual é baseado em parecer jovem e ter uma figura firme. É por isso que homens e mulheres passam horas na academia, seguem dietas para manter o corpo e muitos recorrem ao uso de cosméticos e tratamentos estéticos.

A preocupação com a aparência física

Hoje, existe uma preocupação constante com a aparência física. Não há nada de errado em querer cuidar da aparência, ainda mais se você precisa fazer muitas poses fotos profissionais para sua empresa, por exemplo, mas é importante lembrar que a beleza é subjetiva. O que pode produzir prazer visual para uma pessoa pode não causar nada para outra.

No entanto, uma preocupação excessiva com a aparência física pode levar ao aparecimento de transtornos alimentares, perda da autoestima e, consequentemente, afetar a saúde mental.

Felizmente, hoje está se implantando uma nova tendência, chamada de “body positive”, um movimento social criado para empoderar pessoas com excesso de peso, ao mesmo tempo em que desafia e questiona as formas como a sociedade apresenta e observa o corpo humano.

A saúde

Saúde é “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Embora os conceitos de saúde e beleza tenham sido fortemente ligados. Quando falamos de saúde, falamos de um corpo completamente saudável. Felizmente, a sociedade de hoje está ciente de outra maneira. Sentir-se bem consigo mesmo é muito importante para manter um ótimo relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Não se trata de seguir os níveis de beleza atuais, mas de corrigir e reparar o que não está harmonioso para que cada pessoa se sinta confortável com seu corpo. Em muitos casos, a aparência física influencia a avaliação que se tem de si mesmo e é justamente aqui que entram em cena as redes sociais e os anúncios,

Por que a beleza influencia a autoestima?

Na sociedade atual existe uma certa tendência a aparecer ou ter uma boa imagem e, em muitos casos, manter uma boa aparência não costuma ser uma opção. É verdade que o conceito de beleza é cem por cento subjetivo.

Além disso, muda dependendo da cultura em que você vive. Mas o que é realmente importante é gostar de si mesmo. Na verdade, se todo mundo gosta de você e você não parece bem, sua auto-estima pode sofrer.

Infelizmente, hoje, em um grande número de empregos, o requisito fundamental é ter uma imagem bem cuidada, o que às vezes até está diretamente relacionado à sua capacidade e valor ao exercer essa função. Sem falar na juventude, que para muitos, mais do que uma característica momentânea de cada indivíduo em seu crescimento, tornou-se uma qualidade que reflete a beleza.

Sem dúvida, um dos fatores que muito influenciou esse assunto é a ascensão das redes sociais, embora nem sempre seja assim, um grande número de influenciadores mostra uma imagem idílica de suas vidas, onde a beleza está presente em todos os níveis.

Seu próprio trabalho os leva a se beneficiar de inúmeros tratamentos estéticos sem ter que pagar nada por eles e até mesmo cobrar para recebê-los. Algo que também acontece quando falamos de seu guarda-roupa. Tudo isso gera frustração em muitos de seus seguidores e afeta sua autoestima.

Com os altos níveis de exigência, o estado de espírito da nossa sociedade depende dos níveis de beleza que foram criados. A percepção que você tem de si mesmo influencia o que você transmite aos outros. Se não há confiança, não há auto-estima, nem aceitação, o que resulta na falta de uma boa projeção de si mesmo para o resto do mundo.