Sexta, 24 DE setembro DE 2021

Benefícios empresariais: saiba o que é benefício e o que é obrigação da empresa

Publicado em:

19 de
ago
Categorias: Atualidade e Notícias.

Os benefícios empresariais são grandes diferenciais e podem ser decisivos para que os trabalhadores escolham por uma empresa ou outra. Diversas são as vantagens oferecidas desde vale refeição, vale transporte, previdência privada com plano instituído ou averbado, plano de saúde e tantos outros que são cada vez mais tendências no mercado.

Porém, muitas pessoas confundem direitos trabalhistas com benefícios e é preciso ter atenção, afinal, alguns itens que os empregadores dizem que são diferenciais são nada mais do que obrigação de ser oferecido.

Você sabe de fato o que são os benefícios empresariais e o que são direitos garantidos dos trabalhadores? Vamos falar mais sobre eles!

Benefícios obrigatórios


Os benefícios corporativos são as vantagens que as empresas disponibilizam para seus colaboradores para aumentar seu nível de satisfação, engajar e reter talentos no negócio e se dividem entre obrigatórios e não obrigatórios.

Os benefícios obrigatórios são aqueles que têm previsão legal na legislação brasileira e são direitos trabalhistas, ou seja, eles não são uma opção da empresa e é preciso disponibilizá-los ao quadro de funcionários. São eles:

  • FGTS;

  • 13º salário;

  • Férias remuneradas;

  • Horas extras;

  • Depósito do FGTS;

  • Licenças;

  • Repouso semanal remunerado;

  • INSS;

  • Adicional de férias;

  • Vale-transporte.


É importante que o colaborador entenda que esses são direitos que lhe são assegurados e não podem ser negociados como benefícios exclusivos ou não, afinal, eles são previstos pela CLT.

Benefícios não obrigatórios


Já os benefícios não obrigatórios são aqueles que podem ou não ser concedidos aos trabalhadores e depende de estratégias, planejamento, finanças e decisões das empresas.

Eles podem atingir os mais variados aspectos e incluir família, cultura, saúde, lazer ou investimentos, por exemplo. Reunimos alguns benefícios importantes para um negócio e para os colaboradores.

Assistência médica


A saúde é uma das grandes preocupações das pessoas e esse é um benefício comum e muito querido pelos colaboradores. Com altos valores, ainda é baixa a adesão dos brasileiros aos planos individuais e familiares, portanto, esse é um dos benefícios fortemente desejados pelos profissionais.

Bônus em dinheiro


Muitas pessoas querem receber bônus em dinheiro para, dessa forma, fazerem o que bem entenderem em suas rotinas. Esse bônus pode ocorrer de diversas formas, seja por entregas, alcance de metas, produtividade e qualquer que seja o combinado entre empresa e colaborador.

Incentivo à educação


Os treinamentos, desenvolvimento e incentivo à carreira são muito importantes para manter os colaboradores em sua jornada de crescimento e o auxílio para a educação passa a ser cada vez mais valorizado.

Com o home office seguindo como tendência de modelo de trabalho, as pessoas ganham mais tempo entre deslocamentos e passam a olhar mais para suas possibilidades de estudo e desenvolvimento.

Sendo assim, além de oferecer estratégias de treinamentos internos, é importante quando os negócios oferecem universidades corporativas, gamificação, cursos online e até mesmo parcerias com instituições ou incentivos financeiros que seja possível a realização de cursos e desenvolvimento.

Previdência Privada


Com a reforma da previdência, as pessoas estão olhando cada vez mais para seus futuros e planejamento financeiro, dessa forma, a previdência privada passa a ser um benefício cada vez mais valorizado.

A previdência pode ocorrer de duas diferentes formas: com a empresa pagando parte do investimento ou com a organização disponibilizando planos que facilitem que o colaborador tenha esse tipo de investimento que sai direto do seu salário para o plano.

Incentivo à saúde mental


Mais do que assistência médica, a saúde mental tem sido um tópico que desperta cada vez mais a atenção das pessoas. Não apenas sobre disponibilizar um plano de saúde, mas também sobre incentivar a saúde do colaborador. Isso pode ser feito através de palestras, disponibilização de psicólogos, terapias e conversas em grupos, entre outros.

Os benefícios são muito importantes para os colaboradores e é essencial para os profissionais olhar para eles e ter esse tópico como motivador para escolha de uma posição.

Que tipo de benefício você recebe ou deseja receber? Fique atento sobre os obrigatórios ou não e não fique sem seus direitos!

 

Deixe seu Comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

Outras Notícias

Regularização do MEI: Consequencias, dúvidas e respostas
Como usar amostras gratis para melhorar minhas vendas ?
10 melhores áreas de especialização do Direito – Advogado
Sintra Vila portuguesa: Qual época, Como chegar e como hospedar-se
futuro financeiro: O que é, por que você deve pensar desde já ?