metabolismo
Blog / Dicas

Metabolismo: Dicas para aumentar

Chama-se metabolismo o conjunto de reações do organismo, que são reguladas e catalisadas pelas enzimas.

A principal função do metabolismo é a obtenção de energia, mas existem outros processos metabólicos, como o catabolismo e o anabolismo.

É importante entender sobre o metabolismo porque ele mostra muito sobre o funcionamento do corpo, de acordo com as características de cada indivíduo.

Por meio dele, podemos explicar por que algumas pessoas engordam enquanto outras têm mais facilidade para perder peso.

Muito além dessas questões, entender sobre o próprio corpo é importante para a manutenção da saúde e a qualidade de vida. É assim que melhoramos nossa refeição, praticamos o tipo de atividade física ideal e reduzimos os índices de estresse.

Tudo isso ajuda a obter um resultado melhor no dia a dia, em vários objetivos relacionados ao corpo. 

Portanto, se você quer aumentar o seu metabolismo e obter excelentes resultados em sua dieta e exercícios físicos, leia este artigo.

Vamos explicar o conceito de metabolismo e dar algumas dicas para acelerá-lo. Leia até o final para saber mais.

O que é metabolismo?

Chamamos de metabolismo o conjunto de ações que acontecem no corpo, para controlar os recursos energéticos e materiais que consumimos para a estrutura energética do corpo.

As reações são catalisadas por enzimas que ajudam a obter energia química e a converter as moléculas dos nutrientes em macronutrientes.

Ele também é responsável pela produção de macromoléculas, como as proteínas, polissacarídeos e lipídios, além da degradação de biomoléculas especializadas.

Em uma necessaire box personalizada, você pode carregar alguns medicamentos, inclusive manipulados, para aumentar o metabolismo, mas vamos ver um pouco mais sobre isso em outro tópico.

Por hora, é importante entender que existem 2 tipos de metabolismo, que são o catabolismo e o anabolismo.

O catabolismo é conhecido como via degradativa, um processo relacionado às reações que fazem a degradação das moléculas complexas para assim liberar energia.

Essa energia é utilizada para realizar diferentes atividades, e o catabolismo pode ser classificado como metabolismo aeróbico e metabolismo anaeróbico.

O metabolismo aeróbico diz respeito às reações que acontecem na presença do oxigênio, como nas vias respiratórias, funcionando como um aceitador de elétrons e combina com o hidrogênio para formar a água do corpo.

No metabolismo aeróbico, os produtos são gás carbônico e água. No caso do metabolismo anaeróbico, trata-se da ausência de oxigênio, que trata do fumarato, amônia, íons nitrato isso fato.

A energia produzida pelo metabolismo anaeróbico é menor do que aquela produzida pelo aeróbico. Quanto ao anabolismo, também conhecido como via biossintética, se refere às reações complexas que acontecem a partir de moléculas simples.

Para que ele aconteça, é necessário consumir energia, visto que o anabolismo é essencial para o crescimento e a manutenção do organismo.

Se uma empresa oferece barrinha de cereal como brindes personalizados para seus colaboradores, está estimulando o anabolismo dessas pessoas.

É necessário entender que as vias metabólicas são distintas, irreversíveis e ao mesmo tempo interligadas. Durante o processo de degradação das moléculas, a energia liberada é usada na síntese de biomoléculas.

Além da energia, quando o metabolismo quebra as moléculas orgânicas, libera carbono e este pode ser utilizado na síntese de biomoléculas.

O metabolismo energético trata do conjunto de ações que promove a troca energética do organismo. Para isso, é necessário trabalhar com os substratos energéticos, que são oferecidos pela alimentação.

As principais fontes são os carboidratos, lipídios e proteínas, e durante o processo de digestão, os alimentos são quebrados em moléculas reduzidas que serão absorvidas e enviadas para a corrente sanguínea.

A partir disso, as células recebem esses componentes e o corpo começa a produzir energia, mas isso depende do oxigênio.

Quando os substratos são utilizados em excesso, o organismo pode armazená-los. 

Podemos usar como exemplo os carboidratos, que são armazenados como glicogênio no fígado e liberados quando o organismo não consome substância suficiente.

Os alimentos também fornecem precursores para a síntese das biomoléculas, como no caso dos aminoácidos essenciais.

Durante a produção de energia acontece a liberação de calor que ajuda a manter a temperatura corporal e a produzir o trifosfato de adenosina, também conhecido como ATP.

Quando o funcionário de um fabricante de carimbo personalizado sai para o almoço e se alimenta, o ATP entra em ação em diferentes processos metabólicos, para que todas as atividades sejam realizadas pelo indivíduo.

Em seu organismo, a energia é liberada depois que o ATP é convertido em ADP (difosfato de adenosina), bem como fosfato inorgânico.

Também existe o metabolismo basal que se refere à quantidade de energia que o corpo precisa para realizar diferentes funções.

Uma pessoa que está prestes a fazer a cirurgia para obesidade precisa se alimentar corretamente porque 75% da energia produzida pelo corpo humano é proveniente da alimentação, sendo vital para funções como:

  • Respiração;
  • Sistema nervoso;
  • Circulação;
  • Músculos.

Alguns fatores podem influenciar a quantidade de energia que o organismo gasta. Por exemplo, no caso das pessoas mais jovens, há um gasto maior de energia, visto que elas precisam crescer.

Pelo fato de as mulheres possuírem uma quantidade menor de massa muscular e por conta das características de seus hormônios, também possuem uma quantidade metabólica basal menor do que os homens.

Mas, existem maneiras de acelerar esse processo no nosso corpo, o que pode trazer muitos benefícios.

Dicas para acelerar o metabolismo

Atitudes simples do dia a dia podem acelerar o metabolismo, e dentre as que os profissionais de saúde mais recomendam estão:

Ter uma alimentação regular

O ideal é comer de 3 em 3 horas, pois isso, estimula a termogênese alimentar, que se trata da quantidade de calorias que o corpo precisa para metabolizar, de gerir ou armazenar os nutrientes que recebe.

Uma dieta fracionada evita que o indivíduo sinta muita fome e acabe comendo muito nas próximas refeições, além de acelerar o funcionamento do metabolismo.

Fazer musculação

Se você for a uma clínica de nutrição e conversar com o profissional, ele sempre vai indicar a musculação como uma das melhores atividades físicas para perder peso e acelerar o metabolismo.

Essas atividades substituem a gordura do corpo por músculo, e quanto mais músculos você tiver, mais calorias consegue gastar, uma vez que este tecido necessita de muita energia para continuar ativo.

Dormir bem

Uma boa noite de sono estimula a produção de vários hormônios, entretanto, dormir menos de 8 horas por noite pode afetar a produção de cortisol.

Esse hormônio acumula gordura abdominal, fazendo com que a pessoa esteja sempre acima do peso. 

Por isso, além de procurar um nutricionista infantil, se o seu filho estiver com esse problema, é necessário fazê-lo dormir bem.

Reduzir os índices de estresse

O estresse eleva os níveis de cortisol, e este hormônio favorece o acúmulo de gordura abdominal, além de aumentar a fome.

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, país com muitos índices de obesidade e pessoas estressadas, uma rotina muito estressante desacelera o metabolismo, por isso, é muito importante controlar o nervoso.

Tomar um bom café da manhã

Quem quer acelerar o metabolismo precisa de um pequeno almoço pela manhã, pois isso influencia a velocidade do metabolismo durante o dia todo.

De acordo com os endocrinologistas, um restaurante de comida fit delivery pode ajudar a consumir todos os alimentos necessários depois de 8 a 12 horas de sono.

Quando a pessoa não se alimenta bem neste momento, pode sofrer com o catabolismo muscular, que é quando o corpo queima músculo para conseguir a energia que precisa.

Quando isso acontece, o metabolismo desacelera e o ganho de peso é certeiro. Por isso, pela manhã, procure fazer um pequeno almoço rico em fibras, frutas e proteínas para quebrar o jejum.

Treinar com intervalos

Treinar com intervalos é alternar o exercício, por meio de intensidades muito altas, baixas e médias, por cerca de 30 minutos.

Isso faz com que o treino queima bastante caloria e eleve o metabolismo, favorecendo o emagrecimento.

Procure uma academia com letra caixa com LED na fachada ou qualquer outra de sua confiança e converse com o instrutor sobre esse tipo de exercício.

Beber muita água

Quando a água entra no organismo, precisa se ajustar à temperatura do corpo e esse processo gasta energia.

Outra dica é beber água 1 hora antes das refeições, depois isso faz com que você coma menos, e consequentemente consiga perder peso.

Conclusão

Portanto, conhecer o seu próprio metabolismo e aumentá-lo é a melhor maneira de conseguir perder peso, alcançar o peso ideal e aumentar a produção de energia do seu corpo.

Além das dicas que passamos aqui, aumente também o consumo de proteínas durante as refeições, e com certeza vai obter excelentes resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos