Filmes Saúde

Conheça os cuidados para prevenir a gengivite

Quando a gengiva está sangrando, por que tenho gengivite?! Portanto, ela sempre fica inchada ou dói. Tem alguma coisa que se possa fazer em relação a isso?! Dessa maneira, entenda mais sobre o assunto e os cuidados para prevenir a gengivite.

O que é gengivite?

Qualquer palavra que tem por final “ite”, significa inflamação, e nesse caso, seria a da gengiva.

Basicamente, se não tiver uma boa higiene oral, desenvolverá essa gengivite. Ela não é algo que é adquirido de um dia para o outro, e sim, quando ao longo do tempo, a gengiva vai inflamando, pelo acúmulo de resíduos.

Às vezes, o paciente começa a escovar os dentes e aparece um sangramento. Muitas vezes, as pessoas acham que está machucando a gengiva e para de escovar.

Porém, na verdade, o sangramento não está relacionado com o machucado e sim com a gengivite, e é aí que a escovação deve ser realizada ainda mais, sendo necessário ir até o dentista especialista em gengiva. 

Desse modo, os sintomas da gengivite são:

  • Gengiva avermelhada;
  • Sangramento;
  • Inchaço;
  • Mau hálito;
  • Dor.

Depois que a gengiva está inchada, pode acontecer que ela fique tão grande que se separe do dente.

Pode ser que ela venha acompanhada de dor, mas nem sempre os pacientes sentem um incômodo durante a gengivite.

Caso observe os sintomas, é importante ficar em alerta, pois pode estar passando por um processo de gengivite. Desse modo, é importante procurar o periodontista o mais cedo possível.

Quais são as causas da gengivite?

Além da má escovação, se você estiver higienizado com muita força, também pode causar uma gengivite.

Então, tudo o que provoca a agressão na gengiva, vai deixando ela inflamada, até mesmo pela força exacerbada durante a higienização.

Um outro ponto, se a gengiva se retrai, significa que ela está sofrendo algum tipo de agressão e pode ser também um sintoma de gengivite.

  1. As alterações hormonais também podem causar a gengivite?

Alguns jovens entrando na fase adulta, mulheres com menopausa, gestantes, todas essas variações hormonais também podem causar a gengivite.

Essas pessoas são mais propensas a gengivite do que outras, porquanto essa alteração deixa elas sensíveis e vulneráveis. 

Além de indivíduos que possuem diabetes e não fazem o acompanhamento, como um médico.

O que fazer para evitar a gengivite?

Para fazer a prevenção da gengivite, é importante fazer o uso do fio dental todos os dias.

Portanto, uma pessoa que não faz uso dele, tem apenas 35% das áreas dos dentes higienizados. 

Desse modo, é sempre importante não esquecer de escovar a língua, porque existem muitas bactérias que causam essas principais doenças bucais, como a periodontal.

Então, elas são fundamentais e permitem que o paciente possa ter um controle das bactérias em sua boca.

Por conta disso, use uma escova interdental, que possui um bico fino e pode ser utilizada nos espaços interdentários, que facilitam a higienização. Com esses cuidados, é possível evitar a gengivite.

Essas escovas macias não irão machucar a sua gengiva e ela vai entrar no espaço, para que possa melhorar a saúde, e com isso, o sangramento vai diminuir.

Além disso, é sempre importante de a cada 6 meses, fazer uma limpeza profissional e passar com um dentista endodontia, para manter a saúde bucal em dia.

Caso a gengiva esteja muito inchada e se soltando do dente com o sangramento muito ativo, é necessário então fazer a procura de um dentista.

Como é feito o tratamento da gengivite?

Ele fará uma raspagem dos dentes, por um aparelho chamado ultrassom que faz uma auxiliar quando encosta nele.

Então, não é algo dolorido e traumático, muito pelo contrário, vai resolver uma inflamação que está causando este inchaço. Nesse caso, quem fará esse tratamento é um dentista para gengiva.

Caso a gengivite não seja tratada, poderá resultar na periodontite, uma doença periodontal um pouco mais avançada.

Os periodontos são os tecidos de sustentação do dente, que envolvem os ossos, gengiva e os ligamentos periodontais.

Caso a gengiva não seja tratada, aquela infecção vai se penetrando, causando uma enfermidade no osso, justamente nessas fibras que ligam ao dente.

Os dentes passam a ficar mole e o paciente acaba tendo uma perda óssea, podendo correr o risco de perder até mesmo o elemento dentário.

Então, a gengivite pode ser evitada e tratada por aqueles pacientes que realmente fazem uma higienização adequada sem exageros e possuem uma boa alimentação.

Por isso, se observar algum sangramento durante a higienização ou algum inchaço, vá até a clínica odontológica em 24 horas para iniciar o tratamento. Desse modo, faça a higienização após cada refeição.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.