Notícias

Barcelona venceu o Athletic Bilbao, e abre 28 pontos de vantagem para o rival

Barcelona sofreu para sair de San Mamés com um bom resultado. Com Ter Stegen em grande dia, os catalães venceram o Athletic Bilbao por 2 a 0, gols de Messi e Paulinho. É o melhor início da história do Campeonato Espanhol: nove vitórias e um empate.

A partida marcou ainda o reencontro do técnico Ernesto Valverde com o Athletic Bilbao. O comandante treinava os bascos até a última temporada, quando se transferiu para o Barcelona para assumir o lugar deixado por Luis Enrique. O resultado deixa o Barcelona com 28 pontos, na liderança da competição. O Valencia está em segundo, com 24. O Athletic Bilbao tem apenas 11, na 11ª colocação.

O Athletic começou marcando bem, deixando a bola com o Barcelona. As melhores chances ficaram do lado basco nos primeiros 18 minutos. Ter Stegen tornou-se um paredão, principalmente para Aduriz. O experiente centroavante perdeu duas boas chances, uma delas de cara para o goleiro, que fez excelente defesa.

Depois da blitz do Athletic, o Barcelona colocou a bola no chão e passou a ser soberano. E Messi perdeu um gol inacreditável. Em jogada bem trabalhada, Paulinho acionou Suárez, que tocou para o argentino na área. O camisa 10 driblou o goleiro Arrizabalaga e, de dentro da pequena área, chutou na trave.

A pressão, agora, estava do lado catalão. O Barcelona não deixava o Athletic sair e passou a colecionar chances desperdiçadas. Suárez mandou na rede pelo lado de fora, Paulinho arrematou de longe e Messi queria se redimir. E conseguiu. O argentino acionou Alba pela esquerda e apareceu na área para marcar o primeiro.

O Athletic sentiu o gol nos minutos finais da primeira etapa e, por pouco, os visitantes não ampliaram. Paulinho acertou a trave, Laporte cortou cobrança de falta de Suárez da entrada da área. Quando o árbitro apitou pela última vez, foi um alívio para os bascos.

O intervalo foi bom para o Athletic, que voltou mais motivado e organizado. O resultado foi um time mais incisivo e presente no ataque, diferente dos últimos 20 minutos da etapa inicial. Raúl García acertou o poste de Ter Stegen. O Barcelona não conseguia sair e via a pressão basca aumentar a cada ataque.

Só aos 20 minutos que o Barcelona chegou com perigo. Em linda jogada, Suárez deu drible desconcertante em Laporte e bateu para defesa de Arrizabalaga. Contudo, o lance não acordou os catalães. O Athletic seguiu pressionando e dando trabalho à defesa, arriscando chutes de fora e infiltrações dentro da área. Ter Stegen voltou a trabalhar efetivamente e levou a melhor novamente em duelo com Aduriz, que chegou muito perto do empate. Nos acréscimos, o Athletic Bilbao foi castigado pelas oportunidades desperdiçadas. Em contra-ataque, Messi deixou para Suárez, que bateu firme. O goleiro fez linda defesa, mas Paulinho marcou no rebote, para garantir a suada vitória no San Mamés.

FacebookGlobo Expresso.Com TwitterGlobo Expresso.Com