Marketing e Negócios

Conheça os principais tipos de churn

O churn é um termo utilizado para definir a perda de indivíduos em um determinado período de tempo. É uma métrica importante para as empresas, pois representa o número de consumidores que deixaram de usufruir dos seus produtos ou Serviços de Caldeiraria por exemplo.

Existem vários tipos de churn e cada um pode ser causado por diferentes fatores. Conhecer as principais tendências é fundamental para que as empresas possam tomar medidas para minimizar a perda de clientes.

Neste artigo, vamos abordar os principais tipos de churn e entender como cada um pode afetar sua empresa. Gostou da pauta? Então fique conosco!

1. Indiferença a ofertas

O Churn de Indiferença a Ofertas ocorre quando os clientes não estão mais interessados nas ofertas da empresa. Eles podem não estar satisfeitos com o produto ou serviço, ou simplesmente não estar interessados nas ofertas atuais.

Esse tipo de churn é mais comum em empresas que oferecem produtos ou serviços de assinatura, como serviços de streaming de música e TV.

2. Clientes que percebem a degradação do serviço

O churn de clientes que percebem a degradação do serviço é um problema comum enfrentado pela empresa de demolição, por exemplo. Afinal, podem sofrer um grande golpe financeiro quando os clientes cancelam seus serviços ou diminuem seu uso.

Dessa forma, é necessário monitorar continuamente o nível de satisfação dos consumidores e identificar precocemente os sinais de insatisfação. Além disso, é preciso ter mecanismos eficazes para lidar com os clientes insatisfeitos, a fim de evitar que eles cancelem seus serviços. 

Por fim, as empresas precisam ter um plano para reconquistar os clientes perdidos. Embora não exista uma solução mágica para evitar ou combater completamente o churn, as empresas podem adotar diversas estratégias para minimizar o seu impacto.

Algumas dessas estratégias incluem melhorar a qualidade do serviço prestado, oferecer descontos e promoções para os clientes fiéis, ou empresas fiéis que contratam serviços com recorrência. 

Uma gráfica que faz caixa de pizza personalizada, por exemplo, consegue aplicar estratégias para manter seus clientes ativos, criando campanhas publicitárias para atrair novos leads e desenvolver programas de fidelização eficazes.

3. Falta de confiança na marca/empresa

Existem diversos motivos pelos quais os clientes podem perder a confiança na marca ou empresa, mas alguns dos principais são:

  • Sentimento de que a marca/empresa não está sendo transparente;
  • Falta de confiança nas promessas feitas pela marca/empresa;
  • Insatisfação com a qualidade dos produtos/serviços oferecidos;
  • Falta de atendimento personalizado e/ou profissionalismo por parte da marca/empresa.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais os clientes podem perder a confiança na marca ou empresa e, consequentemente, realizar o churn. Por isso, é importante que as empresas estejam atentas a tudo o que acontece ao seu redor e trabalham constantemente para melhorar a relação com seus consumidores.

4. Preços elevados em relação à concorrência

O churn de preços é um termo que descreve a taxa de perda de clientes devido a preços elevados em relação à concorrência. É um indicador importante para as empresas, pois pode revelar se elas estão cobrando mais do que o mercado está disposto a pagar.

Preços elevados podem afetar negativamente a receita e os lucros das empresas, além de reduzir a base de clientes. O churn de preços pode ser causado por vários fatores, incluindo uma oferta insuficiente de produtos ou serviços, concorrentes com preços mais baixos ou uma mudança na demanda do mercado.

5. Falha na comunicação da marca/empresa com o cliente e churn voluntário

A falha na comunicação acontece quando a marca ou por exemplo uma empresa que vende motor para portão eletrônico não consegue se comunicar adequadamente com seus clientes. 

Isso pode acontecer por diversos motivos, como falta de um canal de comunicação eficaz, mensagens confusas ou irrelevantes enviadas para os clientes, etc. O resultado final é que os clientes ficam frustrados e acabam optando por abandonar a marca/empresa. 

Churn voluntário do cliente

Este é um tipo mais “positivo” de churn, no sentido de que ocorre quando os clientes tomam a decisão consciente de trocar para outra marca/empresa, geralmente porque estão insatisfeitos com algum aspecto daquela que estão usando atualmente. 

Novamente, há diversas razões que podem levar a isso, mas algumas das mais comuns são: Preço, qualidade do produto/serviço e atendimento ao cliente.

Conclusão

Agora que você conhece os principais tipos de churn, é importante estar atento a eles para diminuir os riscos de perda de clientes. Lembre-se sempre que o objetivo é manter a qualidade do relacionamento com os seus clientes e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de aquisição de novos consumidores para garantir o sucesso do seu negócio.