Airsoft
Uncategorized

Conheça as diferentes modalidades de airsoft

Existem diversas maneiras de praticar airsoft, se você ainda é iniciante, leia o texto abaixo para ficar por dentro desse novo esporte que vem crescendo a cada dia

Os esportes de tiro que simulam batalhas militares vem se tornando cada vez mais populares entre os jovens, seja de forma online ou presencial, como é o caso do airsoft.

Com a popularização desse esporte, inúmeras modalidades foram sendo criadas. Em cada modalidade diversas habilidades e estratégias possuem foco diferente, e dessa forma, se torna um jogo democrático onde todos podem contribuir de alguma forma.

Fique ligado no artigo abaixo que preparamos, pois nele abordamos de forma mais profunda sobre o que é o airsoft, como praticar, quais as modalidades e algumas dicas para os iniciantes desse esporte.

O que é airsoft?

O airsoft é um esporte que simula combates militares usando armas de pressão que atiram bolinhas de plástico. Essas armas são como réplicas de armas de fogo.

No entanto, apesar da semelhança, as armas de airsoft possuem o funcionamento completamente diferente das armas de fogo, sendo assim, é impossível utilizar munição real numa arma de airsoft.

O jogo é praticado por pessoas em locais fechados ou abertos. Geralmente em locais amplos, onde os jogadores podem se esconder ou reunir para criar estratégias.

Dito isso, podemos perceber que a prática do airsoft se assemelha um pouco ao popular paintball, porém, o paintball é considerado mais infantil e menos estratégico que o airsoft, que busca cada vez mais o realismo.

Por fim, deve-se ressaltar a importância da honra e honestidade dos jogadores, uma vez que atingido e pela munição não possuir tinta como no paintball, o jogador em questão deve se revelar e falar que está fora do jogo.

Como praticar airsoft?

Como falamos, o airsoft se assemelha ao paintball, que já foi muito popular. Por isso, a grande maioria das pessoas têm noções básicas da prática deste esporte.

No entanto, para ficar mais claro, abordamos sobre os equipamentos necessários para se divertir jogando airsoft.

Para a prática é necessário ter o armamento, que se enquadram em armas de pressão. As armas possuem três tipos diferentes: a gás, mola e as elétricas.

Com o intuito de manter a ordem, a legislação brasileira exige que todo o armamento voltado para o airsoft possua uma marcação na cor laranja ou vermelho.

Além das armas, os jogadores também precisam de munições. Essas munições são feitas de plástico com diâmetro de 6mm.

Por fim, voltado à proteção, somente óculos ou máscaras são exigidos para que os jogadores possam proteger seus olhos. O tiro de airsoft não causa muita dor, mas caso uma pessoa seja atingida no olho, isso pode causar danos gravíssimos.

Quais as modalidades de airsoft?

Bom, o airsoft possui diferentes modalidades, e cada uma delas visa um diferente tipo de estratégia. Veja aqui abaixo alguns dos jogos praticados.

1- Capturar bandeira

Essa que deve ser a modalidade mais popular do airsoft tem como objetivo capturar a bandeira do adversário, como o próprio nome já deixa claro.

Nesse tipo de jogo é necessário possuir uma estratégia bem definida e os jogadores devem saber o que cada um deve fazer. Além disso, conhecer bem o terreno dá uma vantagem considerável para o time.

2- Último homem

Outra modalidade com o nome bem sugestivo é o último homem, ou também conhecido como mata-mata.

Este tipo de jogo pode ser praticado em equipe como também individualmente. Numa partida de mata-mata o vencedor é aquele último homem que restar sem ter sido atingido.  Isso serve para as partidas tanto em equipe como individuais. 

3- Resgate de refém

Nessa modalidade, um jogador que servirá como prisioneiro terá de ser resgatado por uma das equipes enquanto a outra tenta impedir o resgate.

Para o jogo finalizar, a equipe de resgate deve salvar o refém e levá-lo até o local apontado ou então a outra equipe deve neutralizar todos os jogadores da equipe de resgate.

A equipe de resgate normalmente conta com mais jogadores por possuir uma missão mais difícil e por ter que tomar as ações da partida.

4- Outras modalidades

Além das modalidades que já falamos, ainda existem outras menos populares como plantar bomba (muito comum em jogos online), médico, rei da colina, entre outros. 


O que não faltam são opções para se divertir ao jogar airsoft.