Notícias Polêmicas

‘Amigos nas Imediações’, e as configurações que te livra dessa função no Facebook

A função “Amigos nas Imediações” promete revelar quais contatos do Facebook estão perto de você ou para onde estão viajando. Embora seja um recurso útil para quem gosta de encontrar as pessoas para conversar pessoalmente, a ferramenta gera controvérsias ao compartilhar a localização do aparelho em tempo real e por consumir recursos do telefone, especialmente a bateria do seu celular ou notebook. Felizmente, a função não é obrigatória e o usuário pode configurá-la para aumentar a sua privacidade ou, simplesmente, desligá-la. Veja os prós e contras.

Privacidade x comodidade

Lançada em outubro de 2015, a “Amigos nas Imediações” é uma função bastante tentadora para quem quer ser avisado quando alguém está por perto. Ao ativar o recurso, o Facebook sugere que a sua localização fique visível para todos os amigos. No entanto, é comum que usuários tenham contatos na rede social não tão próximos na “vida real” ou dos quais preferem ocultar alguns dados. Afinal, a rede social chega, até mesmo, a notificar quando você está por perto.

Para conferir quais pessoas podem ter acesso à sua localização, basta tocar no botão sanduíche (localizado no canto superior direito da tela) e, em seguida, escolher a opção “Amigos nas Imediações”.

Caso o recurso não esteja ativo, é possível tocar na caixa de diálogo e escolher quem pode ver seu bairro ou cidade. Caso já esteja ativo, toque no ícone de engrenagem e em seguida sobre a caixa abaixo de “Amigos nas Imediações”. Veja como criar listas personalizadas de amigos.

Facebook pode mostrar sua localização apenas para grupos selecionados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Facebook pode mostrar sua localização apenas para grupos selecionados 

Consumo de bateria

O Facebook já foi apontado como um dos grandes gastadores de bateria de celulares. Além de rodar automaticamente em segundo plano, o aplicativo da rede social faz uso constante da Internet para sincronizar dados e também de sensores de localização, que serão usados para atualizar sua posição para os seus amigos, entre outras coisas.

Sendo assim, desativar a “Amigos nas Imediações” ou até mesmo cortar os serviços de localização da plataforma pode ter um impacto positivo na duração da bateria do seu smartphone, ainda que pequeno.

Como desativar ‘Amigos nas imediações’ do Facebook no Android

Passo 1. Toque no botão sanduíche do Android e escolha a opção “Amigos nas Imediações”;

Passo 2. Toque sobre o botão de engrenagem;

Facebook pode ter função Amigos nas Imediações desativada a qualquer momento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Facebook pode ter função “Amigos nas Imediações” desativada a qualquer momento

Passo 3. Na tela seguinte, toque sobre a chave ao lado de “Amigos nas Imediações” para desativar a função.

Pronto! A partir de agora, os seus amigos não poderão ver em qual bairro ou cidade você está e nem receber notificações da sua proximidade.

Usuário deixará de mostrar sua localização para amigos do Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Usuário deixará de mostrar sua localização para amigos do Facebook 

Como desativar os serviços de localização do Facebook

Além da função “Amigos nas Imediações”, o Facebook também faz uso da localização do celular para funções como check-in, exibição de propagandas e nas conversas do Messenger.

O problema é que, além de gastar bateria, há complementos como o Marauders Map que conseguem obter esses dados mesmo sem a sua autorização. Veja como cortar o acesso ao seu GPS:

No Android

Passo 1. Acesse as configurações do sistema, toque na opção “Apps” e procure pelo Facebook. Feito isso, toque em “Permissões” e desative a opção “Local” na lista que aparece.

Usuário do Android pode cortar acesso da localização do Facebook nas permissões de apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Usuário do Android pode cortar acesso da localização do Facebook nas permissões de apps 

No iPhone/iPad

Passo 1. Abra os ajustes do aparelho e procure pela opção “Privacidade”. Na tela seguinte, toque em “Serviços de localização”. Procure pelo Facebook na lista e escolha a opção “Nunca”.

iOS pode cortar acesso do Facebook à localização nas configurações de privacidade (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
iOS pode cortar acesso do Facebook à localização nas configurações de privacidade 

Pronto! Agora você já sabe como desativar o acesso do Facebook à sua localização no celular. Como se tratam de serviços muito integrados, é recomendado repetir o procedimento com o Messenger.

COMENTE O TEMA – CURTA NOSSAS PÁGINAS
Facebook: GospelMundo
Instagram: Prs.EvaldoeWeide

Precisa de Ajuda? Aqui tem!!