Idosa sorridente com câmera fotográfica
Saúde

Como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos

Você já parou para pensar sobre como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos? A verdade é que ter essa preocupação é fundamental.

Afinal de contas, à medida que envelhecemos, é normal que o nosso corpo reaja de algumas maneiras. Diante disso, para aproveitar melhor a vida após os 60 anos, é vital ter alguns cuidados.

Essa é uma das razões pelas quais você deve saber como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos.

Inclusive, de acordo com alguns dados do IBGE, o número de pessoas idosas está crescendo mais rápido que o número de pessoas que nascem.

Isso quer dizer que a proporção de idosos do Brasil tem aumentado cada vez mais. Por consequência, deve-se aprender a viver a velhice da melhor maneira possível.

Todo esse parâmetro exige que se tenha um olhar mais voltado para essa população. Afinal de contas, eles possuem necessidades especiais.

Outra coisa a se levar em consideração é o perfil de idosos, que está bem diferente, em especial nas cidades grandes.

Hoje, pessoas com mais de 60 anos estão muito mais ativas que antigamente, sendo que é bem provável que vivam grande parte da vida na terceira idade.

Diante disso, não há como negar a importância de saber como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo!

Saúde após os 60 anos

Ao chegar na terceira idade, uma das principais preocupações com certeza é a respeito de preservar a saúde.

É claro que todos os hábitos que o indivíduo teve, até chegar nessa fase de vida, influenciam bastante a forma com que o corpo irá agir.

No entanto, não há como negar que existem sim alguns cuidados que serão capazes de preservar ou melhorar a qualidade de vida.

Em especial porque a terceira idade acaba fazendo com que o indivíduo se torne mais propenso a desenvolver alguns problemas, como acral melanoma, osteoporose e uma série de outras doenças degenerativas.

Naturalmente, o processo de envelhecimento ocasiona mudanças tanto no corpo quanto na mente do paciente.

De acordo com o Caderno de Atenção Básica Sobre o Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, um dos grandes problemas nessa fase da vida está no fato de existir uma cultura que desvaloriza e limita a pessoa idosa.

Além disso, as pessoas mais velhas também estão mais suscetíveis às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), as quais afetam a funcionalidade dos ossos.

Porém, em momento algum isso significa dizer que não há como ter saúde após os 60 anos. Mesmo porque ter uma vida saudável não tem ligação com idade, mas sim com os hábitos adotados no dia a dia.

É por essa razão que se é necessário saber como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos, a fim de manter uma rotina saudável.

Como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos

Existem algumas práticas diárias e cuidados mais específicos que são capazes de oferecer uma melhor qualidade de vida ao indivíduo maior de 60 anos.

Dentre eles, podemos citar os seguintes:

1. Prática de exercícios físicos

Um dos pontos mais importantes para manter a saúde sempre em dia são as práticas constantes de exercícios físicos.

É verdade que os idosos podem não ter a mesma força física ou condicionamento, mas mesmo os exercícios mais suaves tem um grande potencial para manter o corpo e a mente balanceados.

Inclusive, se o idoso passou por alguma cirurgia de fratura no tornozelo, por exemplo, manter a prática de exercícios físicos é ainda mais importante para garantir a sua qualidade de vida.

No entanto, é preciso respeitar os limites do corpo em qualquer atividade física que for fazer. Então, regule a intensidade do exercício.

O mais adequado é ter um profissional que possa guiar a maneira correta de realizar os exercícios, que podem ser aeróbicos, aumentar a flexibilidade e equilíbrio do corpo, fortalecer a musculatura etc.

Em relação aos principais benefícios dos exercícios físicos, citamos os seguintes:

  • Ajuda o idoso a recuperar a confiança;
  • Ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Estimula o funcionamento do sistema imunológico;
  • Melhora a memória;
  • Contribui para o raciocínio lógico;
  • Melhora a saúde cardiovascular.

2. Prática de atividades intelectuais

Outra coisa que não há como deixar de mencionar sobre como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos, é a respeito da saúde mental.

Praticar atividades intelectuais é vital para garantir um envelhecimento mais saudável e melhorar a qualidade de vida do idoso.

A nossa mente é como se fosse um músculo do corpo e que, portanto, deve continuar funcionando da forma correta.

Mas, para que isso aconteça, é necessário estimular o seu funcionamento. Se o idosos tiver um cérebro bem ativo em sua juventude, é bem provável que manterá a mente conservada em sua velhice.

É verdade que o declínio neurológico é um processo natural e inerente ao envelhecimento, mas é possível sim diminuir esse problema através da estimulação constante do cérebro.

Agora, dentre algumas dicas de atividades intelectuais, podemos citar as seguintes:

  • Uso da internet;
  • Leitura;
  • Escrita;
  • Aprender uma atividade nova;
  • Jogos da memória ou quebra-cabeça etc.

3. Convívio social

Um dos grandes problemas que tem relação com a terceira idade, mas que muitas pessoas não dão a devida atenção, é a respeito da maior incidência de depressão entre aqueles que estão acima dos 60 anos.

E isso acontece justamente pelo fato de, na velhice, o idoso ficar muito tempo isolado. Por consequência, ele tende a se sentir sozinho, algo que contribui para o desenvolvimento da depressão.

Não é incomum encontrar idosos que, durante a sua fase adulta, eram muito ativos, tendo vários amigos ou até colegas de trabalho.

Mas, após a aposentadoria, acabam se isolando. E isso pode acontecer tanto por falta de estímulo como por conta de alguma condição de saúde que dificulte a sua locomoção.

É por essa razão que, ao falar sobre como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos, é de grande importância pensar no convívio social.

Dessa forma, o idoso passa a se sentir parte pertencente a uma comunidade e, por consequência, terá estímulo mental.

Diversos são os estudos que apontam o quanto manter o convívio social com outras pessoas é capaz de deixar uma pessoa mais feliz.

Certo, mas como promover o convívio social de uma pessoa idosa? Dentre algumas formas, podemos citar as seguintes:

  • Estimular que o idoso faça parte de algum trabalho voluntário;
  • Planejar encontros semanais com membros da família;
  • Procura atividades em grupo para idosos etc.

4. Planos para o futuro

Outro problema que costuma aparecer após a aposentadoria é a falta de rotina. Por mais que muitos reclamem disso, a verdade é que ter uma rotina faz bem para a nossa saúde mental.

Afinal de contas, após anos acordando sempre no mesmo horário e trabalhando boa parte do tempo, acaba sendo difícil se adaptar a um estilo de vida mais tranquilo, sem tantas responsabilidades.

É por essa razão que muitos idosos começam a se sentir um tanto impotentes, algo que também pode facilitar o desenvolvimento da depressão.

Diante disso, uma das maneiras de manter a qualidade de vida do idoso é justamente ter planos para o futuro.

Dessa forma, evita com que se tenha muito tempo ocioso, dando alguma brecha para pensamentos negativos ou algo do gênero.

Em relação às maneiras de planejar o futuro, isso inclui também encontrar um significado para a sua vida. Alguns exemplos são:

  • Planejar viagens;
  • Conhecer locais que sempre sonhou;
  • Voltar a estudar;
  • Aprender uma língua nova;
  • Ajudar em projetos voluntários etc.

5. Alimentação saudável

Não existe forma de falar sobre como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos e deixar de citar a importância da alimentação.

O nosso corpo passa por várias alterações durante a velhice e, portanto, é vital manter alguns hábitos alimentares mais específicos.

A necessidade de nutrientes também deixa de ser a mesma, muito por conta das mudanças hormonais e metabólicas do corpo.

Além do mais, há vezes em que o idoso tem alguma condição de saúde que faz com que ele tenha alguma restrição alimentar.

Por isso, o mais adequado é procurar um profissional que possa lhe orientar um cardápio ou dieta que seja capaz de lhe trazer bem-estar.

Se por acaso o idoso tiver alguma dificuldade locomotiva, existe a possibilidade de contratar um nutricionista online para lhe dar as devidas orientações.

Mas, falando de forma geral, algumas dicas de alimentação que são capazes de aumentar a qualidade de vida dos idosos, são:

  • Diminuir a quantidade de sal na comida;
  • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Dar preferência a alimentos de origem natural;
  • Evitar ao máximo ingerir alimentos processados;
  • Ter uma alimentação variada, com legumes, frutas e verduras.

6. Cuidado com as finanças

Ao falar sobre como ter uma boa qualidade de vida após os 60 anos, poucos são os que se lembram da importância de ter cuidado com as finanças.

No entanto, não há como negar que ter uma vida financeira estável é sim uma das formas de manter uma boa qualidade de vida.

Mesmo porque a preocupação com dinheiro pode ser sim uma fonte de estresse e ansiedade, em especial para os que não estão mais trabalhando.

Para evitar problemas como esses, o ideal seria planejar a sua vida financeira desde sempre, para que possa aproveitar a velhice com mais sossego.

Agora, se isso não foi possível, tenha em mente que a aposentadoria não precisa ser, necessariamente, um tempo para não fazer nada.

Óbvio que você deve diminuir o ritmo de trabalho, mas a terceira idade é um ótimo período para começar a desenvolver atividades que tenham interesse e que possam ser remuneradas.

Outra coisa que é importante se atentar é a respeito de fazer com que o idoso tenha controle sobre o seu próprio dinheiro, caso isso seja possível.

Dessa forma, ele passa a saber quanto tem e como pode gastar.

7. Mantenha em dia as consultas e exames de rotina

É muito comum que na terceira idade o paciente tenha alguns problemas de saúde. Mas, para garantir seu bem-estar, é fundamental manter em dia as consultas e exames.

Um problema muito comum nessa idade são problemas ósseos, já que existe todo um desgaste natural que o nosso corpo passa.

Então, considere ter um plano ortopedista Unimed para sempre que for necessário, ter facilidade em fazer os exames.

Além disso, é vital manter um acompanhamento com o médico geriatra, a fim de que seja possível fazer o diagnóstico precoce e o tratamento adequado em caso de alguma doença.Várias doenças são assintomáticas e, portanto, fazer um check-up periódico é importante para manter o bem-estar e qualidade de vida. Além disso, adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente e se alimentar de forma equilibrada, também pode contribuir para a prevenção de doenças e para a manutenção da saúde.