Domingo, 28 DE novembro DE 2021

Presidente afirma que novo Enem priorizará o ensino e não doutrinação

Publicado em:

5 de
jan
Categorias: Atualidade, Mais Lidas e Topo. Tags: Brasil, Educação, Enem, Jair Bolsonaro e Presidente.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou neste sábado (5) que o novo responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o economista Murilo Resende Ferreira, vai priorizar o ensino com enfoque na medição da formação acadêmica.


Em publicação na sua conta oficial no Twitter, o presidente disse que é preciso ignorar a promoção da "lacração" e da "doutrinação" em sala de aula. O presidente também destacou a formação de Resende, que é doutor em economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas).


"Murilo Resende, o novo coordenador do Enem, é doutor em economia pela FGV, e seus estudos deixam claro a priorização do ensino ignorando a atual promoção da 'lacração', ou seja, enfoque na medição da formação acadêmica, e não somente o quanto ele foi doutrinado em salas de aula", tuitou.


Resende, de 36 anos, foi escolhido pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, como diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira), que é o órgão responsável pelo Enem.


Em novembro do ano passado, Bolsonaro criticou o Enem, afirmando que o exame foi um “vexame” e uma “doutrinação exacerbada”. Para o presidente, as provas deveriam cobrar “conhecimentos úteis” para a sociedade em vez de tratar de assuntos que possam influenciar os jovens futuramente.


Bolsonaro também criticou uma das questões do exame que tratava do “dialeto secreto” utilizado por gays e travestis. “Uma questão de prova que entra na dialética, na linguagem secreta de travesti, não tem nada a ver, não mede conhecimento nenhum. A não ser obrigar para que no futuro a garotada se interesse mais por esse assunto. Temos que fazer com que o Enem cobre conhecimentos úteis”, disse.


Murilo Resende foi apresentado como novo diretor de Avaliação da Educação Básica, órgão responsável pelo Enem e pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) na última quarta-feira (2) pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.


O novo chefe do Enem é professor universitário em Goiás desde 2015 e já foi aluno do curso online do escritor Olavo de Carvalho, apontado como guru da direta e responsável pela indicação de Vélez ao cargo de ministro da Educação.



gospelmund.com


[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra