Saúde

A importância da vacinação para prevenção de doenças em seu pet

A vacinação sempre foi uma questão constante para qualquer pessoa, e claro, se pensarmos em nos vacinar como forma de proteção, nossos animaizinhos também devem tomar esse cuidado. 

Afinal, assim como os humanos, a vacinação dos pets tem dois objetivos: proteger o animal de doenças infecciosas e protegê-los contra os agentes circulantes dessas doenças.

Vale ressaltar que algumas doenças dos animais podem acometer também a saúde humana, e mais do que isso, uma boa vacinação garante a saúde, segurança e o bem-estar do animal por mais tempo, evitando que ele seja um eletroímã de doenças. 

Quando adotamos ou compramos um animal, temos toda a responsabilidade de cuidar dele como se fosse um membro da nossa família e sua saúde está incluída nesse processo. Portanto, lembre-se de não perder as datas de vacina e aumentar o ciclo de vida do pet e melhorar sua qualidade de vida. 

No texto de hoje, falaremos tudo sobre a importância da vacinação para prevenção de doenças no seu pet, sendo tão importante quanto Sistema De Som Ambiente para grandes eventos. Gostou da pauta? Então fique conosco!

A importância da vacinação em pets?

É inegável o quanto os pets têm se tornado comuns na vida das pessoas, sendo para muitos, considerados como parte da família, e é claro que, devido a toda sua importância, eles devem receber um tratamento adequado, como qualquer familiar, principalmente quando falamos sobre a sua saúde. 

A vacinação correta em animais domésticos, ajuda a protegê-los contra doenças infecciosas que podem chegar através de bactérias e outros microrganismos, prejudicando assim, a sua rotina e até mesmo colocando a sua vida em risco, dependendo da doença que for contraída, o animal pode sofrer gravemente um declínio no seu bem-estar. 

Além disso, existem doenças contraídas pelos animaizinhos que podem ser transmitidas para os seres-humanos, o que pode prejudicar o ambiente como um todo. Então, é recomendado não só realizar a vacinação, como respeitar o calendário de vacinas do seu pet. 

Quais os benefícios da vacinação?

Se você deseja levar uma vida mais saudável, próspera, longa e duradoura ao seu pet, a vacinação pode ser a chave para que isso aconteça, por meio dela, você pode evitar que ele contraia possíveis doenças e aumentar a sua chance de vida. 

Assim como um Torquimetro auxilia no ajuste de peças importantes, a vacinação para os animais ajuda a limpar todo o organismo e blindá-lo de potenciais doenças, além de uma vida mais saudável e segura, ainda existem outros benefícios que os pets acabam aproveitando.

Como, por exemplo, a liberdade de passear em shopping, praças, parques, ir à pet shops e se hospedar em hoteizinhos, trazendo uma variedade maior de opções para seu bichinho conhecer. 

Qual são os cuidados na hora de vacinar?

Se você quer vacinar o seu pet é claro que é necessário tomar alguns cuidados, primeiro vale lembrar que nem toda vacinação garante 100% de imunidade. Isso significa que muitos animais desenvolvem uma resposta imunológica para aquele tipo de vacina, desta forma, é recomendado que a vacinação seja personalizada, e analisada caso a caso. 

Sendo assim, essa é uma tarefa que obrigatoriamente deve ser realizada por profissionais qualificados, assim como a adição do impermeabilizante para lajes. Em grande parte, apenas o médico-veterinário é capaz de identificar a eficácia de cada vacinação em cada animalzinho. 

Então procure o auxílio de um profissional para te ajudar durante essa jornada, a opinião de alguém que conhece sobre o assunto pode ser essencial para garantir a saúde do seu pet. 

Quais vacinas são imprescindíveis?

Existem algumas vacinas consideradas obrigatórias para qualquer pet, que estão presentes dentro do seu calendário de vacinação, essas vacinas são consideradas vacinas múltiplas ou polivalentes, V8 e V10 e a vacina anti-rábica, isso para os cães.

As vacinas V8 e V10, por exemplo, protegem de sete doenças básicas como a cinomose, hepatite canina infecciosa, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina. 

Para os gatos, a polivalente V3 e V4 entram em seu calendário protegendo contra o parvovírus felino, o calicivírus felino e o herpesvírus felino, lembrando que a anti-rábica é obrigatória para ambos os casos assim como a dose de reforço que deve ser tomada anualmente. 

Qual a frequência para a vacinação?

Por fim, antes que você precise ligar o seu Aquecedor a gás caso esteja frio e sair correndo até o veterinário para aplicar algumas vacinas, lembre-se de ficar de olho na frequência para a vacinação de cada animalzinho.

Os filhotes são os que mais precisam tomar cuidado, já que devem receber 3 doses de vacinas com um intervalo de 21 até 30 dias entre elas, assim como as crianças, por exemplo. Dessa forma, até os 4 meses de vida o cuidado tende a ser mais intenso. 

Já para pets adultos, é preciso sempre estar tomando o reforço anual, que consiste em 3 ou 4 doses de vacinas, para saber melhor sobre elas, consulte o seu médico-veterinário para te auxiliar durante a jornada. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Este conteúdo foi criado pelo time  do Soluções Industriais.