Saúde

como a escovação dos dentes pode reduzir o risco de câncer no esôfago

O câncer de esôfago é uma doença extremamente perigosa, que acomete diversas pessoas pelo mundo. Porém, há estudos que dizem que uma boa higienização bucal, juntamente com o acompanhamento médico devido, pode reduzir as chances de riscos que podem ser mais graves ao ênfermo. 

Primeiramente, é pertinente entender como ter um plano empresarial odontologico pode te auxiliar, não somente nesse caso extremo, mas em qualquer outro problema que sua boca venha a mostrar.

A saúde bucal é subestimada pelas pessoas, já que muitas acabam esquecendo de realizar um tratamento decente, ou não são incentivadas desde crianças para irem ao dentista, o que acaba criando uma relação de medo perante ao consultório odontológico.

Por isso, se possível, inclua sua família no plano odonto empresa, para que eles consigam ter o mesmo acompanhamento assertivo.

O que é o câncer de esôfago e seus sintomas

Como o próprio nome sugere, esse é um tipo de câncer que afeta diretamente o esôfago, sendo esse, um longo tubo que percorre desde sua garganta até seu estômago, responsável por levar o alimento que foi engolido para ser digerido finalmente pelo próprio estômago.

O câncer de esôfago normalmente é desenvolvido nas células internas do esôfago, podendo ocorrer em qualquer lugar dele.

Uma curiosidade é que homens tendem a desenvolver essa doença mais facilmente do que as mulheres, sendo também o sexto câncer mais mortífero mundialmente.

Os dois tipos mais famosos de câncer de estômago são o carcinoma epidermóide e o adenocarcinoma. 

As principais diferenças entre esses dois tipos é que o primeiro normalmente acomete mais países em desenvolvimento, e a doença se desenvolve na parte superior do esôfago.

No segundo caso, costuma acontecer em países já desenvolvidos, onde a doença acomete a parte inferior do esôfago, comum também em pessoas que possuem esôfago de Barrett.

Esse tipo de câncer pode ser causado por diversos fatores, porém,  os mais comuns em ambos os casos são o consumo excessivo de tabaco e álcool.

Entretanto, o adenocarcinoma pode se desenvolver caso a pessoa já possua um histórico de problemas ácido estomacais. 

Os principais sintomas desse câncer são:

  • Dificuldade de engolir;
  • Perda de peso;
  • Vômitos e sangramento;
  • Dores abdominais.

Dessa maneira, caso você possua qualquer um desses sintomas deve ir imediatamente ao médico, para que ele possa te instruir corretamente e prevenir que a doença se alastre. 

Tratamento do câncer

Por ser uma doença extremamente séria, a pessoa diagnosticada deve fazer o tratamento o quanto antes, já que pode causar a morte rapidamente, principalmente pela doença afetar pessoas de mais idade.

Os principais tratamentos a serem realizados são a radioterapia, que é feita justamente para impedir que as células tumorais se expandam no esôfago, a quimioterapia que é o tratamento mais conhecido, onde o médico passa remédios e tratamentos que irão promover a eliminação dessas células.

 Em casos mais graves, o esôfago tem de ser retirado totalmente, sendo necessário a utilização de uma prótese artificial de esôfago.

Relação da higienização bucal com a redução dos danos do câncer

Como citado anteriormente, a higienização bucal é de suma importância para uma saúde e melhor qualidade de vida geral das pessoas, embora seja muito subestimada.

Portanto, se você tiver acesso a plano odontologico pme, por exemplo, utilize muito ele para realizar consultas recorrentes.

Ainda não é muito conhecido que o hábito de ter uma escovação saudável é extremamente benéfico para diminuir as chances de ter câncer, já que, ao possuir uma higiene fraca, sua boca está mais infestada de bactérias e placas, que podem ajudar a desenvolver esse tipo de doença. 

Dessa forma, você deve realizar consultas recorrentes ao dentista, por isso, se você possui plano odontologico para cnpj, procure saber quais procedimentos e tratamentos ele oferece à você.

Além disso, ao realizar consultas recorrentes você também se previne de outras doenças que podem vir a ser mais graves, tão perigosas como o câncer.

O dentista é um profissional que está lá pra te ajudar e te dar toda a orientação necessária para você possuir uma higienização bucal decente, que prevenirá que problemas mais graves ocorram.

Portanto, procure saber como funciona plano odontologico da empresa, já que os planos odontológicos podem favorecer pessoas que não conseguem acesso recorrente ao dentista, já que os planos costumam apresentar preços mais acessíveis e disponibilizando diversos serviços necessários para uma boa saúde bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.