clinica para drogados
Blog / Dicas

Como funciona uma gestão ambiental

Para que uma empresa possa se desenvolver bem são necessários três pilares: o social, o ambiental e o econômico. Somente a partir dos três se consegue chegar a algo mais completo, com um crescimento verdadeiro e que pode durar muitos anos. 

O pilar social equilibra tudo aquilo que engloba a sociedade e seus meios de vida, incluindo a saúde, educação, lazer e violência. O pilar ambiental sustenta questões ligadas aos recursos naturais existentes no planeta, e sobre o consumo deles, seja no contexto da sociedade, empresa ou comunidades. 

O pilar econômico se relaciona com a produção, distribuição, crescimento e consumo de bens e serviços. Esse ramo diz respeito à questão ambiental e social. 

Veja também: Telha trapézio em franca

As ações sustentáveis permitem então que as próximas gerações possam viver em um mundo com mais equilíbrio, por isso a educação ambiental tem se tornado um tema cada vez mais discutido na sociedade. 

Já quando o assunto é o mercado empresarial, ainda mais importante é a gestão ambiental! Vamos falar sobre ela hoje!

O que é a gestão ambiental

Apesar de já ser uma área conhecida por muitos, há muito o que se falar sobre ela porque está em constante desenvolvimento. Mas, em resumo, a gestão ambiental foi idealizada para ajudar o empresário a lidar com os três pilares na criação de um bom negócio, tendo em vista o lado ambiental também.

Então, é claro, um gestor terá que atuar diretamente na empresa. Será responsável por criar ações que produzam melhorias para a marca, ajudando também na área ambiental. Será responsável por trazer maior equilíbrio entre recursos gastos e produção.

No geral, essa gestão se baseia no conceito de sustentabilidade empresarial, então vamos falar um pouco sobre ela aqui!

Sustentabilidade empresarial

Para que uma empresa possa exercer a sustentabilidade empresarial é necessário que ela consiga contrabalancear a busca pelos lucros com ideais como o respeito pela natureza e seus recursos aos direitos humanos. Com isso a empresa torna-se uma ferramenta civilizatória, que se importa com o desenvolvimento sustentável.

O conceito de desenvolvimento sustentável data do ano de 1972, quando as bases iniciais sobre Meio Ambiente Humano foram lançadas, durante a Conferência das Nações Unidas. Durante esse encontro discutiu-se sobre o empreendedorismo em sua forma mais inicial, com as relações entre produção e consumo. 

De acordo com os especialistas a degradação dos recursos naturais, bem como a poluição de rios e a degradação da natureza eram gerados por esse tipo de relação entre as empresas e o meio ambiente, que levavam em conta apenas os lucros advindos de suas atividades. 

A sustentabilidade empresarial surge como uma recomendação de práticas que possam equilibrar as degradações ocasionadas pelas empresas. No caso de empresas que extraem recursos naturais, a saída seria a criação de projetos que possam recuperar esses recursos, de modo a minimizar os impactos ambientais. 

E como irá funcionar a gestão ambiental

Como dito, essa é uma área que visa criar um cenário mais agradável para a relação empresarial e a ambiental. Assim, medidas devem ser tomadas dentro das empresas para que se consiga chegar a um equilíbrio, onde nenhuma parte saia perdendo.

Esse, por sua vez, é o objetivo do gestor. Na prática, esse profissional terá que lidar com diferentes ações, mostrando até mesmo os melhores caminhos para o desenvolvimento de certos projetos.

Ele deve estar sempre atento ao uso de recursos. Deve oferecer soluções sempre que notar algo que seja prejudicial para a natureza.

Além disso, ele deverá ajudar o empresário com alguns assuntos, como a obtenção do licenciamento ambiental, que é, na verdade, um certificado que é obtido por seguir uma série de regras que beneficia o meio ambiente!

Por que os empresários buscam o licenciamento

No geral, há muitas vantagens no licenciamento ambiental, por isso os gestores são procurados para ajudar nessa parte. Essa é uma das vantagens que pode ser obtida com um bom trabalho de gestão.

Ele pode, por exemplo, se livrar de possíveis multas aplicadas em casos de poluição ambiental, ou seja, o empreendedor não será surpreendido por multas ou embargos operacionais, evitando possíveis paralisações do processo produtivo. 

O licenciamento também apresenta outras vantagens para o empreendedor, que são:

  • O Licenciamento Ambiental facilita a obtenção de créditos em determinados bancos. Alguns deles são BNDES, BB e outros, isso tudo, é claro, com base na Política Nacional do Meio Ambiente.
  • Os pedidos de ligações elétricas são utilizados pela COPEL
  • Existem menos acidentes relacionados a responsabilidade civil;
  • Potencial redução nos custos com seguro: a redução de despesas é algo essencial para o mantimento de uma performance de qualidade da empresa. Com as despesas reduzidas, seu negócio pode realocar recursos e torná-los mais eficientes e ainda conseguir aumentar a produtividade.
  • Aprimoramento dos procedimentos operacionais junto aos empregados e as condições de saúde e segurança no trabalho;
  • Melhoramento do ambiente de negócios, empresas de grande porte tendem a pedir de seus fornecedores a licença como forma de qualificação.