Justiça

Direito: o que mudou nos últimos 100 anos?

A advocacia é uma das profissões mais antigas de todo o mundo, considerada extremamente tradicional aqui no Brasil, não importa quantos anos se passem, essa é uma área que sempre estará em alta, procurada e cobiçada por muitos estudantes. 

Para se ter noção, o primeiro curso de direito no Brasil foi criado em 1827 em Olinda, vale ressaltar que essa é uma profissão que existe desde 450 a.c. na Roma, e regulamentada na França, entre os anos de 1212 e 1272, desta forma, podemos afirmar que o direito em si, possui mais de mil anos de existência, sendo assim, uma das profissões mais antigas e tradicionais de todo o mundo. 

Mas é claro que, com tantos anos atuando no mercado, esse é um segmento que passou por inúmeras e variadas mudanças, principalmente nos últimos 100 anos. Pode parecer besteira, mas foi justamente no último século onde pudemos presenciar uma evolução e uma boa mudança no mundo do direito. 

Com a chegada de novas tecnologias, até mesmo aparatos considerados simples como os roletes industriais mudaram, sejam sua fórmula, sua funcionalidade ou até mesmo comercialização, mas essas mudanças atingem diretamente, todas as áreas do nosso convívio, incluindo, é claro, o direito.

Nova era tecnológica

É impossível falarmos da evolução humana nos últimos 100 anos sem citarmos a tecnologia, ela está presente em todas as áreas das nossas vidas e tem acompanhado de perto o desenvolvimento humano, e é claro que isso se aplica também no segmento do direito. 

A tecnologia impacta de forma direta esse mercado em diversas funções diferentes, primeiro podemos citar as partes operacionais, os processos físicos estão com os dias contados e a tendência é que cada vez mais essa área se entregue ao mercado virtual. 

Reuniões realizadas por videochamadas, pesquisa de documentos online, redação de processos e ações de maneira digital, realização de tarefas por I.As ou de maneira automatizada, e até mesmo a administração de um escritório, tudo agora é realizado através da tecnologia. 

Essas mudanças transformam o cotidiano de um profissional que atua com o direito, tendo o home office como uma tendência cada vez mais forte, além é claro, dos processos operacionais serem cada vez mais tecnológicos, contando até mesmo com ferramentas mais elaboradas como softwares jurídicos e apps de direito. 

Tudo para modernizar a área e deixá-la cada vez mais moderna e acompanhando as tendências atuais, assim como a realização do aluguel de máquina de solda em indústrias para quem é soldador ou precisa realizar algum tipo de soldagem ocasional. 

Surgimento de novas áreas e oportunidades de mercado

Como citamos lá no começo, o direito é definitivamente, uma das áreas mais tradicionais do mundo, e isso faz com que esse mercado seja cada vez mais amplo, apresentando inúmeras opções com o passar do tempo, vários novos nichos vão ganhando foco enquanto outros acabam sendo deixados de lado. 

Isso faz com que tenha espaço para o surgimento de novas áreas de acordo com as tendências modernas, e acredite, nos últimos anos, muitas foram criadas para acompanhar principalmente o ritmo do desenvolvimento tecnológico que é cada vez mais forte em nosso cotidiano. 

Direito digital, compliance e direito das startups foram inventados, assim como outros como o direito ambiental tem ganhado cada vez mais foco com o passar dos anos e a preocupação clara das pessoas com o termo vinculado à sustentabilidade. 

A advocacia está sempre acompanhando as necessidades humanas e onde elas mais necessitam de um auxílio, criando assim áreas competentes e que consigam suprir essas carências, servindo para preencher lacunas, o que acaba ampliando o mercado e resultando em novas oportunidades.

Comportamento dos advogados

Definitivamente, uma grande mudança no mundo do direito é justamente o comportamento dos advogados dentro dessa área, o termo “empreendedorismo jurídico”, nunca foi tão citado quanto nos dias de hoje, e muito disso se deve às multifacetas que um profissional dessa área deve ter na atualidade.

Essa não é uma profissão mercantil ou resumida em apenas um foco como podia ser antigamente, na atualidade, o advogado deve se redobrar e curtir tarefas múltiplas para acompanhar o mercado e conseguir se destacar no meio de tanta concorrência, mas calma, aqui não estamos falando que o direito moderno se resume apenas no empreendedorismo. 

É claro que, empreender se tornou uma parte importante do negócio, assim como uma tela fachadeira em uma obra de construção civil, mas o mercado vai muito além disso, atualmente, o profissional dessa área precisa executar outras tarefas como a gestão, a contabilidade e a parte comercial. 

Isso faz com que o comportamento de um profissional de direito mude completamente, procurando algo mais completo e uma execução que aborde temas diferentes, respeitando o código de ética da OAB ao contraponto em que é preciso não se limitar apenas ao “direito”. 

Relacionamento com os clientes

A relação e a comunicação entre um advogado ou qualquer profissional que atue na área do direito com os seus clientes foi, definitivamente, um dos pontos que mais mudou nos últimos 100 anos, e é claro, não é para menos, afinal, com a chegada da tecnologia a comunicação de forma geral acabou sofrendo mudanças nos últimos tempos. 

Isso fez com que o diálogo fosse, atualmente, feito de uma forma diferente da qual estamos habituados, nos dias de hoje, os advogados têm que dar um upset na sua empatia e precisão, tornando a tarefa de atração mais desafiadora, ao mesmo tempo mais simples, já que, chegar nas pessoas certas agora é uma tarefa relativamente fácil graças a internet. 

O atendimento automatizado, o marketing jurídico, os múltiplos canais para contato, e a busca por uma excelência no atendimento, se tornaram preocupações para o profissional dessa área que antes não existiam, e agora tomam conta da vida dos advogados.

Se antes o diálogo era mais direto e profissional, um século depois as exigências são maiores, os canais de comunicação mais amplos e a forma de atrair e se relacionar com os consumidores se tornou algo totalmente diferente. 

Metodologias de outras áreas

O direito é uma área completa que não se limita ao abordar somente o seu segmento, e sim, está presente em, praticamente, todos os outros nichos de nossas vidas, e é claro que, com a evolução dessas outras partes, o direito tende a modificar, aprender e evoluir através das metodologias de outras áreas. 

Ferramentas descobertas em outros setores podem ser replicadas no mundo do direito como ferramentas do Design Thinking, por exemplo, as opções são variadas como se estivesse pegando uma sacola em alguns puxadores de plástico. 

Vale a pena ficar de olho nas metodologias que ocorrem nos diversos segmentos, replicadas no direito, mudando por completo, a sua execução. O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!