Homem e mulher vestidos com camisas do Brasil
Fashion

Camisa de time além do estádio: moda que veio para ficar

Tudo começou no Reino Unido, mas hoje a peça já é parte do dia a dia de pessoas em várias partes do mundo.

A camisa de time de futebol já foi sinônimo de inimiga da moda. Era vista como uma peça para usar exclusivamente nos estádios de futebol, ou no churrasco em família, em dias de jogos.

Agora, essa impressão ruim está sendo deixada de lado e a peça faz parte dos itens de moda e acessórios usados no dia a dia. Com certeza, a ideia veio para ficar e dá para criar looks incríveis. 

Tendência começou no TikTok

Por mais que 2022 seja o ano da Copa do Mundo e a camisa de time tenha deixado o armário para compor o visual, a tendência não é uma novidade. Tudo começou no TikTok, a famosa rede de vídeos, com o blokecore.

Brandon Huntley, na Inglaterra, foi um dos responsáveis por libertar a camisa de time deste estigma ruim. Os looks montados por ele incluíam a peça mesclada com um toque vintage, com calças jeans retas ou largas acompanhadas de tênis esportivos, como os da Adidas.

Em resumo, ele havia criado visuais perfeitos para um passeio casual na rua, trazendo seu estilo pessoal para uma peça que, normalmente, ficava acomodada no guarda-roupa e era usada apenas em dias de jogos. Os vídeos de Brandon viralizaram e conquistaram outros interessados em testar o estilo. 

Moda como expressão do que você é

A moda é uma forma de expressar seu estilo, o que você pensa e até algumas características pessoais, como ser mais tímido ou extrovertido. Assim, incluir a camisa de time também é uma maneira de mostrar sua personalidade e falar indiretamente sobre algo que você gosta.

Nos últimos anos, após a pandemia de covid-19, cresceu o interesse pela moda comfy, ou seja, a que preza pelo conforto. Aí foi apenas um passo para a camisa do seu time do coração deixar o armário e ganhar as ruas todos os dias.

A peça normalmente é mais larga e confortável, tanto que pode ser adaptada para usar com calças, saias, legging e shorts. Engana-se quem pensa que só o tênis pode finalizar o look. As botas de couro são super bem-vindas e dão aquele toque de elegância.

Um estilo unissex

Uma das grandes vantagens da camisa de time no dia a dia é o fato de ser para todes. Ela não é exclusiva do público masculino ou feminino, e combina facilmente com todos os estilos.

Dá para usá-la com um ar bem esportivo, incluindo calça de agasalho, tênis e até um boné para compor o look. Ainda assim, se você quiser deixar o visual romântico, também é possível. Basta incluir acessórios e finalizar com uma saia de cores ou estampas delicadas.

Outro detalhe que fez a camisa deixar de ser exclusiva dos jogadores, ou apenas para ser usada na hora de torcer, foi a alta tecnologia de sua composição. Elas contam com controle do suor e ajudam a pele a respirar, sem dar aquela sensação de estar superquente, tanto que já são vistas até na academia.

As grifes e as camisas de futebol

Se a peça ganhou as ruas e faz parte da moda, por que não estaria presente entre as grandes grifes? A grife francesa Balenciaga foi uma das primeiras a mostrar que camisa de futebol também é roupa elegante ao apresentar seus modelos esportivos, quase criando seu próprio time.

A Versace também não ficou atrás e lançou a sua, com brasão e aquele estilo que remete a uma camisa de time verdadeira. Assim como no caso da grife francesa, a peça também faz parte das roupas esportivas de luxo.

De qualquer forma, não é preciso comprar uma camisa das grifes. Você pode investir na sua, do seu time do coração e expressar todo o seu estilo e personalidade ao combiná-la com outras roupas que goste.