Internacional Notícias

Cristiano Zanin após visitar Lula, disse que acredita em decisão favorável no STF

Após se encontrar com o ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, o advogado Cristiano Zanin Martis disse acreditar que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai reverter a decisão que levou o petista para a cadeia. Segundo Zanin, Lula está “indignado” com a prisão.

Na quarta-feira, o STF deve avaliar um pedido de liminar contra o cumprimento de pena após decisão em segunda instância. Se a Corte mudar o entendimento e voltar a exigir o trânsito em julgado (fim de todos os recursos) antes da prisão, Lula seria beneficiado.

— Acredito (no Supremo). Vamos reverter essa decisão porque nem a condenação e a prisão são compatíveis com nosso Direito — disse Zanin.

Questionado sobre o estado de espírito de Lula, o advogado foi sucinto. Disse que o presidente está “bem” e “sereno” e lembrou que ele se considera um preso político. Zanin não respondeu a perguntas mais pessoais sobre como o petista passou o primeiro dia na prisão:

— Ele (Lula) está indignado pela situação. Não há motivo jurídico para estar preso, mas está bem.

Apesar de apostar em uma mudança no entendimento do STF, Zanin disse que não teria o que falar sobre a “estratégia jurídica” da defesa.

— Entendemos que não é onde ele deveria estar, vamos tomar as providências para que essa prisão seja revogada.

Portal: Globo Expresso.Com