Blog / Dicas

Cirurgia de varizes: a laser ou tradicional?

A cirurgia a laser de varizes é um novo método, com tecnologia avançada, e é muito indicado para o tratamento de varizes e veias. 

Com o método a laser, o custo é maior, qual o valor, quais as vantagens?

Como funciona a cirurgia de varizes?

  • Na cirurgia tradicional de varizes, funciona da seguinte maneira: É feito um corte pequeno na virilha e outro no joelho para retirar a veia de safena.

A veia prejudicada é sugada até ser completamente eliminada, o que torna este procedimento um pouco mais invasivo, e por isso, há a necessidade de descanso por 15 dias, para uma recuperação eficaz.

  • A cirurgia a laser não há a necessidade de eliminar a veia doente. O tratamento é feito através de um cateter de fibra de vidro que vai até o local onde a veia está bloqueada e faz com que o sangue volte a circular novamente.

A veia se fecha e queimada, isso faz com que ela perca sua função, e o próprio corpo fica encarregado de levar a veia até o tecido para desviar o sangue para outras veias que estejam saudáveis.

Esse é um método super rápido, e evita grandes hematomas e sua cicatrização deve levar somente 3 dias, dessa forma, o paciente poderá deixar o hospital no mesmo dia da cirurgia.

Falando em cirurgia de varizes, conheça a empresa chamada romualdomaffra.com.br que trabalha com cirurgia de varizes goiânia.

A cirurgia de varizes apresenta algum risco?

Todo o procedimento é acompanhado pelo cirurgião em vídeo de um scanner de ultra-som, para garantir um diagnóstico e resultados mais precisos.

Uma avaliação é realizada antes da operação para evitar o risco da operação. 

Pré operatório

Essa análise é personalizada para cada paciente, é um procedimento necessário e é acompanhado com muito cuidado pelo médico.

O risco de complicações como trombose e reações alérgicas podem ser evitados por meio de exames feitos antes da cirurgia.

Também é necessário ficar sem ingerir nenhum alimento 8 horas antes da cirurgia, este é um procedimento básico utilizado na maioria das cirurgias.

Conheça também a saúde digital, que é uma empresa que sabe muito sobre saúde.

Como é o pós operatório?

Embora o pós-operatório seja menos doloroso do que a recuperação da cirurgia tradicional, porém, é importante alguns cuidados, como: 

  • Descansar 2 dias, 
  • usar meia elástica e 
  • levantar as pernas com travesseiro na posição deitada.

Viagens curtas são recomendadas, pois a exposição ao sol deve ser evitada por 30 dias.

A cirurgia a laser para varizes, como qualquer outra cirurgia, envolve apenas um risco operatório, por isso, os exames pré-operatórios são tão importantes.

Durante a avaliação, o angiologista sabe como proceder e quais medidas tomar antes, durante e após a operação.

Entretanto, em alguns casos, pequenos hematomas, queimaduras na pele, dormência e possível infecção podem ocorrer após a cirurgia.

É preciso anestesia em uma cirurgia de varizes a laser?

Embora o método cirúrgico seja mais simples do que o tradicional para varizes, a cirurgia a laser também irá precisar de anestesia sim.

Mas, na maioria dos casos, a anestesia é realizada local ou regionalmente, conhecida como: raquidiana ou peridural.

Já no procedimento tradicional, a anestesia geral é exigida porque o procedimento é um pouco mais invasivo e leva mais tempo. 

Para prevenir varizes, recomenda-se monitorar seu peso e atividade física, o problema pode ser genético e neste caso o acompanhamento por um angiologista.

A cirurgia a laser ainda não consegue resolver totalmente o problema das varizes, mesmo que essa veia não volte a ter problema, outras podem adoecer.

Cirurgias e tratamentos de varizes podem ser realizados por homens e mulheres.

As varizes deixam de ser apenas um problema estético quando são acompanhadas de dor, inchaço, coceira ou ardência no local. 

Nesse caso, é fundamental que você procure seu médico e informe a ele o que você está sentindo, só ele poderá dar um diagnóstico mais preciso e solucionar o problema.