Marketing e Negócios

Como criar uma marca forte e memorável

A marca é considerado como o bem mais valioso de qualquer empresa, ela representa todo o seu negócio de forma geral e tem impacto direto no desenvolvimento de uma instituição, representando seus produtos, serviços, a qualidade e toda a mensagem que um negócio pode transmitir ao seu público, muitas pessoas tomam decisões de compra baseadas nas marcas, de acordo com estudos 36% dos brasileiros quando gostam de uma marca se fidelizam totalmente a ela. 

Dessa forma, quanto mais forte for a sua marca, maior a chance de se consolidar dentro do mercado, estando na preferência dos consumidores e se mantendo sempre sólido na jornada de compra e até mesmo perante a outros concorrentes, afinal, na hora de comprar um produto como um selo mecânico, a marca pode fazer total diferença na escolha do usuário. 

Bom mas por mais importante que a marca seja, efetuar a sua criação está longe de ser uma tarefa fácil, montar uma marca consolidada dentro do mercado que seja forte e memorável pode ser uma tarefa extremamente difícil, então como aplicar isso na prática?

No texto de hoje, iremos mostrar como você pode criar uma marca forte e memorável que se consolide dentro do mercado e ganhe destaque perante a concorrência, bora conferir? Então vamos lá!

Saiba exatamente qual é o seu posicionamento

Para que a sua marca seja realmente forte e memorável dentro do seu mercado de atuação é preciso que ela tenha um posicionamento alinhado e muito bem definido, uma marca que não se posiciona dificilmente é lembrada, sendo esse um conceito básico para o seu sucesso. 

A marca precisa saber quem ela é, qual a sua missão, visão e valores, o que ela busca dentro do mercado, qual o seu objetivo, seu propósito e o que ela deseja fazer de diferente e que agregue valor dentro do segmento no qual ela está inserida. 

Uma marca forte precisa compreender suas limitações assim como seus objetivos e se posicionar de forma compatível aquilo que ela representa, um exemplo prático disso é justamente a Pepsi, ela tem como concorrente simplesmente a maior marca de refrigerantes do mundo a Coca-Cola, ao invés de se posicionar para bater de frente e provavelmente acabar caindo no ostracismo, ela se posicionou como uma marca secundária, uma segunda opção para as pessoas e é claro que tudo isso deu muito certo. 

A forma como a Pepsi se enxergou e se colocou no mercado foi essencial para consolidar a marca do jeito que é hoje, então compreenda o objetivo dos seus serviços de caldeiraria, o grau da sua importância e como essa sua empresa pode se colocar dentro do mercado. 

Tenha uma identidade visual única e bem definida

Existem vários fatores que fazem com que uma marca seja forte e memorável, e sem dúvidas entre eles temos a identidade visual. Existem marcas que só de associar determinadas cores já é possível lembrar sobre elas, como o caso do Mc’Donalds e seu tradicional amarelo e vermelho, outras basta uma letra que tudo é lembrado como o “N” da Netflix, enquanto algumas possuem um logo marcante como a maçã comida da Apple. 

Todos esses fatores fazem parte das identidades visuais das marcas que foram bem construídas e aprimoradas com o passar do tempo, toda marca consolidada e forte no mercado precisa investir em uma boa identidade visual, que seja marcante e que se destaque das demais. 

Para isso, capriche na escolha do seu logotipo, no nome da sua marca, no slogan que será adotado, se preocupe com a junção das cores escolhidas, do desenho e de todos os detalhes que compõem toda a sua identidade visual. 

Lembre-se que esse é um fator extremamente relevante, aqui todo cuidado é pouco e é crucial caprichar muito nas suas escolhas antes de criar a sua marca. 

Saiba quem é o seu público-alvo e garanta excelência até ele

Uma boa marca conhece exatamente quem é o seu público, quais são suas preferências e o que ela deve ceder a ele, nenhuma marca se torna memorável e nem consolidada no mercado sem que ela consiga compreender seus clientes e dar a eles exatamente aquilo que eles procuram. 

Não adianta uma caixa de pizza personalizada com uma ótima identidade visual, se o sabor da pizza estiver errado, é preciso saber exatamente quem é o seu público-alvo e acima de tudo, trazer uma sensação de excelência até ele. Conheça sua persona, defina seu público e tenha consciência de quem é o alvo a ser atingido. 

Com isso em mente, produza sua marca para trabalhar justamente a favor do seu cliente, é preciso solucionar seus problemas, resolver questionamentos e atuar de forma com que a experiência durante sua jornada seja marcante. 

Sua marca não pode pensar apenas no interior e sim trabalhar com o exterior, tendo seu consumidor como centro de todas as suas operações, entenda o que eles procuram e o que você pode dar para eles sanando suas necessidades. 

Defina seus produtos e serviços e tenha diferenciais

Para se consolidar é preciso sempre se reinventar e ter alguns pontos considerados como diferenciais, não adianta criar uma ótima marca com produtos e serviços iguais a de outros concorrentes e apenas com uma identidade visual mais charmosa, é preciso entregar valor e acima disso, ser diferente dos outros. 

Procure definir muito bem quais são seus produtos e serviços, o que será veiculado dentro da sua marca, o que a sua empresa oferece e tenha um diferencial. Além de suas ofertas, sempre tente trazer um algo a mais para a sua marca, que seja diferente dentro do mercado. 

O Cirque Du Soleil por exemplo, se reinventou ao trazer algo novo para um mercado falido como o do circo, fazendo com que as apresentações fossem como grandes truques de mágica, com uma forma de entretenimento diferente e mais completo, criando um mercado próprio. 

Encontre as necessidades do mercado no qual está inserido, entenda a sua demanda e opte por escolher estratégias diferenciais dentro desse conceito. 

Tenha uma estratégia de comunicação sólida e voltada para o mercado digital

Por fim, uma marca para ser memorável e forte precisa de uma boa comunicação, o seu martelete demolidor até pode ser bem construído e aplicar muito bem a função que é designado, mas para que ele consiga ser visto e a sua empresa ganhe relevância a comunicação é essencial. 

Capriche nas suas estratégias de comunicação fazendo com que elas sejam sólidas e principalmente voltadas para o mercado digital, aposte no marketing digital, no uso das redes sociais, criação de site e aplique diferentes ferramentas dentro do seu portfólio. 

Abrace a tecnologia e trabalhe muito bem a forma como sua marca é exposta e direcionada para o público, tanto a criação do seu relacionamento quanto os temas que ela aborda dentro desses canais. 

A comunicação vai te ajudar a transmitir a imagem que deseja, então é preciso que tudo seja muito bem feito e estruturado para garantir resultados sólidos. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!