Blog / Dicas

Como se motivar a estudar?

A motivação é um dos principais fatores para o estudo eficiente. Sem ela, fica difícil concentrar-se nas tarefas, memorizar conteúdos e ter forças para enfrentar os desafios. A boa notícia é que a motivação pode ser cultivada e desenvolvida. 

Como? Neste artigo, mostraremos algumas dicas para você se motivar a estudar e ter mais sucesso nos seus estudos.

Trabalhe o seu psicológico

Estudar eficientemente exige uma preparação cuidadosa e foco amplo. Para alcançar isso, trabalhar a sua mente é tão vital quanto a grama sintética para os campos de futebol. Elaborar um cronograma de estudos, conhecer o conteúdo de antemão, desenvolver hábitos de estudo saudáveis ​​e trabalhar a sua psicologia são os seus principais aliados para obter resultados. 

Perceba que trabalhar o seu psicológico é igualmente importante quanto ter um material de estudo. Estudar exige que você desenvolva hábitos produtivos, tenha determinação, crie disciplina e engaje a curiosidade interna. 

Crie um ambiente aconchegante

Um dos fatores mais importantes para o sucesso no estudo é ter um ambiente aconchegante. Sendo tão importante quanto um filtro coalescente para a indústria, pois ajudará na absorção do conteúdo que você precisa para avançar nas matérias. 

Para criar esse ambiente, é possível utilizar de três componentes principais. Primeiro, a arrumação do local de estudo é fundamental. É importante que haja espaço suficiente para acomodar os materiais usados durante as atividades. 

Além disso, a luz é essencial, pois ajuda a melhorar o foco. E por último, o som ambiente desempenha um papel importante, pois ajuda a regular a ansiedade e a criar uma atmosfera acolhedora e estimulante. 

Crie um cronograma

Criar um cronograma de estudos é uma forma de aumentar significativamente o seu rendimento. Ter um cronograma de estudos benéfico ao sucesso, especialmente quando você estudará sobre uma determinada matéria, como a utilização de um vidro termoelétrico, por exemplo.

É importante ter um plano de ação para dar estrutura aos seus estudos. Um cronograma de estudos deve levar em consideração o seu nível de conhecimento, para que você possa aproveitar ao máximo o seu tempo de estudo. Dessa forma, você pode obter os melhores resultados possíveis, ajudando-o a se preparar para os exames. Para aproveitar ao máximo o seu cronograma de estudos, você deve levar em conta vários fatores, como:

  • tempo disponível;
  • prioridades;
  • capacidades cognitivas;
  • entre outras. 

Além disso, você também deverá ajustar o seu cronograma à medida que você avançar nos seus estudos. Por fim, é preciso que você se estabeleça metas semanais ou mensais para se manter motivado.

Mantenha o ambiente de estudo confortável

É essencial manter o ambiente de estudo o mais confortável possível, sendo tão importante quanto o compressor de ar pistão para as indústrias. Uma sala de estudo que não é acolhedora, desarrumada ou barulhenta é, definitivamente, um ambiente indesejado para qualquer aluno, pois compromete o foco. 

Para garantir uma atmosfera serena para a concentração, é preciso eliminar os fatores que desviam a atenção do estudante. Isso pode incluir ter uma sala limpa, organizada e bem equipada, para que o aluno se sinta à vontade para estudar sem distrações.

Além disso, os alunos também devem procurar alternativas para adquirir conhecimento como assistir a vídeos educativos ou ouvir podcasts, assim como tirar proveito das novidades em computação, como a tecnologia de realidade virtual. Manter o ambiente de estudo confortável é uma tarefa importante para o sucesso acadêmico e profissional de qualquer estudante.

Utilize o pomodoro

Utilizar o pomodoro para estudar é uma excelente forma de aumentar sua produtividade e conseguir os resultados que você deseja. Os benefícios que esse método traz incluem a redução da procrastinação, o aumento da motivação, o aumento da qualidade de concentração, além de proporcionar um tempo de descanso para que o cérebro guarde o que foi estudado. 

O método consiste em trabalhar em blocos de tempo determinados, que vão de 25 a 45 minutos, espaçados por intervalos de 5 a 10 minutos. Quando você se dispõe a estudar visando seguir o método Pomodoro, deve preparar um ambiente calmo, colocar a notificação do celular para modo silencioso e desligar todas as outras distrações, para que possa se concentrar no estudo. Dessa forma, você começa a utilizar o pomodoro para estudar efetivamente, aproveitando muito melhor sua energia e tempo.

Identifique o que te atrapalha na hora de estudar

Estudar para ter resultados nas provas e compreender os conteúdos apresentados na escola não é uma tarefa simples. Para conseguir ter sucesso nos estudos, é necessário identificar o que nos atrapalha na hora de estudar. 

Por exemplo, distrações como o celular, computador ou equipe de som são algumas das principais responsáveis por atrapalharem o ritmo de estudo de muitos estudantes. Por isso, para conseguir estudar tranquilamente, é importante identificar o que nos atrapalha na hora de estudar e tomar algumas providências para eliminar essas distrações. 

Outras formas de se atrapalhar na hora de estudar são: falta de dedicação, procrastinação, falta de estratégias de estudo, falta de organização e desorganização pessoal. Esses problemas podem ser resolvidos ao adotar técnicas de estudo eficazes, tais como desenvolver a capacidade de escuta, escrever resumos e hábitos de leitura. 

Identificar o que nos atrapalha na hora de estudar e aplicar as medidas necessárias para removê-las é fundamental para conseguir ter sucesso nos estudos!