Mensagem

A Pedra Angular a única que não pode ser substituída, as demais sim

A pedra é um objeto sólido, resistente, robusto, compacto… porém, existe uma pedra capaz de suportar o peso de toda uma estrutura, pois para isso foi talhada, esculpida, escolhida e até provada…A PEDRA ANGULAR era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções. Caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formava um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.

 A pedra angular é o elemento essencial, indispensável que dá existência ao que se chama de fundamento da construção. Nos dias de hoje, a pedra angular seria semelhante ao alicerce dos prédios contemporâneos.

 A Pedra Angular nunca poderá ser substituída, todas as demais sim! No domínio espiritual, o Senhor Jesus é a Pedra Angular e as demais pedras somos nós! É um facto, Deus não precisa de nós, porém, Ele conta com cada um de nós. Já nós precisamos (e muito) d’Ele e contamos com a Sua ajuda para tudo e mais alguma coisa!

 JESUS, a Verdadeira PEDRA ANGULAR

Para os cristãos, a Pedra Angular é representada por Jesus Cristo e em múltiplas passagens da Bíblia Sagrada existem referências a esta Pedra Angular. Um dos exemplos é o que se segue:

 “A Pedra que os edificadores rejeitaram, essa veio a ser a Principal Pedra, Angular; isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos.” (Salmos 118.22-23)

 Ou seja, Jesus Cristo, o Messias, foi rejeitado como O Mais Importante Elemento na construção do templo espiritual da nação judaica, quando Ele foi a Pedra Angular escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme o Plano Divino.

 Tal como na construção de um edifício, cuja Pedra Angular é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada, sem cair. Para um verdadeiro Cristão, Jesus Cristo é essa Base Fundamental, na qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam e praticam a Palavra de Deus.

 Provado, Aprovado e Assentado como O Fundamento para a vida espiritual de cada verdadeiro Cristão, ao contrário do que muitos consideram, o Senhor Jesus não surge apenas como O Messias no Novo Testamento, na verdade, a Sua Pessoa é transversal a toda a Palavra de Deus e o Seu Plano de Salvação revelado aos homens que se entregaram de espírito (razão), corpo (necessidades) e alma (sentimentos) ao Evangelho, seja no Antigo como no Novo Testamento:

 Rei Davi:

“A Pedra que os edificadores rejeitaram, essa veio a ser a Principal Pedra, Angular; isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos.” (Sl 118.22-23)

Profeta Isaías:

“… assim diz o SENHOR Deus: Eis que Eu assentei em Sião uma Pedra, Pedra já Provada, Pedra Preciosa, Angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.” (Is 28.16)

 Apóstolo Paulo:

“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da Família de Deus, edificado sobre O Fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a Pedra Angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Ef 2.19-22)

 Apóstolo Pedro:

“… também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Por isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma Pedra Angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.” (1Pe 2.5-6)

E nós?

Somos “pedras que vivem”, alicerçadas na Pedra Angular, caso contrário, seremos “Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam, na Palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.” (1Pe 2.8)

Não duvide, não vacile, não tropece, obedeça e seja edificado na Pedra Angular – Senhor Jesus

Pastores: Edvaldo Sousa e Weider Santiago