importencia do cinema nacional
Cinema

Como começou o cinema nacional e qual importancia ?

cinema nacional
cinema nacional

O cinema nacional é uma expressão de arte que percorre o mundo há muitas gerações, o que faz com que seja um meio muito fértil para várias discussões.

Nesse quesito, o cinema brasileiro é um dos segmentos desse meio que faz com que a realidade do país seja evidenciada de uma maneira artística, fazendo com que as emoções passadas por essa arte possam ser sentidas. 

Sendo assim, o cinema nacional já atingiu grandes proporções, recebendo até mesmo o prêmio mais requisitado do mundo do cinema, a estatueta de ouro do Oscar.

Nomes, como Fernanda Montenegro, vieram para revolucionar esse meio e fazer com que o cinema nacional possa ser mais reconhecido.

Diante disso, seria muito interessante que todos pudessem ter mais acesso a esse grande levante que é o cinema nacional, fazendo com que ele pudesse ser mais popularizado entre a sociedade brasileira.

Para saber mais sobre essa área e sair da sua caixa de papelão, prossiga com a leitura e aprenda um pouco mais sobre o cinema nacional. 

Como começou o cinema nacional?

Como qualquer inovação que tenha chegado ao Brasil, o pontapé inicial do cinema nacional foi em 1898 com a produção de imigrantes italianos, que filmaram a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, enquanto chegavam ao país. 

Nove anos depois, em 1907, foi inaugurado o primeiro cinema na cidade do Rio de Janeiro, a fim de fazer com que filmes internacionais já pudessem ser rodados, principalmente documentários de registro. 

Atualmente, o cinema nacional conquistou um excelente espaço no cinema internacional, sendo indicado para vários prêmios, como nos anos 90, com o recebimento do prêmio Urso de Ouro de melhor filme e melhor atriz para a Central do Brasil e Fernanda Montenegro, respectivamente.

Sendo tão essencial quanto uma bobina de papel, é fato que todo esse processo de firmamento do cinema nacional trouxe excelentes resultados para a representatividade do Brasil no ramo cinematográfico internacional, sendo reconhecido por ótimas produções e de grande relevância social. 

Por que é tão importante consumir o cinema nacional?

Além de mostrar uma realidade muito comum a maioria dos brasileiros, os filmes trazem uma forma totalmente didática de explicar estruturas sociais que podem ser utilizadas em outros contextos, como se fossem rótulos adesivos, que podem ser facilmente identificados. 

Dessa maneira, é essencial que os próprios brasileiros possam ter esse acesso à produção cinematográfica local, afinal é um meio prático de fazer com que mais pessoas possam ter acesso à cultura e ter começar a verificar que não é apenas a produção internacional que tem uma relevância.

Por isso, mostrar essas obras é uma forma de evidenciar que o Brasil também tem força nessa indústria e pode se sustentar com facilidade entre grandes obras cinematográficas. Infelizmente, não é uma produção muito abrangente, atualmente, mas que possui bastante relevância dentro do mercado audiovisual. 

O acesso ao cinema brasileiro

Diante disso, é fato que o acesso à cultura no Brasil não é tão fácil quanto deveria, mas é importante que esse fato seja levantado diariamente para que mais pessoas possam saber mais sobre esse assunto e verificar a sua relevância, de fato, dentro da indústria audiovisual.

Além disso, o cinema brasileiro já tem alcançado patamares grandiosos, impulsionando seus atores nacionais também para a participação em grandes eventos da indústria audiovisual, como o próprio Rodrigo Santoro, que atuou no filme 300, e a atriz Maria Fernanda Cândido, que teve um papel de destaque no último filme da saga de Animais Fantástico produzida pela Warner. 

Dessa forma, é essencial que mais pessoas tenham acesso ao cinema brasileiro, principalmente pela sua riqueza de enredo e pela excelente qualidade dos seus atores, fazendo com que esse reconhecimento seja realmente uma forma efetiva de ter uma boa presença nesse mercado tão importante e competitivo. 

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.