Nacional Notícias Sociedade

Após vídeo polêmico, Defensoria Pública SP, denuncia Ratinho por homofobia

Na semana passada, o apresentador Ratinho postou um vídeo dizendo que havia “viado” demais na televisão brasileira. Após a imensa repercussão, ele até chegou a postar um outro vídeo dizendo que tudo não passava de brincadeira, mas na quinta-feira (4), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo decidiu se posicionar contra as declarações preconceituosas e ofereceu uma denúncia administrativa na Secretaria de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania. As informações só foram confirmadas nesta segunda-feira (8) pela assessoria de impresa do órgão público.

A Defensoria Pública pede que a Secretaria de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania instaure um processo administrativo contra Ratinho e, ao final do procedimento, aplique multa ao apresentador por discriminação homofóbica, com fundamento na Lei Estadual nº 10.948 de 2001, que prevê punições administrativas para pessoas físicas e jurídicas por atos de preconceito por orientação sexual.

O Defensor Público Rodrigo Leal da Silva aponta que a fala do apresentador “é uma verdadeira exposição ampla via internet de ofensas homofóbicas proferidas contra os homossexuais de forma geral, tomando a homossexualidade masculina como algo negativo e ruim que, necessariamente, desqualificaria e depreciaria a programação de uma emissora de televisão”.

Relembre o caso
Toda a confusão começou na semana passada, quando Ratinho causou alvoroço nas redes sociais ao postar um vídeo no Instagram com teor homofóbico. Na mensagem, o apresentador diz: “A Globo colocou ‘viado’ até em filme de cangaceiro, gente. Naquele tempo não tinha viado não. Você acha que tinha?”. Ele fazia referência à minissérie “Entre Irmãs”. E depois continuou: “É muito ‘viado’. É ‘viado’ às seis horas da tarde, é ‘viado’ às oito da noite, é ‘viado’ às nove da noite, é ‘viado’ às dez da noite… Mas é muito ‘viado’! Eu não sei o que está acontecendo. Eu não sei se tem tanto ‘viado’ assim… Ou tem?”.

Facebook: Globo Expresso.Com Twitter: Globo Expresso