Notícias Política Topo

Trump e Kim Jong-un, confirmam reunião para o dia 12 em Cingapura

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no dia 12, em Cingapura. “Acho que deve ser um processo muito bem-sucedido”, afirmou o republicano a jornalistas na Casa Branca.

O ditador disse em carta enviada a Trump que pretende se reunir com ele, mas sem fazer concessões ou ameaças significativas. O diplomata norte-coreano e braço direito do líder norte-coreano, Kim Yong-chol, chegou nesta tarde à Casa Branca para entregar o texto ao líder americano e se reunir com ele. O general viajou para Washington depois de dois dias de reuniões em Nova York com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

O encontro de Kim Yong-chol com Trump é mais um sinal de reaproximação entre os dois países. A cúpula que estava agendada para o dia 12 de junho em Cingapura foi suspensa pelo presidente americano, que depois recuou e disse que quer se reunir com o ditador norte-coreano.

Trump indicou que a campanha de “pressão máxima” está em suspenso, prometendo que não aplicará novas sanções enquanto as negociações estiverem em andamento. “As relações estão sendo construídas e isso é muito positivo”, afirmou. Em um movimento que certamente preocupará os aliados dos Estados Unidos em Japão e Coreia do Sul, Trump também disse que ele e seu convidado discutiram o número de soldados americanos na península coreana. “Nós conversamos sobre quase tudo. Falamos muito sobre isso. E falamos sobre sanções”, contou.

Portal: Globo Expresso.Com