Notícias Populares Topo

Deus usa artifícios para punir ou castigar, com doenças ou desastres?

Muitas vezes, diante de tragédias, mortes, catástrofes e acontecimentos desagradáveis, deparamo-nos com a seguinte declaração de algumas pessoas: “isso foi castigo de Deus”. Mas o Criador usa mesmo o artifício da punição ou da vingança para justificar mortes, doenças ou desastres, como pensam milhares de pessoas?

Continue lendo no artigos que você ira ficar sabendo sobre  deus castiga com doenças, e também veja algumas imagens.

O fato é que Deus não castiga ninguém.Todos os pecados foram castigados na cruz quando o Senhor Jesus morreu em sacrifício por todos nós: “Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.” (Isaías 53.5).

O que Deus faz é corrigir as pessoas com a intenção de que mudem suas atitudes para alcançar o Reino dEle. O castigo é “um fim em si”. Já a correção é “um meio” – muitas vezes doloroso e desagradável – para obter, posteriormente, um resultado positivo, como acontece com o filho depois de ser corrigido por seu pai.

Assim também é Deus: o Pai que disciplina seus filhos. Ele acolhe ao perdido sem pedir-lhe explicações e festeja sua chegada, como é exemplificado na Bíblia pela parábola do filho pródigo (leia em Lucas 15.11-32). Da mesma forma ocorre com o Senhor Jesus.

Ele não castigou aos fariseus quando lhes disse que eram “hipócritas” (Mateus 23.14), como também não castigou a Pedro, quando o viu induzido por Satanás (Mateus 16.23). Nestes casos, como em tantos outros, Jesus não atuou como “castigador”, mas como Alguém que “corrige” a todos para que cheguem a Deus.

Quando temos a certeza de que somos Filhos de Deus e que Ele quer nos salvar, vemos que Ele não nos impõe castigos, mas nos dá oportunidades para nos corrigirmos e nos aproximarmos d’Ele.

Ele também nos alerta como fez na parábola a um homem inclinado à avareza: “Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Acontece que, muitas vezes, torna-se mais fácil lançarmos a culpa em Deus por algum acontecimento para, dessa forma, não assumirmos a responsabilidade e as consequências de nossas próprias escolhas.

A morte vem para todos, seja da forma que vier. Então, de modo algum suas causas fazem de Deus um “carrasco”.

Por isso, devemos sempre fazer um julgamento de nós mesmos: como estaremos no dia em que a morte chegar? Preparados para nos encontrarmos realmente com Deus em Seu Reino e preocupados com o que vamos apresentar diante d’Ele nesta feliz ocasião ou inquietos com as atitudes das outras pessoas? Após a morte, cada um dará conta apenas de si mesmo e das missões que recebeu de Deus. Essa é a preocupação que vale ficar.

gospelmund.com