Como fazer intercâmbio sendo pobre
Sociedade

Como fazer intercâmbio sendo pobre? 6 dicas infalíveis!

Como fazer intercâmbio sendo pobre? Existe alguma forma de alguém que possui pouco dinheiro em caixa sobrando por mês conseguir fazer um intercâmbio? É possível fazer intercâmbio mesmo possuindo pouco capital para investir nessa experiência? Felizmente sim, com base em algumas dicas que vamos trazer.

Cada vez mais aumenta o número de pessoas com vontade de realizar intercâmbio. É algo compreensível, afinal, estamos falando de uma experiência e tanto, que nos proporciona conhecer um lugar totalmente novo, com pessoas e cultura totalmente diferentes do que estamos acostumados.

Mas, como qualquer outra coisa na vida, é necessário desembolsar um valor para garantir que seu intercâmbio seja bem feito. Apesar disso, existem sim algumas estratégias e técnicas que podem ser utilizadas para minimizar esse custo, ajudando a deixar sua viagem bem mais barata do que seria.

Neste conteúdo, falaremos um pouco mais sobre essas estratégias, explicando como as mesmas podem ser utilizadas para seu benefício, fazendo você economizar na hora de fechar um contrato de intercâmbio. Como fazer intercâmbio sendo pobre? Leia conosco e descubra mais sobre o assunto, vamos lá!

Quem pode fazer intercâmbio?

Afinal, quem pode fazer intercâmbio? Uma pessoa considerada monetariamente pobre pode fazer? Felizmente sim, com base nas dicas que vamos trazer ao decorrer da leitura. Além disso, falando de forma mais geral, qualquer pessoa pode fazer intercâmbio, já formada no ensino médio, ainda sem ensino médio, com um curso de graduação debaixo do braço, de qualquer faixa etária. Basta conseguir o visto e o intercâmbio pode ser feito.

Como fazer intercâmbio sendo pobre?

1. Pesquise bastante antes de fechar contrato com uma agência

O primeiro passo de como fazer intercâmbio sendo pobre é procurar uma agência “perfeita”. Isso significa que você deverá encontrar uma empresa confiável por um preço que caiba no seu bolso. A nossa dica é que pesquise muito, mas muito mesmo, fale com diversas agências antes de fechar seu contrato de intercâmbio, analise valores e veja qual a que possui o melhor custo-benefício.

2. Escolha sempre por intercâmbio com trabalho junto

Atualmente, existem duas opções principais de intercâmbio para se realizar: simplesmente viajar para estudar, ou viajar para estudar e trabalhar. Logicamente, respondendo a sua pergunta sobre como fazer intercâmbio sendo pobre, deverá optar pela segunda opção. Dessa forma, você poderá receber um valor durante sua estadia em moeda forte, que poderá diminuir os valores gastos de sua viagem ou até mesmo pagar todo o seu intercâmbio e ainda sobre para gastar, deixando seu intercâmbio barato.

3. Planeje-se com antecedência

A melhor forma de economizar, não só em uma viagem, mas em qualquer outra coisa que você queira fazer na vida, é se organizar com bastante antecedência. Você está na metade da faculdade e quer fazer um intercâmbio quando se formar? O mesmo exemplo, mas ainda está no início do ensino médio? Então se organize, trabalhe a mais e guarde um valor mensal, esse que será destinado a sua viagem de intercâmbio quando chegar na data desejada.

4. Converse com pessoas que já estão no seu país de destino

Já decidiu qual país quer visitar? Irlanda (melhor país para se estudar e trabalhar), EUA, Austrália (segundo melhor, depois da Irlanda)? Então, o que deve fazer agora é buscar contatos. Tente entrar em contato com alguém próximo de você ou totalmente desconhecido, mas que já possua um cotidiano no país de destino de sua viagem. Dessa forma, quando chegar por lá será mais fácil conseguir emprego e gastar menos.

5. Escolha um período de estadia mediano

Como fazer intercâmbio sendo pobre? Escolhendo bem seu período de estadia. Se você ficar pouco tempo no país de intercâmbio, em um intercâmbio de verão de apenas algumas semanas, por exemplo, dificilmente conseguirá receber algo bom enquanto trabalha.

Caso escolha um período muito longo, por outro lado, poderá trabalhar bastante, mas seus gastos com a viagem serão muito altos. Portanto, escolha um período de estadia mediano, que seja o suficiente para ganhar um valor considerável pelos seus trabalhos, mas que também não custe tanto para sair do Brasil.

6. Pesquise sobre países que pagam bem

Pesquisar é a palavra-chave perfeita caso esteja tentando realizar um intercâmbio com pouca grana. Pesquise quais são os países que melhor pagam, seja na Europa ou até mesmo aqui na América do Norte. Além disso, leve em conta o valor de custo de vida, afinal, de nada adianta ganhar muito bem, mas gastar muito com seus gastos cotidianos.

Já adiantamos que nesse quesito, o melhor país para se fazer intercâmbio é a Irlanda, enquanto o país com o melhor “salário mínimo” na Europa é a Dinamarca, mas com um custo de vida um pouco elevado.

Agora que já conferiu nossas dicas, comece a pesquisar e a guardar dinheiro para sua viagem, que temos certeza de que será possível realizar se houver organização por sua parte. Até a próxima!