Marketing e Negócios

Como desenvolver um site com métricas de SEO

Desenvolver um site com métricas de SEO pode ser extremamente vantajoso para o bom desempenho da sua empresa nos meios digitais. Afinal, ter sua página bem posicionada pode ser sinônimo de atrair e conquistar um maior número de clientes.

Caso você não saiba o que é SEO, fique tranquilo. Iniciaremos do básico, explicando a definição do conceito e chegaremos até suas métricas, que são características que sua empresa pode utilizar para mensurar os resultados das estratégias adotadas.

É válido lembrar que o SEO pode ser aplicado em qualquer ramo do mercado, por empresas que vendem produtos diversos ou aquelas que prestam serviços variados, como uma de locação de equipamentos estéticos, por exemplo.

O que é SEO

SEO é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization”, que em português significa “otimização para mecanismos de busca”. 

Em resumo, ele define um conjunto de técnicas e práticas utilizadas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa de um motor de busca, como o Google.

Isso é importante porque quanto mais alto um site aparece nos resultados de pesquisa, maior a chance de ele receber tráfego orgânico qualificado, isso é, mais acessos sem o uso de anúncios pagos.

Esses acessos, eventualmente, podem se converter em negócios fechados, ou seja, em um maior número de vendas.

O SEO pode ser utilizado por empresas dos mais variados ramos, pense em uma companhia de manutenção de aparelho de pressão, por exemplo. 

Se o site dessa marca utilizar as técnicas corretas, aparecerá dentre os primeiros resultados de quem procura por esses serviços online.

Existem várias técnicas e práticas que fazem parte do SEO, incluindo a otimização do conteúdo do site, a construção de links interligados com qualidade, a utilização de palavras-chave relevantes e a criação de uma estrutura de navegação clara e fácil de usar.

Além disso, o SEO também envolve a análise de métricas e o monitoramento constante do desempenho do site nos motores de busca, para identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado, veremos melhor sobre isso posteriormente.

Pontos positivos de investir em SEO

Talvez você esteja se perguntando quais são as reais vantagens de se investir em SEO e sua aplicação correta. Pois bem, confira a seguir algumas das principais vantagens de investir em SEO, que são:

  • Maior visibilidade para a sua empresa;
  • Possibilidade de aumento nos lucros;
  • Aumento da credibilidade da sua marca;
  • Melhor experiência do usuário que acessa seu site;
  • Maior vantagem competitiva.

Maior visibilidade para a sua empresa

Pode parecer um pouco óbvio, mas um site bem posicionado nos resultados de busca tem mais chances de ser encontrado pelos usuários, o que pode aumentar o tráfego e a exposição do site.

Seja a sua empresa uma revendedora de aparelhos tecnológicos ou uma companhia de limpeza química, o SEO pode fazer com que ela seja encontrada por mais pessoas diariamente.

Possibilidade de aumento nos lucros

Além disso, como o tráfego orgânico geralmente é convertido em leads e posteriormente em vendas, um site bem posicionado pode gerar uma receita extra através desses usuários. Logo, pode haver um aumento nos lucros da sua empresa.

Mais credibilidade para a sua marca

Estar bem posicionado nos resultados de busca pode aumentar a credibilidade do site e das informações que ele oferece, já que os usuários tendem a confiar mais nos primeiros resultados de busca.

Além disso, um usuário que procura por termos específicos, como “solda TIG inox”, por exemplo, está de fato interessado nesse produto. Logo, ele tende a confiar nas empresas que tratam da maneira correta o assunto em que ele tem interesse.

Melhor experiência do usuário que acessa seu site

Outra vantagem de otimizar o site para os mecanismos de busca é que é provável que você vai torná-lo mais fácil de usar e navegar, o que pode melhorar a experiência do usuário.

Isso também faz com que seus consumidores se sintam mais confortáveis ao navegar na sua página e confiem mais nos serviços e produtos da sua marca.

Maior vantagem competitiv

Por fim, podemos dizer que ao investir em SEO e obter um posicionamento melhor que o dos concorrentes, você terá vantagens competitivas em termos de visibilidade e receita.

As técnicas de otimização dos mecanismos de busca fazem com que sua página se destaque em meio aos mercados mais competitivos.

Um usuário que busca, por exemplo, por “fechamento de sacada com vidro” terá como resultado diversas empresas que realizam esse serviço. Dentre os primeiros resultados, comumente, temos os sites que têm as técnicas de SEO bem aplicadas.

Ou seja, de diversas possíveis opções, ele tende a escolher as mais bem posicionadas nas ferramentas de pesquisa, que são destacadas das concorrentes.

Quais são as principais métricas de SEO

Como dito anteriormente, o SEO também envolve a análise de algumas métricas que são extremamente importantes para monitorar o desempenho dos sites nos mecanismos de busca. Vejamos melhor quais são as principais métricas de SEO.

Posicionamento nas buscas

A primeira métrica é uma das principais, que as técnicas de SEO mais influenciam em um site, trata-se do posicionamento da página nas buscas online. Além de ser um dos principais focos da otimização dos mecanismos de busca, o fator é uma das métricas mais importantes.

Quanto antes o seu site aparecer nos resultados de pesquisas, melhor essa métrica está desempenhando. 

Os testes normalmente são realizados por ferramentas que buscam por palavras-chave como “balança médica digital”, no caso de uma empresa que comercialize esse tipo de produto.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico, de certa forma, pode ser uma consequência do bom posicionamento do seu site nas buscas. Em resumo, ele mede a quantidade de acessos em um site de maneira “natural”, ou orgânica, isto é, sem o uso de anúncios e propagandas pagas.

O tráfego orgânico é extremamente importante pois normalmente atrai potenciais compradores, que estão interessados de fato nos produtos e serviços disponibilizados.

ROI

ROI é uma sigla para “Return on Investment”, ou seja, retorno dos investimentos. Quando pensamos nele, pensamos em outra métrica extremamente importante, utilizada para mensurar o desempenho de páginas que aplicam técnicas de SEO.

Basicamente, ela calcula se os valores que são investidos em campanhas estão retornando para a empresa em negócios fechados.

Divide-se o lucro obtido pelo valor investido e multiplica-se o resultado por 100. Por exemplo, uma empresa de instalações elétricas fez um investimento de 100 reais que gerou um lucro de 50 reais. Calculamos um ROI de 50% nesse caso.

No SEO, os investimentos são realizados em todos os processos de desenvolvimento e melhoramento das páginas.

Taxa de conversão, cliques e rejeição

Aqui, falaremos brevemente de três importantes métricas que podem ser utilizadas nas estratégias de SEO para mensurar os resultados. São elas:

  • Taxa de cliques: é a proporção de usuários que clicam nos resultados de busca e chegam ao site;
  • Taxa de rejeição: é a proporção de usuários que deixam o site logo depois de chegar nele, sem navegar para outras páginas;
  • Taxa de conversão: é a proporção de usuários que realizam uma ação desejada no site, como realizar uma compra ou preencher um formulário de contato.

Todas fazem parte das métricas e são frequentemente calculadas, a fim de serem otimizadas ao máximo e obterem-se os melhores números para cada uma delas.

Tempo médio na página

O tempo médio na página é outra característica excelente utilizada no SEO para medir o desempenho dos sites. Basicamente, ele é a métrica que mede a quantidade de tempo em média que os usuários passam em uma página do site antes de sair dela.

O tempo médio é calculado somando o tempo total que os usuários passaram em uma página e dividindo pelo número total de usuários que a acessaram em determinado período.

Quanto maior o tempo médio na página, melhor para a sua marca, isso porque os usuários que passam mais tempos conectados consomem mais os conteúdos disponibilizados e tem um potencial maior de efetuar compras e fechar negócios com as companhias.  

Funcionamento da página

Por fim, falamos da métrica do funcionamento da página em si. Essa característica é importante tanto para ver se todas as funcionalidades programadas operam da maneira desejada quanto para calcular a velocidade de carregamento dos sites.

É essencial que tudo o que a página está programada para fazer ocorra da melhor forma, sem travar ou apresentar longos períodos de carregamento.

Dessa forma, os sites das mais variadas marcas, como uma de projetos de instalações elétricas prediais, por exemplo, oferecerão a melhor experiência aos usuários, fator que já vimos ser de extrema importância.

Dicas para o seu site

Para finalizar, há algumas dicas dentre as principais para desenvolver o seu site da melhor forma, adaptando-se às principais técnicas de SEO e obtendo os melhores números nas métricas. São elas:

  • Utilize as palavras-chave corretas;
  • Crie conteúdo de qualidade e otimizado;
  • Tenha uma estrutura de links internos e externos conectados aos conteúdos da página;
  • Utilize tags, títulos e subtítulos coerentes;

Monitore todas as métricas que detalhamos e diversas outras, adaptando-as sempre para obter os melhores resultados.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é SEO, quais as vantagens que suas técnicas trazem para as páginas e quais são as principais métricas utilizadas pelos mecanismos de otimização de buscas, basta aplicar tudo o que foi visto para desenvolver o seu site da melhor forma.

É sempre importante se atentar a cada uma das métricas apresentadas e quais as maneiras de fazer com que os resultados obtidos sejam sempre os melhores. Dessa forma, o site da sua empresa tem tudo o que precisa para melhorar o desempenho da sua marca.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.