organizar suas finanças
Negócios

Como organizar suas finanças para não cair nas dívidas em 2022

Dicas simples e práticas vão ajudar você a organizar as finanças e fugir das dívidas de uma vez por todas. Confira!

Manter o controle das finanças pessoais é sinônimo de segurança, tranquilidade e qualidade de vida. Por isso, conhecer as melhores práticas de educação financeira  e aplicá-las na rotina vai fazer toda a diferença para afastar o risco de ficar no vermelho.

Mas por onde começar? Antes de pagar as contas do mês ou sair em busca de uma opção de cartão de crédito com limite alto, você precisa partir para um processo de organização financeira.

Elabore um planejamento financeiro

Não existe estabilidade financeira sem planejamento. Esse é o primeiro passo e requisito indispensável para quem tem como meta se manter longe das dívidas. Para começar, você precisa entender o que é um planejamento financeiro, qual a sua função e como ele é estruturado na prática.

 

O planejamento financeiro nada mais é que uma metodologia de organização financeira, a partir da qual se organizam dados envolvendo os recursos disponíveis, as contas fixas e variáveis e a gestão de todas essas informações.

 

Ao fazer um planejamento, é possível ter uma noção concreta a respeito dos ganhos e gastos, o que traz uma noção adequada da sua realidade financeira. Sem planejamento, as chances de acumular dívidas são bem maiores. A seguir, listamos um passo a passo simples de como elaborar um planejamento financeiro:

 

  • organize o seu orçamento pessoal utilizando uma planilha ou aplicativo;
  • defina as suas metas a curto, médio e longo prazo;
  • se tiver dívidas, se planeje para quitar as mesmas;
  • adeque o seu padrão de vida à sua realidade financeira;
  • se não tiver, faça uma reserva de emergência;
  • invista parte da sua renda mensal;
  • desenvolva a sua educação financeira de forma contínua e permanente.

É necessário ter em mente que não basta elaborar o planejamento. Você precisa se comprometer com ele e desenvolver bons hábitos de gestão financeira e controle dos seus gastos pessoais.

Tenha o controle dos seus gastos

Para se manter longe de dívidas, você precisa desenvolver bons hábitos de controle de gastos. Aqui, a dica é simples: elabore um orçamento mensal detalhado e tenha plena consciência de todos os seus gastos.

 

Evite compras por impulso, avalie a real necessidade de aquisição de um produto ou serviço e, sempre que possível, dê preferência para as compras à vista. Caso opte pelo uso de cartão de crédito, lembre-se de gastar uma quantia dentro do limite das suas possibilidades de pagamento.

Evite assumir dívidas

Se você não quer cair em dívidas, precisa mudar os seus hábitos de compras e um dos principais diz respeito aos parcelamentos de faturas de cartão de crédito. Sempre que possível, dê preferência para pagamentos à vista e só use o cartão de crédito se tiver um controle adequado dos seus gastos.

 

Hoje, no Brasil, os principais fatores para a inadimplência dos brasileiros são o parcelamento de cartão de crédito e crediários em lojas. Esses indicadores apontam para a necessidade de rever hábitos de consumo. Se você tem dificuldade de lidar com o pagamento do cartão, organize as suas finanças e mude os seus hábitos.

Invista em educação financeira

A expressão “educação financeira” é utilizada para se referir a boas práticas relacionadas ao uso do dinheiro. Para ter saúde financeira, você precisa investir na sua educação.

 

Isso significa estar ciente da renda pessoal e familiar, dos limites de gastos mensais e da importância de ter uma reserva financeira, bem como do risco que as dívidas trazem para a sua segurança e futuro de todos.

 

Fazer um orçamento pessoal e familiar envolvendo todos os membros da família é o primeiro passo para atingir uma gestão adequada das finanças. O fenômeno da inadimplência no nosso país está relacionado, entre outros fatores, à falta de educação e conhecimento no campo de finanças.

 

Hoje, com a internet e suas inúmeras possibilidades, qualquer pessoa pode aprender a melhorar sua relação com o dinheiro. A educação financeira está mais acessível e é uma ferramenta que traz autonomia, segurança e qualidade de vida.

 

Se você quer ficar longe das dívidas, coloque essas dicas em prática, especialmente investindo na sua educação e desenvolvimento financeiro. Com o conhecimento adequado, você vai aprender a controlar o seu dinheiro e não mais ser controlado por ele.