Design

Cursos para quem deseja se tornar um designer de games

Nos últimos tempos, os jogos eletrônicos têm passado por uma grande transformação, deixando de serem vistos apenas como “coisa de criança” e se tornando uma indústria gigantesca e extremamente rentável.

Atualmente, a indústria de jogos eletrônicos fatura mais que a indústria cinematográfica, e conta com uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, que buscam se divertir com os mais diversos gêneros, como jogos de ação, jogos independentes e muitos outros.

É impressionante como essa forma de entretenimento tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, tornando-se uma das principais formas de lazer e diversão em todo o mundo.

E assim como existem cursos que ensinam sobre botoeira ponte rolante, também há aqueles de linguagem de programação focada para jogos e etc. E para compreender melhor sobre o tema, continue com a gente!

Cursos de designer de games

No Brasil, ocorreu uma propagação de cursos na área e, portanto, as possibilidades foram aumentadas, independentemente do estado em que você mora. E, além disso, há áreas específicas em que poderá trabalhar. 

Lembrando que precisará se atualizar constantemente, assim como um profissional do setor de conserto de compressor de ar faz. Neste universo, precisa-se de muita concentração e dinamismo. E os cursos em destaque tendem a ser:

  • Criação de Games: essa é uma opção de graduação, oferecida em diversas instituições de ensino. O curso costuma ter duração de quatro anos e aborda disciplinas como game design, programação, arte para jogos e história dos games;
  • Jogos Digitais: assim como um datador inkjet se tornou algo digital, os jogos saíram dos tabuleiros e se propagaram, primeiramente nos vídeo games e, em seguida, nos smartphones. Nessa graduação em questão, verá disciplinas como inteligência artificial e desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis;
  • Game Design: esse é um curso técnico voltado especificamente para a área de design. Ele costuma ter duração de um a dois anos e aborda disciplinas como a mecânica dos games, level design e criação de personagens, fatores essenciais para alavancar a sua carreira na área;
  • Programação: esse é extremamente específico. Para quem deseja se especializar na parte técnica, o curso de Programação de Jogos é ideal. Abordará linguagens de programação específicas para jogos, como C++ e Unity;
  • Arte para Jogos: para quem tem talento para desenho e deseja trabalhar na chamada arte concept e aprender técnicas de desenho, animação e modelagem 3D, pode ser incrível. Por fim, a produtora usará uma impressora industrial para confeccionar o cartaz de lançamento! Imagine que sensacional.

É importante destacar que, dentre as diversas opções de cursos disponíveis atualmente, é possível encontrar tanto opções online quanto offline, e com diferentes durações, desde cursos de curta duração até pós-graduações que podem levar anos para serem concluídas. Por isso, é fundamental que o interessado pesquise bem todas as opções disponíveis e avalie cuidadosamente suas próprias necessidades e objetivos antes de escolher um curso. 

Além disso, é sempre recomendável considerar fatores como a reputação da instituição de ensino, a qualidade do material didático e a qualificação dos professores, a fim de garantir uma formação sólida e de qualidade. Portanto, para tomar a melhor decisão, é necessário um bom planejamento e uma análise cuidadosa de todas as informações relevantes sobre cada curso.

Títulos mais relevantes dos últimos tempos

Além disso, resolvemos fazer uma lista com os títulos mais relevantes nos games dos últimos anos. Se seu jogo favorito não está aqui, fique tranquilo, pois há espaços para todos os gostos dentro do universo do games.

  • Elden Ring é um jogo de ação e RPG produzido pela FromSoftware e publicado pela Bandai. Sua proposta sempre foi trazer um mundo aberto repleto de desafios para os jogadores. O sucesso gigantesco é fruto de uma arte primorosa e um roteiro que deixa muitos filmes ‘no chinelo’;
  • God of War: Ragnarok é a continuação do aclamado jogo de ação e aventura da Sony. Ao longo de várias horas, você poderá se tornar Kratos e seu filho Atreus. Destaque para a notícia de que a Prime Video já adquiriu os direitos de uma série do personagem;
  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2 é outra continuação. Porém, desta vez é do jogo da Nintendo. O antecessor fez enorme sucesso em 2017 (um dos mais vendidos daquele ano) e trouxe novos desafios para Link e seus amigos;
  • Forza Horizon 5 sai da aventura e da ação e vai para o mundo das corridas. Desenvolvido pela Playground Games, usa a potência dos novos consoles para expor cenários impressionantes e grande variedade de veículos para os jogadores. Os órfãos de Gran Turismo já abriram um sorriso, são é mesmo?;
  • Battlefield 2042 é daqueles games para ficar horas e horas na frente dos consoles. Jogo de tiro em primeira pessoa produzido pela Electronic Arts e pela DICE. As batalhas são em ambientes futuristas, bem diferente das versões anteriores da franquia.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais. Quem sabe o próximo lançamento de sucesso seja o seu, não é mesmo? Até a próxima!