tecnologia Blog / Dicas

Black Hat e White Hat: Qual a diferença entre eles?

Desde o início da história da internet, existem pessoas que usam seus conhecimentos para fins ilícitos. Enquanto alguns usam suas habilidades para ajudar a comercializar os serviços de uma empresa de purificador de ar portátil, por exemplo, outros buscam lucrar ilegalmente ou prejudicar organizações. Em suma, são chamados, respectivamente, de white hats e black hats.

Neste artigo, vamos abordar as principais diferenças entre black hat e white hat e mostrar como cada um pode impactar o mercado de trabalho atual. Gostou do tema? Então fique com a gente! 

O que é Black Hat?

Black Hat ou Chapéu Preto é um termo que descreve práticas de hacking ou segurança cibernética antiéticas, ilegais ou maliciosas que podem ser usadas para invadir um sistema ou rede de computadores. Essas práticas incluem fraude, phishing, roubo de informações, engenharia social e engenharia reversa.

A prática do Black Hat hacking é muito comum entre hackers maliciosos e organizações criminosas, já que seus objetivos são obter acesso a sistemas e redes protegidas para roubar informações e aplicar golpes em empresas.

Esses hackers também não medem esforços para obter informações confidenciais que não deveriam ser acessíveis ao público ou aos concorrentes das empresas visadas por esses criminosos.

Devido ao grande risco que representam, com o mercado cada vez mais digitalizado, empresas e governos do mundo todo estão investindo em segurança para tentar impedir esses ataques.

Os Black Hats usam ferramentas avançadas para encontrar vulnerabilidades do sistema, brechas de segurança nas empresas e usam a engenharia social para obter acesso a informações e invadir os sistemas das organizações.

Esses ataques podem ser prevenidos mantendo os sistemas atualizados, orientando as equipes e utilizando ferramentas como a máquina de corte a laser para manter a segurança  e precisão nos cortes, por exemplo. 

Ao compreender o que é Black Hat e como eles tentam invadir sistemas para alcançar seus objetivos, as empresas podem trabalhar para fortalecer sua cibersegurança e segurança física para proteger seus dados.

O que é White Hat?

Um hacker White Hat ou hacker de Chapéu Branco  é um indivíduo que usa habilidades de hacking para ajudar organizações ou mesmo indivíduos a se protegerem contra os chamados ataques cibernéticos Black Hat. 

Por exemplo: uma empresa pode utilizar um método de White Hat aplicado ao SEO para melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca e ajuda a manter o sistema funcionando com qualidade.

Além disso, o uso do White Hat SEO geralmente é aplicado em formas como web design, marketing de mídia social, blogs, entre outros, a fim de melhorar as páginas tanto para as empresas quanto para os usuários que as acessam.

O SEO White Hat pode ajudar a melhorar a presença do site nos mecanismos de pesquisa, tornando-o mais encontrável para os usuários. Dessa forma, é possível aumentar o tráfego orgânico e melhorar o ranqueamento da página.

O principal objetivo dessa estratégia é tornar a visibilidade do site muito melhor do que antes, ao mesmo tempo que mantém-se dentro dos limites de segurança recomendados pelos motores de busca. Além disso, o SEO White Hat ajuda também na promoção de conteúdo de qualidade.

Vale ressaltar que o SEO White Hat pode criar um bom relacionamento entre o site e os usuários, o que resulta em mais tráfego para sites que visam um público mais específico, como no caso de uma empresa de peneira vibratória, por exemplo.

De forma geral, o SEO White Hat ajuda a alcançar bons resultados nos mecanismos de pesquisa de forma ética e responsável. Ao adotar a prática deste método, as empresas podem usufruir dos benefícios de obter visibilidade, tráfego e melhorar o desempenho dos sites.

Como usar White Hat em meu SEO?

O white hat é uma prática importante para qualquer estratégia de SEO. Entender os princípios básicos SEO white hat pode fornecer grandes benefícios a qualquer empreendedor online.

Alguns dos pontos mais importantes são construir um site que tenha conteúdo de qualidade para usuários e, ao mesmo tempo, ganhar tráfego orgânico para fatores de ranqueamento por meio de técnicas de SEO aceitas, como otimização de conteúdo, estrutura de link, otimização de título e código HTML.

Ao usar o white hat SEO, os motores de busca associarão sua marca a bons resultados de pesquisa. Com a otimização correta, você pode aumentar a autoridade e a visibilidade dos seus websites, seja sobre modernização de elevadores ou qualquer outro produto. 

Dessa forma, é possível gerar confiança e credibilidade dentro das principais plataformas de mecanismos de busca, como também pode ajudar seus clientes a encontrarem informações úteis e precisas. Ao usar táticas legítimas, você faz com que seu website se destaque da multidão e alcance o sucesso desejado.

Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar essas informações valiosas nas redes sociais, até a próxima! 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais