Quarta, 01 DE dezembro DE 2021

Carreira de enfermagem em emergência e urgência: O que preciso ?

Publicado em:

30 de
set
Categorias: Saúde.

O que preciso fazer para ter uma carreira de enfermagem em emergência e urgência de sucesso?

Você sabe o que é enfermagem em emergência e urgência?

A especialização em Enfermagem em emergência urgência é um curso que acrescenta a formação dos enfermeiros que desejam atuar com saúde coletiva e individual. 

A pós-graduação tem duração de dois anos e se divide entre conteúdos teóricos e práticos, e os profissionais têm disciplinas como anatomia, ética e humanização na saúde, papel da enfermagem em emergência e UTI, imunologia e fisiologia.

Uma pós-graduação em urgência e emergência é uma importante área de atuação do enfermeiro, em que tem a possibilidade de ampliar os horizontes em relação à tomada de decisão em um momento de risco para o paciente.

Além disso, uma pós-graduação com todas essas possibilidades, permite que o profissional entenda as diferenças da assistência emergencial, compreenda os conceitos teóricos e aplique na prática o conhecimento adquirido.

Após aprender todo esse conteúdo, o estudante faz aulas práticas em laboratório e tem contato com pacientes e situações verdadeiras no ramo de enfermagem.

Com isso, ele aprende os primeiros socorros, tratamento para certos tipos de doenças e cuidados com o paciente.

Por isso, é essencial que o enfermeiro esteja sempre buscando atualização de conhecimentos, ainda mais quando se tem a chance de obter um certificado de conclusão por ter passado por esse processo.

O que é preciso para ter uma carreira de enfermeiro de sucesso?

  • Elabore um plano de carreira


Ter um bom planejamento é o primeiro passo para quem deseja ser um profissional de sucesso. Elabore metas como, qual cargo alcançar, qual salário e trabalhar em qual área.

  • Pesquise os segmentos de atuação


É importante que o enfermeiro tenha uma mente mais aberta do mercado de atuação, pois existem outras áreas que ele pode estar atuando, não somente em hospitais como:

  1. Home care

  2. Ambulatório

  3. Gestão de serviços de saúde



  • Saiba trabalhar em equipe


Na maioria dos casos, um enfermeiro irá trabalhar com mais pessoas, por isso vai precisar:

  1. Ter um bom relacionamento com todos

  2. Dar e ouvir opiniões

  3. Valorizar o trabalho do outro

  4. Estar sempre pronto para auxiliar outros técnicos



  • Desenvolva capacidade de liderança


Caso você deseje gerenciar equipes, você precisa saber ser um bom líder, deixando para trás a ideia de uma pessoa autoritária, que somente dá ordens. É preciso saber conversar e delegar funções.

  • Se mantenha sempre atualizado


Para aquelas pessoas que desejam crescer na carreira de enfermagem precisa estar atualizado, por isso parar de estudar não é uma opção. 

Hoje existem diversas opções de cursos de pós-graduação, como especializações e treinamentos que vão valorizar ainda mais o seu currículo.

Conheça Também o site romualdomaffra.com.br que faz serviços de angiologista em Goiânia a muitos anos, e feito história na cidade de Goiânia

Saiba como escolher uma pós graduação em enfermagem

O primeiro passo importante é analisar as opções de cursos existentes sobre o assunto que você está pensando.

Conversar também com profissionais mais experientes e fazer uma análise do mercado em saúde é algo muito importante, pois abre mais os seus olhos, pois esses profissionais já estão trabalhando nessa área e poderão te dar uma opinião mais concreta da realidade dessa área.

Após ter feito essa análise, é interessante procurar saber quais serão os benefícios para a carreira de enfermeiro com a especialização em emergência e urgência.

Nessa análise é importante considerar questões relacionadas aos benefícios financeiros e promoção funcional, ou seja, a possibilidade de subir de cargo.

Um fato muito importante também é pesquisar sobre escolas e professores que darão cursos de especialização, buscar referências das escolas e experiências acadêmicas dos professores que darão as aulas para ter a garantia de um bom investimento.

Qual a área de atuação do enfermeiro após se especializar em emergência e urgência?

A pós-graduação em urgência e emergência dará capacidade ao enfermeiro de atuar em várias áreas de saúde e será um diferencial e uma facilidade para identificar as condições clínicas do paciente.

Podemos afirmar que um enfermeiro é responsável por todo o processo de atendimento do paciente em situações urgentes.

Por isso, esse profissional precisa estar habilitado para desenvolver estratégias eficientes desde o atendimento pré-hospitalar até quando o paciente recebe alta e também para fazer o planejamento do cuidado com os insumos hospitalares.

 

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui. 
[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra