Negócios

Como montar um negócio de mentoria online? Veja 5 passos

Se você tem interesse em criar uma mentoria online, veio ao lugar certo. 

Aliás, mais do que ter chegado em um post que vai detalhar os passos para montar seu negócio virtual de mentoria e começar a ganhar dinheiro com seu conhecimento, saiba que você fez a escolha certa: as mentorias estão com tudo.

Isso porque a demanda por profissionais que forneçam serviços de mentoria está em alta. De acordo com a ABMEN (Associação Brasileira de Mentores de Negócios), a média de crescimento das mentorias registrou a relevante cifra de 19,5% ao ano, em sua última pesquisa. 

A figura do mentor está mais relevante do que nunca: com a pandemia, milhões de profissionais tiveram suas carreiras abaladas ou descobriram que era hora de repensar suas trajetórias, voltar a pensar sua atuação profissional de maneira estratégica e planejar o futuro. 

E por que a mentoria online é um bom negócio? Bom, para começo de conversa, o isolamento social nos impulsionou de vez para o mundo dos serviços digitais. As pessoas perderam o medo de consumir pela internet, e isso também se aplica a estudos e capacitação. 

De acordo com alguns números registrados pela Udemy, a plataforma experimentou um aumento de nada menos do que 95% na demanda por cursos durante o período pandêmico. 

A verdade é: tem gente querendo melhorar suas vidas, elas estão dispostas a fazer isso digitalmente e se você tem algo a ensinar, o momento é agora!

Naturalmente, abrir uma mentoria online é como abrir um negócio: demanda planejamento, preparo e seguir uma série de passos que vamos contar para você agora. 

Papel e caneta na mão? Siga conosco!

#01 Defina seu campo de atuação

As mentorias podem servir para diversos objetivos na vida profissional de uma pessoa. 

Você pode desenvolver programas que se concentrem em ajudar novos funcionários a se adaptarem em seus ambientes de trabalho, por exemplo. 

Também pode criar programas de mentoria para desenvolvimento de lideranças ou mesmo trabalhar como mentor de carreiras e colaborar com a estratégia de cada participante. 

Tudo vai depender de sua expertise. No que você realmente é bom? Com o que trabalhou por muito tempo e agora é capaz de compartilhar conhecimentos com terceiros?

Os primeiros passos de uma mentoria são, sem dúvida, direcionados a um olhar para dentro de você mesmo: reconheça-se, identifique suas maiores habilidades e quais são seus pontos fracos.

Tudo isso é importante para que você complete as lacunas e ofereça algo realmente único. 

#02 Analise outros programas de mentoria

Agora que você decidiu que quer montar um negócio de mentoria online, vale a pena dar uma olhada no que outros profissionais deste tipo estão oferecendo na web.

Preços, modalidade de curso, abrangência do programa, duração, entre outros detalhes, devem estar no seu foco. Esta etapa é especialmente importante para que você consiga visualizar o que já existe no mercado e criar seu programa de mentoria online de uma forma que entregue um pouco mais, ou de uma melhor forma. 

Você vai se surpreender com a quantidade de oferta de mentores, mas vai perceber que o serviço não é necessariamente homogêneo. Aliás, mais do que quantidade, os mentorados buscam qualidade, um programa pensado para o futuro e para suas reais necessidades. 

#03 Defina a plataforma onde vai ministrar a mentoria

Como você vai trabalhar online, seu programa de mentoria vai precisar de uma plataforma para acontecer. 

Neste sentido, é necessário escolher uma plataforma de colaboração online que permita que você gerencie cada projeto (mentorado) ou mesmo algum software para realizar as videoconferências de acompanhamento. 

Este tipo de ferramenta faz com que seja criado um ambiente onde as reuniões serão realizadas. É também onde vocês vão compartilhar documentos entre si e acompanhar os prazos para todas as tarefas.

Há inúmeros sites de gerenciamento de projetos que fornecem a possibilidade de usar calendários, criar lembretes e usar ferramentas de chat que colaboram para que a parceria seja fluida e sem interrupções. 

Só para citar algumas, você pode conhecer o ambiente e as funcionalidades da Thutor, que tem um ambiente bastante simples e funcional. Outra opção é a Menthoring4you, que tem uma série de ferramentas metodológicas bastante úteis para dar mais dinamismo ao seu programa de mentoria online. 

#04 Crie uma presença relevante na internet

Agora que você já sabe que tipo de mentoria online vai oferecer, o que a concorrência anda fazendo e já pensou onde vai dar aulas para seus mentorados, chega o momento de se fazer notar na internet. 

A primeira coisa que você vai precisar fazer é um site. Ele será seu cartão de visitas. O site é fundamental para que os interessados em seu programa de mentoria online conheçam suas propostas. 

Nele, as pessoas vão ver como sua mentoria vai funcionar e qual é sua trajetória. Não deixe de criar um blog onde você vai publicar conteúdos com valor agregado, que estejam relacionados às dores, necessidades e desejos do público que você quer atingir. 

A etapa seguinte é estar presente nas redes sociais nas quais esse mesmo público está mais presente. Hoje em dia, é fundamental estar no Facebook, Instagram e Twitter, mas considere seriamente também ter um perfil no LinkedIn, que é uma rede mais voltada para profissionais. 

#05 Comece!

Enquanto você não começar, nada vai acontecer. Muitas pessoas têm medo de empreender, não acreditam plenamente que seus negócios de mentoria online podem funcionar e ficam postergando dar o primeiro passo. 

Lembra do que falamos no começo do artigo? A demanda para profissionais mentores não para de crescer. E se tem gente interessada, você pode ocupar esse lugar! 

Mas, naturalmente, é preciso ganhar autoridade. Comece devagar, mas comece. Você vai ver que, aos poucos, seu programa de mentoria online vai começar a tomar forma, as pessoas vão começar a aparecer e os resultados virão. 

Aliás, a lógica do mercado é exatamente essa: se há demanda, há espaço para a oferta. Seja você o próximo mentor online que as pessoas estão buscando!