Óleo de cozinha
Populares

Como são feitos os sabonetes com óleo de cozinha reciclado?

Sabão feito de banha de porco e cinzas é bem da época dos nossos avós, certo? Tem óleo de cozinha e não tem onde deixar? Confira também os postos de coleta!

Geralmente os sabões de limpeza feitos com óleo de cozinha são utilizados para limpeza pesada, como a da louça e de roupas. No entanto, existe uma versão da receita feita especialmente para passar na pele. Para a organização e higiene de casa, produtos artesanais são uma boa ideia para economizar e reutilizar alimentos e objetos do lar.

Um dos maiores perigos ao fazer o sabonete com óleo de cozinha é durante o processo de saponificação. Ele deve ser feito com uma base forte, que costuma ser o hidróxido de sódio ou soda cáustica. Quando fazemos este sabonete artesanal devemos ficar atentos à quantidade de soda a ser adicionada na mistura. 

Vamos ver a receita do sabonete artesanal para não ter grandes riscos? 

Receita de sabonete artesanal

  • 125 g de hidróxido de sódio;
  • 400ml de água;
  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • termômetro;
  • 10 ml de corante;
  • 50 ml de hidratante;
  • essência de sua referência;
  • fita de pH;
  • formas, embalagens e vasilhames plásticos.

Modo de preparo:

Antes de começar, coloque equipamentos de proteção individual (EPI ‘s), como luvas, máscaras, guarda-pó e óculos.

Dissolva, em um vasilhame plástico, a soda cáustica na água. Isso feito, coloque esta mistura no óleo de cozinha aquecido a 60º (verifique a temperatura com o termômetro). Misture com uma colher de pau até engrossar, o que pode levar cerca de 40 minutos. 

Depois que esfriar um pouco, coloque o corante e o hidratante. Deixe a essência por último, pois ela pode evaporar com o calor da mistura. Coloque a fita de pH e veja se está próximo de 10 ou o mais neutro possível. Coloque a mistura em formas plásticas e deixe por 6 a 10 dias até que a reação se complete. Desenforme e embale. Cada sabonete custa por volta de R $0,20.

Dicas de cores naturais

Um litro de óleo de cozinha descartado de maneira incorreta pode contaminar até 20 mil litros de água. Por isso, vamos com uma dica para obter corantes naturais? Com a infusão de plantas e especiarias você pode obter cores lindas. Não tão brilhantes como as sintéticas, mas que podem deixar a sua pele ainda mais bonita e hidratada com recursos naturais.

Coloque três partes da planta fresca para uma de água. Deixe ferver bem e, quando o líquido estiver mais ou menos na metade e as plantas já tiverem liberado a cor, deixe esfriar, coe e guarde em um frasco de vidro. No caso de temperos em pó, use-os dessa forma.

Coloque um pouco de álcool e algumas gotas de conservante natural, como o óleo de girassol. Guarde em um local seco e escuro, como um armário, e use como precisar. Uma boa ideia é fazer em menor quantidade, como 50 ou 100 ml por vez.

Beterraba e pétalas de rosa são perfeitas para a cor rosa. Já a cor azul pode ser obtida com bagas de cipreste, flor de lírio azul e camomila romana. O castanho pode ser obtido com henna, canela e cacau. Uma boa dica é observar as plantas e flores e buscar conseguir extrair suas cores com a infusão.

Postos de coletas de óleo

O Programa Soya Recicla, presente em diversas cidades e estados, além de coletar óleo de cozinha usado, ainda produz o sabão Viva Mundo, perfeito para a limpeza doméstica. A cada dois litros de óleo levados para o posto de coleta, você recebe duas barras desse sabão biodegradável.

Existem outros postos de coleta de óleo de cozinha usado: basta pesquisar pela internet ou na prefeitura da sua cidade. Se ainda não tiver um posto perto de você, entre em contato com empresas que já coletam em capitais, como grandes redes de supermercados e outras associações. Para descartar o óleo, prefira garrafas PET ou recipientes de vidro, que também são recicláveis.