Notícias

Como não ficar conversando no trabalho – evitar fofocas

Manter o clima organizacional da empresa é muito importante. Para uma equipe ser produtiva e gerar resultados é preciso criar um ambiente de trabalho agradável, harmonioso e mediar conflitos com firmeza para não dar margem a desconfianças. E para isso é importante evitar as rodas de fofoca no trabalho.

Tudo no trabalho pode ser motivo de fofoca. Mesmo que inofensivas, as fofocas podem comprometer a imagem de profissionais e criar conflitos sem causa dentro da empresa. A fofoca pode alimentar um ambiente tóxico em que os profissionais não confiam uns nos outros e tentam se prejudicar mutuamente, isso é muito prejudicial a empresa.

Se você quer fugir das rodas de fofoca no trabalho, separamos seis dicas essenciais para não alimentar esse vício e conseguir rechaçar a fofoca com cordialidade. Confira as nossas dicas abaixo:

Apenas escute e se puder, não ouça!

A primeira dica é se limitar apenas a ouvir as fofocas. Esse é o primeiro passo para não se envolver nas fofocas do trabalho. Então, resista a vontade de saber mais detalhes e evitar fazer perguntas para não aumentar a história e gerar ainda mais fofoca no escritório.

Entenda que ao participar de uma fofoca sobre outros colegas de trabalho, você está se pondo como opção para também virar assunto no trabalho. Saiba que quem faz intriga sobre os outros para você, pode e provavelmente fará fofoca de você para os outros.

O ideal é apenas escutar, se limitando a comentários neutros que não deem margem para concordar ou não com o que está sendo dito. E claro, se possível, não ouça! Se a pessoa não veio até você contar a fofoca, não a procure! Essa é uma maneira de se isolar de qualquer fofoca e evitar que seu nome seja citado neste tipo de assunto.

Tente mudar de assunto

Outra estratégia inteligente é desviar o foco. Assim, sempre que um colega contar uma fofoca, tente aproveitar brechas para mudar de assunto. Escolha outros assuntos mais importantes como temas de trabalho ou algum tema que seja interessante para tentar “mudar o rumo da prosa”.

Dessa maneira, você mostrará de uma maneira sutil que as fofocas não lhe interessam e que você também não quer ignorar o colega. Provavelmente, ele deixará de tocar nesses assuntos com você conforme você for praticando essa dica no dia a dia.

Diga que já sabe sobre o assunto

Uma maneira eficiente de cortar o assunto é dizer que você já sabia da fofoca. Essa é uma forma de impor medo no fofoqueiro e evitar que ele converse com você em outras fofocas. Dessa forma, é importante que você entenda que ao fazer isso, você está acabando com o assunto do fofoqueiro.

Com isso, você mostra que não dará espaço para que a pessoa continue procurando você para alimentar as fofocas. Ela provavelmente ficará com medo de espalhar uma fofoca para você, já que você se mostra como uma pessoa bem-informada.

Não comece nenhuma fofoca!

Não, o título não está errado. Muitas vezes, por conta da posição dentro da empresa, acabamos sabendo informações sigilosas da companhia antes das novidades serem anunciadas a todos. E inconscientemente acabamos transmitindo essa informação para os colegas de trabalho.

Dessa maneira, você se portará como um “fofoqueiro”, por mais que não se veja dessa forma. Então se você soube de alguma notícia bombástica ou testemunhou algum acontecimento no dia a dia de trabalho, não conte o que sabe ou viu, assim você não alimenta a fofoca no escritório.

Transmita emoções positivas

Se você não quer apenas se livrar da fofoca, mas fazer o clima do escritório melhorar com a diminuição do “disse, me disse”, uma boa dica é transmitir emoções positivas no dia a dia. Compartilhe emoções positivas com seus colegas, sempre elogiando-os por seu desempenho e se mostrando aberto a receber qualquer tipo de crítica.

Dessa maneira, você pode se tornar o apaziguador do trabalho, conseguindo mediar os conflitos e estimular a conversa cara a cara, diminuindo os ruídos de comunicação na empresa e criando um ambiente cada vez mais livre de fofoca.

Não passe a fofoca a frente!

Essa é bem simples, basta não passar a fofoca adiante! Se te contaram uma fofoca de trabalho, quebre o ciclo e não conte a fofoca para os outros colegas. Assim, você aumenta a probabilidade da informação “morrer” com você, sem que ela se espalhe no escritório e possa prejudicar pessoas criando conflitos desnecessários no trabalho.

Com isso, você poderá diminuir o burburinho no escritório, se vendo livre das fofocas e deixando o ambiente de trabalho mais agradável. E claro, os fofoqueiros da empresa não irão repassar mais fofocas para você porque sabem que você não leva a fofoca a frente.

Com essas seis dicas, você pode evitar a roda de fofocas no trabalho. Não é muito fácil lidar com isso, afinal convivemos diariamente com os colegas de trabalho, mas você deve impor limites na convivência e apostar nos seus princípios para crescer profissionalmente, sem ligar para as fofocas do escritório.