Mulher com suor nas costas
Saúde

Alergia ao suor? Conheça dicas para evitá-la

Entenda como o problema aparece e veja dicas para evitar a reação alérgica e viver com mais conforto no dia a dia

Vivendo em um país tropical, evitar o suor pode ser praticamente impossível, principalmente com a chegada do verão. Infelizmente, quem sofre com alergia ao suor acaba tendo ainda mais dificuldades nesse período. Evitar se expor ao sol, escolher roupas de tecido antissuor e tomar banhos gelados são algumas ações que podem ajudar. 

Você acha que sofre com esse problema? Entenda mais sobre a alergia ao suor e os sinais para prestar atenção!

O que é a alergia ao suor?

Alergia ao suor é uma reação que a pele de uma pessoa tem quando entra em contato com o suor dela mesma. Essa condição tem o nome de urticária colinérgica e causa coceira na pele no local com suor, além de manchas avermelhadas. 

No geral, não causa lesões mais sérias, mas casos mais graves podem levar a ferimentos caso não seja cuidado da maneira devida.

O problema aparece principalmente nas articulações e dobras, pois além do suor, há também o atrito da pele. Entretanto, as manchas podem aparecer em todo o corpo, causando coceira. 

Esses efeitos alérgicos são causados pelo suor, que é composto por sódio, potássio, cloretos e amônia, além de ureia e ácido úrico. Assim, toda vez que a pessoa sua, como na prática de exercícios físicos ou em um dia muito quente, acaba sofrendo com a alergia. 

Assim, esse é um tipo de alergia desencadeada a partir de estímulos físicos e dependendo da condição do dia. Também tem relação com alergia a fragrâncias e até mesmo cosméticos e tecidos específicos. 

Por que algumas pessoas têm alergia ao suor?

De maneira geral, a  tolerância das pessoas ao calor, ao suor ou a qualquer adversidade alérgica é muito variável. Assim, cada pessoa pode ter um tipo de alergia diferente. 

A alergia ao suor é bastante comum principalmente entre jovens, com predisposição imunológica ou não. Nessa idade, é comum que a quantidade de suor liberada seja um pouco maior, além de a quantidade de hormônios interferir na composição. 

No caso das pessoas com alergia ao suor, que mesmo em poucas quantidades pode levar à reação, o grande ponto é a dificuldade em evitá-la, já que essa é uma atividade natural do corpo humano. 

A alergia, por sua vez, está relacionada com as substâncias presentes no suor, que podem levar à irritação da pele. A ureia e o ácido úrico são algumas delas que podem causar reações alérgicas na pele. 

Como evitar o problema

Mas, afinal, é possível evitar ou tratar esse problema? Sim! 

De maneira geral, o tratamento busca diminuir a quantidade de suor ao fazer o controle de hormônios ou realizar a aplicação de botox nas glândulas sudoríparas, o que diminui a saída. 

Além disso, muitos optam por tomar antialérgicos quando sabem que vão se expor ao suor, fazendo exercícios físicos ou em um dia muito quente. Também existe a possibilidade de fazer o tratamento antialérgico por um tempo, para diminuir as reações.

Mesmo assim, muitas pessoas continuam sofrendo com a alergia, pois têm uma sensibilidade mais alta. Nesses casos, é preciso também tomar outros cuidados no dia a dia para diminuir as alergias. 

Alguns cuidados que podem ser tomados diariamente para diminuir as reações alérgicas ao suor são:
 

  • tomar banhos gelados várias vezes ao dia no verão;
  • utilizar roupas com tecidos antissuor;
  • utilizar roupas que ajudem na ventilação e diminuam o suor, como linho e algodão;
  • evitar sair em dias muitos quentes ou esperar a temperatura abaixar um pouco;
  • não se expor diretamente ao sol;
  • não abrir mão dos antitranspirantes; 
  • lavar as regiões mais afetadas com frequência, quando estiver longe de casa (principalmente dobras);
  • usar roupas leves e manter-se hidratado durante todo o dia.