fritadeira AirFryer
casa e jardim

Airfryer: O que não te contaram sobre

Comer frituras sem nenhum peso na consciência, é o sonho de qualquer pessoa que busca ter uma alimentação equilibrada, não é mesmo? Por isso, hoje iremos falar tudo que você precisa saber sobre a Airfryer.

Essas fritadeiras elétricas têm feito o maior sucesso nos últimos anos. Mas, pode ser que você ainda se pergunte: vale a pena comprar uma Air fryer?

Então, hoje vamos te ajudar a decidir se esse equipamento vai ser útil para você. 

Continue lendo este artigo e descubra se vale a pena adquirir uma airfryer e se elas realmente funcionam.

AirFryer fritadeira eletrica
AirFryer fritadeira eletrica

A airfryer realmente funciona?

Embora a promessa de panelas sem óleo possa parecer um milagre, a verdade é que a Airfryer pode realmente cozinhar e fritar alimentos com textura e sabor.

Mas como os alimentos podem ser fritos sem óleo?

Para garantir a aparência e crocância das receitas, a Airfryer possui um sistema de cozimento chamado convecção, mais comumente em fornos profissionais na cozinha.

Normalmente, o interior do airfryer é aquecido por um resistor elétrico semelhante a uma grade na parte superior.

Quando a temperatura de fritura atinge então cerca de 300°C, o sistema de hélice menor produz ar quente que é circulado em uma cesta em alta velocidade. 

Desta forma, os alimentos possuem uma camada crocante, sem excluir o sabor dos alimentos.

E falando sobre fritadeira elétrica ou Air fryer, Existem diversas empresas na internet vendendo diversos produtos similares, porém o site confiável é o https://airfryerja.com.br

A Air Fryer é realmente saudável?

Quem quer uma alimentação balanceada sabe que o consumo excessivo de gordura é uma coisa ruim. Portanto, adquirir um equipamento que faz alimentos fritos que todos nós amamos, mas sem a adição de gordura, é o sonho de qualquer pessoa.

Mas a Airfryer é realmente saudável? Você vai fazer esse investimento?

Embora a fritadeira elétrica prometa ajudar a preparar refeições mais saudáveis, alguns estudos sugerem que certos riscos à saúde podem ser o caminho a percorrer.

Vantagens e desvantagens de comprar uma air fryer

fritadeira AirFryer

Embora o objetivo principal da Airfryer seja reduzir o consumo de gordura, a panela de ar quente em vez de gordura, isso por si só não ajuda. 

Como todos os outros produtos, também tem suas desvantagens.

Portanto, todos devem considerar seus prós e contras e decidir se vale a pena colocar a fritadeira sem óleo.

  • Sabor da comida

Embora a Airfryer da cozinha original dê a aparência de comida frita, geralmente não tem o mesmo sabor e é cozida de maneira convencional.

Então, se você come muita fritura, pode encontrar o primeiro sabor em uma panela com diferentes preparações, o que pode ser negativo. 

Mas, com o tempo, nos acostumamos, tendo em mente que se trata de algo mais saudável.

  • Cuidado

Sem dúvida, uma das maiores vantagens da Airfryer é sua função prática. Você pode fazer uma receita deliciosa em apenas alguns minutos sem sujar a cozinha.

Além disso, você pode preparar vários pratos na grelha sem óleo.

Ao programar o tempo de cozimento, você também pode aproveitar para fazer outras tarefas enquanto os alimentos estão prontos.

  • Limpeza

Todo mundo que está acostumado a cozinhar sabe o quanto a fritura na cozinha faz uma bagunça, só que deixa o cheiro forte de óleo queimado por toda a casa. 

Mas este não é o caso de uma fritadeira elétrica, pois o sistema de cozimento não emite odores nem mancha a gordura em todos os lugares. Aliás, esse é um ponto super positivo, principalmente para quem cozinha à noite.

Além disso, a Airfryer é muito fácil de limpar, algumas peças podem até ser lavadas na máquina de lavar louça.

Vale a pena comprar um Airfryer?

Airfryer está disponível em média no Brasil com capacidade de 2 a 5 litros.

Dependendo da marca, modelo e tamanho da fritadeira, o valor pode chegar até R $2.300, mas também com R $400 você já pode comprar o um bom produto também.

Conheça os seguintes motivos que vale a pena comprar uma Air Fryer:

  1. Eles reduzem a gordura em uma dieta;
  2. É muito prático mesmo para quem mora sozinho;
  3. Além de frituras, você pode preparar uma grande quantidade de outros alimentos;
  4. É muito fácil de limpar e não deixa a cozinha oleosa ou com la cheiro; 
  5. Você pode cozinhar uma refeição mais saudável com valor calórico reduzido.

Fica claro também que a fritadeira elétrica apresenta aspectos negativos, como perda de nutrientes de determinados alimentos, diferenças de sabor em relação às grelhas tradicionais e o fato de algumas partes da família serem pequenas.