Atualidade Populares Topo

Como trocar os pneus do meu caminhão?

 

Quando devo fazer a troca dos pneus do meu caminhão pode não parecer, mas é umas das dúvidas mais recorrentes entre os motoristas. Trocar os pneus de seu caminhão é de suma importância para garantir que você realize uma boa condução e evite sofrer acidente devido ao alto desgaste dos pneus. 

 

Trabalhar veículos de grande porte exige tomar uma série de cuidados. Isso acontece porque geralmente nos caminhões se costuma levar grandes volumes de carga, e em algumas vezes de materiais inflamáveis. Também existe o fato dos caminhões rodam centenas de quilômetros diariamente precisarem passar por manutenções constantes, devido ao desgaste sofrido pelas peças e principalmente pelos pneus. 

 

Assim como acontece em outras peças do caminhão, os pneus também vão dando sinais de que precisam ser trocados. Algumas pessoas costumam realizar a troca dos pneus do caminhão apenas quando eles estão carecas, sem darem a devida atenção para outros indícios que podem indicar que ele já está em más condições de uso. Como mencionado anteriormente, a troca dos pneus é fundamental para que consigamos evitar diversos acidentes e para oferecer menos riscos aos motoristas e pedestres. 

 

Para te ajudar separamos neste artigo umas dicas que vão te ajudar a trocar os pneus de seu caminhão e consegui com que você preste atenção no momento certo para realizar a manutenção e troca desses itens fazendo com que você garanta uma melhor vida útil para eles. 

Como realizar a conservação do pneu de um caminhão?

Uma dica de ouro para realizar a conservação do pneu do seu caminhão é levar em conta  a pressão designada para o tipo de pneu. Verifique se ele está com a calibragem correta e quando não estiver na quantidade ideal realize o reajuste e coloque na pressão mais indicada. Outra coisa que merece destaque é quando os pneus só tem um desafio desigual devido cada pneu está em nível diferente

 

Para evitar desgaste desigual dos pneus e seu veículo é necessário que você verifique como está o balanceamento do veículo e casas, sendo necessário realizar o alinhamento correto. Um fato que merece destaque com relação à preservação do pinhal do caminhão e com relação aos cuidados diários nas estradas. Ao trafegar pelas estradas do nosso Brasil é necessário ter muito cuidado com relação a buracos, lombadas, desvios, tudo que pode ocasionar no desgaste do seu pneu e acabar a vida útil desse acessório. 

Quando devo realizar a troca dos pneus do caminhão?

É necessário ficar de olho em qualquer coisa estranha que aparece no pneu do seu caminhão tais como cortes e bolhas, além dos pequenos ressaltos que podem aparecer entre os sulcos dos pneus pois quando aparecem podem indicar desgaste. A seguir vamos falar de três situações que podem indicar a necessidade de está realizando a troca do pneu do seu caminhão.

 

Desgaste

O desgaste é um dos principais sinais de que o seu pneu está precisando ser trocado. Além de ser o mais comum caso para realização da troca, o desgaste também é o sinal mais fácil de ser percebido pelo motorista, porém não deixa de representar risco. O desgaste dos pneus do caminhão é algo gradual e precisa estar sendo acompanhado com atenção para que o motorista consiga realizar a troca na hora certa. 

 

Para ajudar a perceber se os pneus estão precisando ser trocados devido ao desgaste necessário que você verifique com frequência a integridade deles e realize uma análise dos terrenos pelos quais você trafega, bem como realizar uma manutenção de qualidade com frequência para ajudar a identificar quando os pneus precisam ser substituídos. Quando os sulcos estiverem bem reduzidos hora de trocar os pneus. 

Envelhecimento dos pneus do caminhão

Identificar qual é a vida útil de um pneu pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Algumas pessoas acreditam que isso pode ser feito com o estabelecimento de um limite de quilometragem realizado pelos pneus. Isso torna-se difícil porque existem diversos aspectos envolvidos na questão do envelhecimento dos pneus, como por exemplo se o motorista realiza manutenção com frequência e o tipo de terreno que ele costuma transitar. 

 

Como cada caso é um específico é necessário fazer um acompanhamento bem de perto. É preciso que você tenha a noção de que os sinais de envelhecimento do pneu do seu caminhão podem aparecer a qualquer momento e que deve se realizar mais pressão pelo menos uma vez ao ano. 

 

Os fabricantes de pneus costumam dar uma validade de 5 anos de vida útil a partir da data de fabricação. recomenda-se que você faça uma expressão pelo menos uma vez no ano e tem que observar se o pneu está apresentando algum tipo de bolha, rachadura ou ressecamento caso você perceba alguma dessas situações realize a troca imediatamente.

Danos 

Se você tem um caminhão muito tempo já deve ter notado que os pneus fabricados para esse tipo de veículo possuem uma alta durabilidade e resistência. É justamente por isso que é tão importante realizar a troca imediata dos pneus assim com você nota algum sinal de dano como perfurações visíveis, danos na borracha, rachaduras, ressecamento dentre outras condições. 

 

Caso você note algum tipo de perfuração ou modificação no seu pneu e ele esteja ainda com uma boa estrutura ou se ainda ele for novo é necessário que você leve para um especialista poderá avaliar e se preciso realizar os reparos necessários. 

 

Os furos podem ter sido ocasionados por objetos pontiagudos que acabam perfurando a borracha e podem até mesmo atingir a carcaça do pneu. Quando nota-se mudando rapidamente é possível realizar o conserto e reparação dos pneus sem a necessidade de realizar a troca. 

 

Para saber o momento certo de trocar o pneu de seu caminhão é necessário que você fique muito atento a diversos aspectos e indicadores. Como cada veículo é utilizado de uma forma existem diversas peculiaridades que devem ser levadas em conta tais como a carga levada, quilometragem rodada, o tipo de terreno onde se transita, manutenção rotineira dentre outros. Fazer uma manutenção com frequência pode fazer a diferença.