Saúde

Colágeno: Tudo que você precisa saber

Onde o colágeno é encontrado?‌

A verdade é que nem todo colágeno é criado igual. É uma proteína que ocorre naturalmente no corpo, quando o corpo é incapaz de produzir colágeno suficiente por si só, ou quando há danos ao colágeno no corpo, é aí que entram os suplementos. Há muitos tipos de suplementos de colágeno, mas aqueles que foram encontrados como sendo os mais benéficos para o organismo são os suplementos hidrolisados de colágeno. Os suplementos de colágeno hidrolisado são fáceis de digerir, o que os torna facilmente absorvidos pelo organismo. Os suplementos de colágeno hidrolisado são também muito benéficos para a pele, e ajudam a reduzir o aparecimento de rugas.

O colágeno é encontrado em todas as articulações, músculos, tendões e ossos. Encontra-se também na pele, nos dentes e no cabelo. O colágeno é responsável por manter unidas todas as partes do corpo. É uma proteína natural que compõe cerca de 30% da proteína do corpo. Sabe-se que o colágeno é encontrado no corpo, mas muitas pessoas não sabem exatamente onde ele se encontra.

Em suplementos, podemos encontrar colágeno na forma sintética e natural. Embora exista muita informação sobre o tema, muitos especialistas afirmam que os meios de comunicação exageram na importância do colágeno.

Voce pode encontrar o colágeno no cartilax ou como e mais conhecido catilax colágeno tipo 2, esse e um suplemente especialmente desenvolvido das cartilagem de tendões e ligamentos do frango que por sua vez e considerado a melhor fonte de colágeno existente nos dias de hoje, cartilax e muito utilizado por atletas que lesionam o joelho e estão em recuperação.

Como o colágeno funciona?

O colágeno é uma proteína natural na carne e nos ossos dos animais. As pessoas que comem carne de animais têm muito disso em sua dieta, mas ele também está à disposição dos vegetarianos. A proteína ajuda a manter o corpo forte e flexível, e também ajuda a formar coágulos de sangue. Ela tem benefícios comprovados para pessoas que sofrem de artrite, e pode ajudar a reduzir o aparecimento de rugas.

O colágeno é uma proteína que se encontra nos tecidos conjuntivos de todo o corpo. É o que mantém sua pele elástica, suas articulações em movimento e seu cabelo saudável. Seu corpo a usa para fazer tendões, cartilagens, ligamentos, músculos e ossos. É também adicionado a produtos de beleza como cremes faciais e máscaras, por sua capacidade de manter a pele hidratada e sem rugas.

Como o colágeno é produzido?

Quer seja em seu café da manhã ou em seu copo de vinho da noite, é provável que o senhor tenha consumido algum colágeno, ou derivado do colágeno, suplementos. O colágeno é uma proteína que se encontra naturalmente em alimentos como peixe, carne e laticínios, mas a melhor maneira de obter colágeno em seu corpo é tomá-lo na forma de suplemento.

Tecidos conjuntivos como tendões, ligamentos e cartilagens são formados por uma proteína chamada colágeno. O colágeno é considerado um tipo de proteína porque é composto de aminoácidos. O colágeno é produzido pelo corpo (e não tomado como suplemento) e é mais freqüentemente encontrado na pele, ossos, músculos, tendões e ligamentos.

É uma proteína estrutural que ajuda a dar ao nosso corpo sua forma. Além disso, dá força e apoio ao nosso corpo e ajuda a resistir aos efeitos do estresse. Embora haja apenas uma pequena quantidade de colágeno no corpo, ela desempenha um papel importante na saúde geral do corpo.

Muitos atletas optam por consumir gelatina, mas há muitos outros alimentos que ajudam o nosso corpo a gerar colágeno. São eles: a carne bovina que além de nutritiva, a carne tem alto teor de colágeno, mas também é possível consumir alimentos como pescados,carne bovina, frutas vermelhas, alimentos ricos em enxofre, etc.

Leguminosas como feijão possuem aminoácidos necessários para a síntese do colágeno no corpo,  rico em cobre, outro nutriente muito importante na absorção. A lentilha também é rica em proteínas.