estudar matemática para concurso
Blog / Dicas

Como estudar matemática para concurso público? – Confira 3 principais dicas!

Como estudar matemática para concurso público? O que devemos ter em mente quando começar a se preparar para uma prova de concurso? Essas são dúvidas comuns entre nossos leitores concurseiros e hoje vamos entrar mais a fundo no assunto.

Falaremos mais precisamente sobre pilares sobre o estudo da matemática em geral, esses que podem ser usados, inclusive, no estudo para concurso, com o auxílio de livros de matemática para concurso. Portanto, leia conosco e descubra como estudar matemática para concurso público. Vamos lá!

Como estudar matemática: os pilares

A matemática é uma disciplina que talvez tenha uma dificuldade maior do que outras, por isso buscamos métodos de como estudar matemática para concurso público. Quando você aborda isso pela primeira vez, especialmente na universidade, onde as técnicas de ensino também são um pouco diferentes do que você estava acostumado no ensino médio,talvez você caia do cavalo.

O estudo da matemática, assim como da química, por exemplo, não pode ser abordado apenas de cor. Um pouco sim, mas apenas para algumas coisas que veremos mais adiante.

Para todo o resto é uma combinação de 3 fatores que, quando usados corretamente, facilitam um pouco o estudo da matemática, sendo favorecido principalmente pela lógica e até mesmo pela interpretação.Leia nossas dicas sobre os pilares do estudo da matemática, esses que podem ser utilizados para o estudo de provas de concurso:

1. A base teórica

A matemática não é uma opinião. Na verdade, se você não conhece a teoria fundamental, não pode ir tão longe, mesmo em concursos públicos que solicitam interpretações mais simples.

Sempre que você aborda um novo assunto de estudo, há um conhecimento teórico que serve de base para o conhecimento subsequente. Por isso é muito importante ter sempre essa base teórica bem estabelecida na cabeça e não se perder no caminho. Sem contar que a base teórica é o meio que você precisa para passar para a parte prática e para entender o todo.

Nosso conselho é criar essa base durante as aulas (caso tenha comprado um curso para se preparar), por isso é tão importante ter um curso. Como dissemos antes, a explicação do professor, mesmo em vídeo, pode ajudar a tornar um pouco mais fácil o que parece ultra complicado na apostila.

Se você não tiver um curso, tome cuidado para não confiar demais nas apostilas e anotações dos outros, porque muitas vezes e de boa vontade, sem o comentário do professor, eles são tão incompreensíveis quanto qualquer outra matéria.

2. Como estudar matemática para concurso público? Fazendo exercícios = praticando

Depois de ter a base teórica, você deve passar para os exercícios, começar a testar os conhecimentos adquiridos, sendo essa uma das melhores formas de como estudar matemática para concurso público.

Agora, os exercícios são certamente muito importantes em uma matéria prática como matemática,mas não aconselhamos você a fazer centenas deles. O método “eu me mato com exercícios para forçar as coisas no meu cérebro” não é realmente o mais prático.

Talvez fosse bom no ensino médio, mas nos estudos para um concurso é melhor mudar de tática. Também porque, muitas vezes os exercícios que você encontra durante a prova diferem um pouco do que você viu na teoria.

Então a solução mais inteligente nesse caso é tentar fazer exercícios voltados para o entendimento. Portanto, faça menos, mas entendendo completamente os passos que o levam a resolver o problema, voltados para o assunto que mais cai no tipo de concurso que você realiza.

O outro conselho que queremos dar é tentar entender, por meio de pesquisas, quais são os exercícios mais solicitados nas provas anteriores do concurso que você vai prestar, qual é o tipo preferido pela banca organizadora, que pode ser diferente da banca da prova anterior, para concentrar sua preparação primeiro neles. É claro, se você possui um bom curso, já vão preparar você neste sentido.

3. O retorno à teoria para uma análise aprofundada

Ao fazer os exercícios, você volta à teoria. Então você pode se aprofundar em um livro ou anotar as coisas que você precisa, que você percebe apenas durante a implementação nos estudos.

Então você vê que o estudo da matemática não é apenas “fazer um exercício atrás do outro”, o que pode ser exaustivo. Há todo um componente de raciocínio e aprofundamento da teoria, mas não um fim em si mesmo. Antes feito de forma estratégica, em andamento, para agregar peças à base fundamental que você criou em seus estudos.

Não pense que é suficiente juntar as informações uma após a outra para poder realizar os exercícios. Atrás disso deve haver uma compreensão profunda de cada passo, refinada pela prática dada pelos exercícios.

Ao fazer isso, você verá que a matemática, um passo de cada vez, se tornará mais compreensívele será cada vez mais fácil para você seguir em frente, entender e se preparar para a prova de seu concurso. Até a próxima!