renda passiva
Negócios

FIIs: O que é? e como obter uma renda passiva com ele?

Para pessoas que investem seu dinheiro a longo prazo, o maior objetivo é poder viver através de uma renda passiva, que pode determinar uma aposentadoria mais confortável, sem muitas preocupações no aspecto financeiro.

Vivendo por meio de dividendos oriundos dessa renda passiva, como aluguéis de imóveis, aplicações em Fundos de Investimentos ou uma boa previdência privada, possibilita ganhos maiores e mais tranquilidade no futuro.

A renda passiva é um dinheiro que a pessoa recebe, originária dos investimentos por ela realizados, em produtos oferecidos pelo mercado financeiro, que não depende do seu trabalho com rastreador portátil para moto.

Quando o investidor recebe dinheiro de ações, de juros por meio de uma renda fixa ou de outras aplicações automaticamente esse valor se torna uma renda passiva. Isso significa que não há necessidade de fazer horas extras, por exemplo, para aumentar os proventos.

Existem vários tipos de Fundo de investimentos, que mais à frente serão abordados, que permitem a remuneração para o investidor por meio de juros, fazendo com que a renda passiva chegue no bolso do trabalhador que vende caixa para entregar pizza.

A renda passiva é diferente da renda ativa, pois esta é originária do trabalho e esforço do indivíduo, como o salário registrado pelas leis da CLT, que dão direito ao Fundo de Garantia, por exemplo, ou de um negócio próprio.

São ganhos fixos, na verdade, mas que podem ser direcionados para gerar dinheiro no futuro, e a renda extra é a obtida para o enriquecimento da pessoa, diferente da passiva, mas que complementa a ativa.

A renda extra aumenta o valor dos proventos mensais e é todo pagamento obtido por meio de trabalhos esporádicos, como realizar bicos de final de semana vendendo calha chuva telhado, ou algum tipo de trabalho temporário no final do ano.

Como gerar renda passiva?

O fato é que a maior renda obtida por uma pessoa sempre é decorrente de um trabalho fixo, mas é possível obter uma renda passiva com bons investimentos, fazendo que ela seja maior do que a renda ativa.

É importante, então, elaborar um plano de investimentos e aplicar com regularidade, para que os proventos apareçam além do trabalho com adesivo personalizado logo, porque conforme o tempo passa esses proventos proporcionarão um futuro tranquilo.

Antes do planejamento financeiro pessoal, é essencial separar algum dinheiro para uma reserva de emergência, para situações imprevistas que possam surgir. A renda passiva pode ser recebida por meio de algumas fontes de investimentos tais como:

  • Dividendos de ações;
  • Dividendos de BDRs (certificados de empresas estrangeiras);
  • Proventos dos Fundos Imobiliários (FIIs);
  • Juros de aplicações financeiras;
  • Aluguéis de imóveis particulares;
  • Direitos autorais;
  • Postagens patrocinadas em redes sociais;
  • Criação de produtos digitais;
  • Marketing de afiliados.

Os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), por meio dos seus proventos, também pode favorecer com que o gestor de uma a indústria de embalagens plasticas flexiveis viva apenas com essa renda passiva.

Desde quando a pessoa começa a trabalhar, recebendo os primeiros salários, até chegar a aposentadoria, ela passa pelas fases de acumulação de patrimônio, a multiplicação dos seus bens e a fase final da preservação e fruição.

Então, aplicar em Fundos de Investimentos Imobiliários é uma ótima opção para gerar mais renda, aumentando o capital para poder viver de dividendos e ter um futuro mais confortável.

Do que se trata FIIs?

FIIs são Fundos Imobiliários onde são feitos investimentos financeiros, cujas aplicações são destinadas para empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais ou prédios comerciais.

São também ativos como CRIs, sigla para Certificados de Recebíveis Imobiliários. É um título gerador do direito a um crédito destinado ao investidor, no qual ele recebe um juro por parte do emissor do certificado e quando o título vence o dinheiro aplicado retorna.

Quando esse dinheiro retorna, acrescido de juros, o investidor pode aplicá-lo em sua empresa de içamento de máquinas, podendo comprar equipamentos suficientes para facilitar o trabalho na deslocação das cargas.

Principais Fundos de Investimentos Imobiliários

O FII garante uma boa rentabilidade para o investidor e é um processo menos burocrático, porque não exige uma lista de documentos, isento dos trâmites legais convencionais.

Ele também dispensa um investimento alto na aplicação inicial, trazendo grande liquidez e é prático para ser vendido, quando for necessário.

Na verdade, o FII é semelhante a um “condomínio” de investidores que buscam aplicações em empreendimentos imobiliários.

Aplicar no FII é uma forma de diversificar a carteira de investimentos, para conseguir mais renda do que a fixa e existem diversos tipos de fundos, tais como:

  • Fundos de renda;
  • Fundos de compra e venda;
  • Fundos de desenvolvimento;
  • Fundos de recebíveis imobiliários;
  • Fundos de tijolo.

Os fundos de renda são os que possuem menos risco nas aplicações. Neles, os gestores compram ou constroem imóveis destinados para aluguéis.

O foco desses investimentos são as empresas de médio e grande porte, como shopping com piso vinílico acústico; imóveis de alto padrão, galpões industriais, agências bancárias, hospitais ou hotéis, escolas e empresas de logística.

A renda líquida recebida dos aluguéis, fixa ou ligada à receita do locatário, é distribuída entre os cotistas e os contratos são longos, o que confere maior segurança e, para que o fluxo de renda seja mantido, é importante diversificar os locatários.

Os fundos de compra e venda já têm um risco maior, porque envolve diversas transações e seu objetivo é a compra de imóveis, no momento em que os preços estão mais baixos no mercado, mas com sinais de valorização futura.

Para identificar esses imóveis é necessário conhecer bem o mercado imobiliário, porque fatores como o local do imóvel e os arredores onde ele é construído determinam as oscilações dos preços.

Os fundos de desenvolvimento possuem os riscos mais altos, porém o potencial de ganhos financeiros é mais elevado. Esses fundos objetivam a compra de terrenos construídos com chapa de aço 1020, para a construção dos empreendimentos.

Depois, eles são vendidos ou alugados, desde que as obras não sejam embargadas, por causa de problemas com licenças ambientais ou atrasos na entrega do empreendimento.

Os fundos de recebíveis imobiliários são conhecidos também como fundos de papel e são uma boa opção para investidores conservadores e modernos, que possuem alto poder aquisitivo.

Esse fundo dá o direito ao investidor de receber o dinheiro investido, com juros acrescidos, quando o título vence e é isento da taxa de Imposto de Renda (IR).

O fundo de fundos é uma opção indicada para a pessoa que não quer assumir a responsabilidade na escolha dos ativos da carteira e prefere indicar um profissional qualificado, não sendo necessário um alto poder aquisitivo.

Eles são parecidos com os fundos de ações e é uma opção muito interessante para o investidor que está iniciando suas aplicações.

E, finalmente, os fundos de tijolo são os investimentos de imóveis físicos já construídos e seu objetivo é comprar as propriedades para alugar, tendo um grande potencial de valorização.

Dicas para obter renda passiva pelo FII

As orientações, que serão detalhadas abaixo, apontam a forma como obter uma renda passiva, por meio dos Fundos de Investimento Imobiliário. Elas são:

  • Fazer uma análise do FII que é mais lucrativo;
  • Entender como os cálculos são realizados para receber os dividendos;
  • Calcular o número de cotas matérias que envolvem o FII;
  • Estabelecer a metas financeiras para serem aplicadas no FII;
  • Escolher uma corretora de valores que direcione o investidor.

Todas essas dicas são essenciais para serem seguidas, proporcionando ao investidor maior clareza dentre as opções de aplicações no FII, fazendo com que ele possa receber a maior renda passiva que puder.

Desta forma, o aporte financeiro do investidor aumenta substancialmente, favorecendo maiores oportunidades de uma aposentadoria tranquila. E não apenas isso, pois ele ainda pode aplicar essa renda em outros negócios de seu interesse.

Considerações finais

O objetivo de todas as pessoas que possuem sua vida profissional ativa é conseguir acumular um dinheiro que possa trazer maior tranquilidade no futuro.

Para isso, desde cedo, é necessário fazer um bom planejamento para saber em qual FII é mais adequado aplicar o dinheiro advindo de um trabalho fixo ou por meio de serviços realizados esporadicamente ou em finais de semana.

As opções que o mercado financeiro oferece para investir em fundos imobiliários são diversas e vão desde os menos arriscados, até os mais complexos, que exigem um patamar financeiro alto.

Portanto, nunca é tarde demais para pensar a respeito e a dica é começar esses investimentos desde cedo, quando a vida profissional se inicia e os primeiros salários já possam ser direcionados para as aplicações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.