Notícias

Conheça os benefícios do café para a sua saúde

Certamente você já deve ter ouvido que beber café moderadamente, sendo de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia, não apresenta nenhum tipo de risco à saúde. Aliás, esse hábito pode ser muito benéfico.

Inclusive, o café é uma bebida amada em todo o mundo, mas além de seu sabor inconfundível, a bebida é nutritiva, por conta da cafeína e dos polifenóis.

A cafeína é conhecida por ser estimulante, os polifenóis, por sua vez, são antioxidantes que impedem os radicais livres de agirem, visto que eles prejudicam o equilíbrio celular.

Por conta disso, várias pesquisas apontam que o café ajuda a prevenir doenças e promove a sensação de bem-estar.

Contudo, assim como qualquer outro tipo de bebida ou alimento, ele precisa ser consumido moderadamente, portanto, nada de beber 1 litro de café por dia.

Saboreá-lo é uma maneira de tornar o dia a dia mais agradável, tanto em casa quanto no trabalho, e ele pode ser a companhia perfeita ao receber visitas em casa, após o almoço ou até mesmo enquanto assiste ao seu filme ou série preferidos.

Neste artigo, vamos conhecer os benefícios do café, os tipos de grão que existem e como é possível cultivá-lo em locais pequenos.

Por dentro de seus benefícios

Quando se fala nas vantagens do café, a primeira coisa que vem em mente é o seu sabor, afinal, chega a ser irresistível tomar um cafezinho pela manhã ou depois de uma refeição.

Mas, além de seu sabor inconfundível, o café também traz outros benefícios para a saúde humana, dentre as quais mais se destacam:

1 – Fortalece o coração

A Escola de Saúde Pública de Harvard realizou uma pesquisa e descobriu que beber uma ou duas xícaras de café por dia é importante para reduzir as chances de insuficiência cardíaca em até 11%.

Ou seja, dentro de empresas, como um fabricante de letras caixas com led, em casa ou em qualquer lugar, consumir até 4 xícaras por dia é o ideal.

2 – Melhora a atenção ao dirigir

O café reduz as possibilidades de se envolver em acidentes de trânsito, visto que melhora a atenção e o estado de alerta, além de reduzir o sono.

Esta foi a conclusão de uma pesquisa realizada pelo The George Institute, na universidade de Sydney. Motoristas que bebem café chegam a ter 63% menos chances de causar um acidente.

3 – Faz bem para a memória

Outro estudo da área, mas desta vez na Universidade John Hopkins, mostrou que duas xícaras de café por dia melhoram consideravelmente a memória.

A pesquisa foi realizada com voluntários que tomaram cápsulas de cafeína, e após isso apresentaram um bom desempenho nos experimentos, superior aos que ingeriram cápsulas placebo.

Por essa razão, os pesquisadores concluíram que a cafeína possui efeitos positivos em nossa memória em longo prazo, evitando momentos de esquecimento.

4 – Evita a depressão

Boa parte das pessoas procuram psiquiatras para tratar problemas como depressão e ansiedade, e ter acesso a receituários médicos com carimbo médico personalizado para consumir medicações que ajudam nesse sentido.

Contudo, é melhor prevenir do que remediar, e de acordo com os pesquisadores da Harvard School of Public Health, o café possui um efeito antidepressivo natural, por conta do estímulo da cafeína no sistema nervoso central.

Ela ajuda a aumentar a produção de neurotransmissores cerebrais, como no caso da noradrenalina, serotonina e dopamina, que são responsáveis pelo bem-estar psíquico.

5 – Ajuda a emagrecer

A cafeína é uma das substâncias naturais que ajudam a perder peso. Isso acontece porque ela ativa o sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica.

Do mesmo modo, aumenta os níveis de adrenalina no sangue, hormônio fundamental para quebrar as células de gordura, o que auxilia até mesmo na melhora da performance nas atividades físicas.

Todos esses benefícios são provenientes dos mais variados tipos de café, e é interessante conhecer um pouco mais sobre eles, conforme ficará claro a seguir.

Saiba quais são os tipos de grãos de café

Existe uma variedade de tipos de café no mercado para conhecer, uma vez que existem diferentes tipos de grau. Para ficar ainda mais claro, os principais grãos são:

  • Café Arábica;
  • Café Bourbon;
  • Café Kona;
  • Café Catuaí.
  • Café Acaiá;
  • Café Robusta.

O Café Arábica é um tipo de grão proveniente das montanhas da Etiópia, e a altitude está relacionada à sua qualidade. Assim sendo, quanto mais alta a lavoura, melhor será o café.

Os grãos cultivados acima de 1.000 metros possuem o sabor ideal, além de que esse tipo possui 50% menos cafeína e maior teor de açúcares.

Ele pode ser servido em uma clínica de psicopedagogia, em seu lar ou em qualquer lugar, assim como no caso do Café Bourbon. Aliás, é o tipo mais conhecido no mundo, sendo muito popular fora do Brasil.

Esse tipo de grão possui notas achocolatadas, acidez moderada e aroma marcante, sendo ideal para quem prefere algo mais adocicado.

O Café Kona, por sua vez, é cultivado no Havaí, mais precisamente na cidade de Kona, daí o nome. Quem gosta de café gourmet deve experimentar esse tipo de grão, e ele é tão popular que, para algumas pessoas, é a melhor opção do mundo.

Quanto ao Café Catuaí, costuma ser cultivado em altitudes acima de 900 metros, sendo muito comum no Brasil. Sua acidez é moderada e não é necessário adicionar açúcar ou adoçante, já que é naturalmente doce.

Quem trabalha em casa em uma mesa para home office, também pode optar pelo Acaiá, uma opção bastante comum no Brasil.

Se o nome é de origem Tupi Guarani, e significa “frutos com sementes grandes”, que é a principal característica desse tipo de grão.

É indicado para quem prefere um sabor suave, visto que possui notas que lembram frutas. Também possui sabor achocolatado e acidez média.

Por fim, o Café Robusta, que também é conhecido como Conilon, possui uma grande quantidade de cafeína, ideal para quem prefere café amargo. Trata-se de um tipo de grão muito cultivado no Brasil, pois demanda regiões de clima quente e úmido.

Inclusive, há pessoas que gostariam de cultivar sementes de café, mas para que isso seja possível, é necessário saber como fazer o plantio.

Bônus: como cultivar café em locais pequenos?

Uma alimentação rica em nutrientes, com frutas secas para dieta e outros tipos de alimento é muito importante. O café é uma bebida que pode fazer parte de uma dieta balanceada e, por essa razão, muitos gostariam de cultivá-lo em casa.

Antes de mais nada, é essencial entender que se o espaço é muito pequeno, talvez a plantação não seja suficiente para obter grãos de consumo diário. Entretanto, ele pode ser utilizado em ocasiões especiais.

Para começar o plantio, escolha as sementes ou mudas, preferindo opções de qualidade. O tipo mais comum é o Arábica, que deve ser cultivado em locais acima de 600 metros.

O café se desenvolve melhor em locais bem iluminados pelo sol e com temperaturas mais amenas. O solo precisa ser bem drenado, úmido e fertilizado, dessa forma, a planta se desenvolve melhor.

Além disso, é fundamental que tenha uma profundidade de, pelo menos, 1 metro. As sementes devem ser semeadas em sacolinhas de mudas, com 1 ou 2 centímetros de profundidade.

Assim, você terá o café ideal para acompanhar um pão francês congelado. Depois de 5 meses, as mudas devem ser transplantadas para espaços de 2,5 a 3,5 metros.

Para que os grãos tenham qualidade e sabor agradável, é necessário adicionar calcário e matéria orgânica, cerca de 3 meses antes do plantio. Para transplantar, também é necessário afofar o solo e utilizar um fertilizante com fósforo.

A irrigação também é um passo vital para o desenvolvimento da planta. Quanto ao manejo, é muito importante controlar plantas invasoras e pragas, além de fornecer os nutrientes necessários.

Mesmo que sua plantação de café seja para decoração de ambiente, para ter um belo espaço, o controle de plantas invasoras deve ser feito manualmente, por meio de capinas, além do uso de químicos próprios para eliminar as pragas.

Uma boa adubação precisa ser feita no solo antes de realizar o plantio e ao longo do desenvolvimento do café.

Com isso, você garante uma nutrição equilibrada, um bom crescimento e uma plantação produtiva, o que melhora consideravelmente o resultado obtido.

É possível plantar o café em casa e até mesmo em um local apropriado em empresas de escritórios compartilhados, desde que as orientações acima sejam seguidas.

Considerações finais

O café é uma bebida popular no mundo todo e não é para menos, afinal, é prazeroso tomar um cafezinho pela manhã, ao receber uma visita, e até mesmo durante a rotina de trabalho.

Tanto o grão quanto o café em forma de bebida trazem muitos benefícios para a saúde, como vimos ao longo do artigo.

Quem é apaixonado por café, pode se arriscar e cultivá-los em casa. Assim, é possível sentir o prazer de consumi-lo e aproveitar todos os seus benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.